Dreame R20 Capa

Dreame R20, Review em Português

Um dos melhores aspiradores verticais preço/qualidade
O Dreame R20 é um bom exemplo de como aperfeiçoar um produto que já era muito bom (o Dreame T30), tornando-o ainda melhor, desde a introdução dos LED's, que nos permite limpar de uma forma muito mais eficiente, até às diversas melhorias no funcionamento dos acessórios incluídos. Na nossa opinião, este é um dos aspiradores verticais sem fios que têm imperativamente de ter em conta.
Design
98
Desempenho
98
Autonomia
85
Preço/qualidade
98
Review dos Leitores0 Votes
0
O Melhor
Design moderno e bonito
Ajuste automático de potência (baseado na quantidade de detritos)
Potencia de aspiração
Variedade de acessórios incluídos
O Pior
Escova rotativa para pavimentos de madeira sem LED's
Duração da bateria em modo turbo
95
Excelente

Há cerca de um ano tivemos a oportunidade testar o aspirador topo de gama da Dreame, o Dreame T30, que nos surpreendeu pela positiva. Este ano é a vez de analisarmos o novo aspirador da marca, o Dreame R20, um produto similar, mas com diversas melhorias significativas.

Embalagem e acessórios

O Dreame R20 vem numa embalagem de grandes dimensões, com imagens do produto em ambos os lados, realçando as suas principais características, assim como alguns pormenores técnicos.

Uma vez aberta a caixa, temos o aspirador, juntamente com os seus acessórios: três escovas rotativas elétricas, a haste de fibra de carbono, um suporte de parede, um “nozzle” extensível e flexível, um adaptador flexível, e ainda uma escova ajustável.

Design e características

Se leram a review que fizemos anteriormente ao Dreame T30, rapidamente reconhecerão que o R20 mantém uma linha e construção muito similar. Além disso, continuamos a ter o plástico como material principal, e uma haste em fibra de carbono, o que permite criar um bom equilíbrio a nível do peso e qualidade de construção.

É no corpo do aspirador que encontramos a maior parte da tecnologia e funcionalidades, como o depósito de resíduos com filtragem de 5 camadas, o motor de alta potência, e ainda um pequeno ecrã que nos permite ajustar o modo de potência e visualizar alertas para diagnóstico.

Dreame R20 Corpo

Se o T30 já era fácil e prático de utilizar, esta versão ficou ainda melhor, não só por diversas melhorias em ergonomia que falaremos um pouco mais à frente, mas também porque a marca conseguiu reduzir o peso do aspirador para 1,67 kg, um peso relativamente baixo face a outros aspiradores verticais no mercado.

Dreame R20 Filtragem

O deposito de resíduos tem uma capacidade de aproximadamente 600 ml, e utiliza um sistema de despejo rápido por meio de um único botão. É um sistema pratico e que não requer praticamente nenhum cuidado para o manter, contudo, é importante colocar o aspirador junto à lata do lixo (ou saco) na hora de despejar, para evitar soltar o pó novamente para o ar.

Uma das características deste R20 é a sua versatilidade, que em grande parte deve-se ao vasto leque de acessórios que vêm incluídos na caixa. Existem duas escovas rotativas elétricas para pisos, uma multiusos, que pode ser usada em vários tipos de pavimento e carpetes, e outra pensada para pavimentos mais sensíveis, como madeira ou cerâmica.

Além disso, temos ainda uma escova rotativa de pequenas dimensões, indicada para a limpeza de sofás e colchões, um “nozzle” extensível e maleável, que nos permite chegar aos cantos mais difíceis, e ainda um adaptador flexível, que pode ser acoplado à haste, facilitando a utilização do aspirador por baixo de sofás e outros locais de difícil acesso.

Voltando ao aspirador, na parte superior temos um pequeno ecrã que nos permite alterar a potência de aspiração, visualizar a potência utilizada em tempo real, e ainda a percentagem de bateria restante.

O ecrã também nos informa quando existe algum problema com o aspirador, como um bloqueio da escova elétrica e, além disso, tem um botão que permite mudar o modo de funcionamento do botão do aspirador: manter pressionado para aspirar, ou pressionar para mudar de estado (ligado/desligado).

Relativamente à autonomia, o R20 vem equipado com uma bateria removível Li-Ion de 23.200 mAh, o que lhe confere uma duração de até 90 minutos em modo automático.

Dreame R20 Bateria

Obviamente esta é uma estimativa aproximada, pois a duração será impactada pela quantidade de lixo aspirado e acessórios usados. De qualquer forma, ao ter uma bateria removível podemos estender a sua duração recorrendo a uma segunda bateria (adquirida em separado), que pode até ser carregada diretamente no suporte de parede.

