T Force M200 Capa

T-Force M200 500GB, Review em Português

Design
87
Desempenho
92
Preço/qualidade
90
Review dos Leitores0 Votes
0
O Melhor
Muitas opções a nivel de capacidade
Robusto, leve, fácil de transportar
Excelente desempenho
O Pior
Requer USB 3.2 Gen 2x2
Sem nenhum IP rating
90

Nos últimos anos tem sido cada vez mais comum a substituição dos discos mecânicos por discos SSD, sendo que hoje em dia até as unidades de armazenamento externas já começam a beneficiar dos avanços tecnológicos nesta área, oferecendo capacidades e desempenho elevados, tudo isto numa embalagem fácil de transportar.

Hoje é a vez de analisarmos um SSD externo da conhecida Teamgroup, o T-Force M200 de 500GB.

Design e características

O T-Force M200 vem numa caixa preta de pequenas dimensões, sendo que na parte frontal temos a imagem do produto, juntamente com algumas das características chave.

Já na traseira temos as especificações técnicas, e ainda algumas das características que iremos falar mais à frente.

Assim que abrimos a caixa, que curiosamente está bem pensada a nível estético (pouco comum neste tipo de produtos), encontramos o T-Force M200 e, por baixo deste, o cabo USB-C para USB-C.

No que diz respeito às especificações, o M200 é um SSD externo USB 3.2 Gen 2×2 (20 Gbps), com umas dimensões de 105 x 55.5 x 11mm, e uma capacidade de armazenamento que varia de 250 GB até 8 TB (250GB / 500GB / 1TB / 2TB / 4TB / 8TB), sendo que a versão desta review é a de 500 GB.

Um dos seus aspetos diferenciadores, são os seus materiais de construção, uma vez que o corpo do M200 é feito de metal e plástico, o que em conjunto com o sistema de dissipação de grafeno, não só lhe confere uma boa robustez, como uma excelente capacidade de dissipação de calor, algo muito importante neste tipo de produto.

T Force M200 M200

Ainda assim, dado que é um produto com uma linha de design um pouco distinta, e que a própria marca considera como “rugged”, esperávamos que possui-se algum tipo de certificação contra líquidos e poeiras, além de alguns testes de resistência a impacto mais agressivos.

No que às ligações diz respeito, apenas existe uma porta USB-C fêmea, e um cabo USB-C para USB-C na caixa. Esta é uma decisão compreensível, dado ser um SSD 3.2 Gen 2×2, contudo, somos da opinião que deveria vir um cabo USB-C para USB-A incluído, para uma maior compatibilidade.

As especificações técnicas são as seguintes:

Capacidade250GB / 500GB / 1TB / 2TB / 4TB / 8TB
InterfaceUSB Type-C 3.2 Gen 2×2 (20 Gbps)
Max. leitura sequencialAté 2000MB/s (exceto versão 250GB)
Max. escrita sequencialAté 2000MB/s (exceto versão 250GB)
FormatoArmazenamento portátil
Dimensões105 x 55.5 x 11mm
Peso83g
ControladoraPhison E16
Temperatura de funcionamento0°C – 70°C
TBWNão anunciado
Garantia5 anos

Testes

Os nossos benchmarks foram realizados a uma temperatura ambiente de aproximadamente 21º graus celsius, com o SSD ligado a uma porta USB 3.2 Gen 2×2 (20 Gbps), de forma a tirar o máximo partido das velocidades/desempenho que este SSD tem para oferecer. Caso não tenham Gen 2×2, a velocidade máxima possível de atingir ronda os 900~1000 Mbps, o que ainda assim não é nada mau para uma storage externa.

T Force M200 Info

Resultados

T Force M200 Benchmark

Os resultados dos nossos benchmarks estão dentro do anunciado pela marca, sendo, até hoje, o SSD externo mais rápido que tivemos a oportunidade de testar, tanto a nível de escrita, como de leitura. Além disso, é um SSD externo com uma boa dissipação de calor, o que obviamente contribui para os resultados finais.

Conclusão

Com um preço a rondar os 73€ em lojas portuguesas para esta versão de 500GB, o T-Force M200 é um SSD fácil de transportar, com um desempenho excelente, e uma vasta quantidade de opções a nível de capacidades de armazenamento, o que faz deste produto uma excelente opção para quem procura um dos armazenamentos externos mais rápidos e robustos do mercado.

NewEsc Excelente

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Desempenho
Preço/qualidade
Final Score