Motor e sistema de filtragem

O Dreame R20 está equipado com o mesmo motor que equipava o anterior T30, um motor que já no ano passado se destacava pela sua potência e eficácia. Em termos de números, temos velocidades até 150,000 RPM em modo turbo, e uma capacidade de sucção de até 190 AW. Este valor é superior a outros modelos muito populares atualmente no mercado, como o Dyson V11 e V12 Slim, que são inclusivamente mais caros.

Outra característica importante de referir é o seu sistema de filtragem de 5 níveis, que permite atingir uma eficácia de filtragem de 99.9%, evitando assim a libertação de partículas de pó durante o processo de aspiração.

Além disso, todos os filtros utilizados podem ser lavados, tornando fácil manter o aspirador a funcionar corretamente sem perder muito tempo ou sem a necessidade de adquirir novos filtros.

Experiência de utilização e desempenho

Antes de aprofundarmos a nossa experiência de utilização, é importante referir que o R20 tem um total de 2 modos de aspiração: auto e turbo. O modo auto é o modo inteligente que ajusta a potência de forma automática, baseado na sujidade aspirada.

O modo turbo permite colocar o aspirador a funcionar na sua potência máxima de forma constante, algo que poderá ser necessário em algumas situações, especialmente se não estiverem a usar as escovas elétricas, pois as vezes a potência não é suficiente para aspirar partículas mais pequenas, fazendo com que o aspirador nunca ajuste a sua potência corretamente.

Para testar a capacidade de sucção em modo auto, dado que é o modo que é suposto utilizarmos na maior parte do tempo, especialmente com as escovas rotativas elétricas, testamos espalhar um pouco de arroz por um pavimento de madeira e uma carpete.

Em ambos os casos, o Dreame R20 conseguiu aspirar toda a sujidade sem dificuldade, ajustando a sua potência de forma completamente automática, enquanto nos informava, mediante um esquema de cores no seu pequeno ecrã, a potência que estava a utilizar: verde (baixa), amarelo (media) ou vermelho (máxima).

Uma vez mais, ao termos testado o Dreame T30 no ano passado, é impossível não realizarmos comparações entre ambos. Começando pelas escovas principais, ambas passaram a poder dobrar não só no eixo vertical, como no eixo horizontal, tornando-as mais manobráveis. Além disso, a introdução de uma abertura frontal (ajustável) na escova multiusos, passou a permitir aspirar detritos maiores que antes não era possível.

Mas aquela que é a melhoria com maior impacto, é a introdução dos LED’s azuis na escova multiusos, dado que esta característica mudou completamente a forma de aspirar. Estes LED’s, e a maneira como estão colocados (dois, um de cada lado), têm um grande impacto na forma como utilizam o aspirador e na eficácia da limpeza, realçando toda a sujidade, pó, pelos de animais, entre outros, que não são visíveis a olho nu.

Quando começamos esta review, sabíamos que esta seria uma das grandes vantagens do R20, contudo, rapidamente se tornou na nossa característica favorita, dada a forma assustadora como conseguimos localizar até as partículas mais pequenas de sujidade que não são visíveis a olho nu, tornando o processo de aspiração muito mais eficiente e satisfatório.

Passando para outros acessórios, a nova escova rotativa de pequenas dimensões, e a escova principal para pavimentos de madeira foram outras duas boas surpresas. A primeira porque ficou muito mais eficiente em aspirar fios de cabelo e pelo de animais, e a segunda porque permite um maior cuidado na hora de aspirar pavimentos mais sensíveis.

A nossa única critica vai para o facto desta última escova não incluir os mesmos LED’s que a escova multiusos, algo que a Dreame podia muito bem ter incorporado para manter uma experiência consistente entre ambos os acessórios.

Conclusão

Com um preço a rondar os 299 € em lojas portuguesas (à data de publicação desta review), o Dreame R20 é um bom exemplo de como aperfeiçoar um produto que já era bom (o Dreame T30), tornando-o ainda melhor, desde a introdução dos LED’s, que nos permite limpar de uma forma muito mais eficiente, até às diversas melhorias no funcionamento dos acessórios incluídos. Na nossa opinião, este é um dos aspiradores verticais sem fios que têm imperativamente de ter em conta, dada a sua excelente qualidade e funcionalidades, juntamente com a fiabilidade já provada da Dreame ao longo dos últimos anos.

NewEsc Excelente
  1. Olá Diogo,
    Comprei um destes mas queria arranjar uma bateria extra. Fazes ideia onde possa comprar? Obrigado pela tua review foi o que me fez ir para este aspirador

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Desempenho
Autonomia
Preço/qualidade
Final Score