Análise ao Kingston SSDNow UV400 240GB, será o melhor low budget?

Performance
76
Construção
82
Software
83
Review dos Leitores0 Votes
0
80

Aproveitamos este artigo não só para fazer uma análise a um SSD que podem pensar em usar nos vossos sistemas, como também tentar melhorar os sistemas que propomos nas configurações que sugerimos na nossa página. Nessas nossas configurações procuramos propor sistemas que a cima de tudo têm uma boa relação preço/performance. No fundo, o bom e barato.

Uma das peças vitais de todos os computadores é o seu disco principal. Neste caso vamos procurar qual a melhor opção de SSD para este título, um SSD que tenha uma capacidade respeitável, nos 240/256GB, e uma performance aceitável.

O Kingston SSDNow UV400!

A Kingston anda há muitos anos no mercado das memórias, e a sua presença na gama dos SSD tem de ser reconhecida, contudo ainda não conseguir impor-se, tendo até tido alguns fracassos pelo caminho…

Kingston SUV400

Este UV400 procura colocar-se como uma oferta de baixa gama com performance standard e fiabilidade, mantendo um valor atractivo para a maioria do público. Isso percebe-se principalmente quanto reparamos que a Kingston lançou este SSD a pensar nos mercados da Rússia, Índia e México.

Unboxing e primeiras impressões

A sua apresentação é bastante simples, vindo num pacote simples com as suas características e o SSD bem visíveis. Infelizmente, ao abrir, destruímos a caixa, seria mais interessante outro tipo, que desse para reaproveitar ou simplesmente manter intacta em caso de devolução do produto…

O SSD em si tem muito bom aspecto, em alumínio com alguma rugosidade, na parte de cima temos o logo e nome da marca em relevo, que se nota bastante ao toque. Na parte inferior, temos um simples sticker com as características de fabrico do produto.

No seu interior encontramos o chip com o controlador Marvell 88SS1074 que a Kingston equipou com memória RAM DDR3 para processos de informação.

Resumo das Especificações
  • Modelo: SUV400S37/240G;
  • Controlador: Marvell 88SS1074;
  • Memória: DDR3;
  • NAND: TLC;
  • Leitura Seq.: 550 MB/s;
  • Escrita Seq.: 490 MB/s;
  • Leitura Random: 90 000 IOPS;
  • Escrita Random: 25 000 IOPS;
  • Longevidade: 100 TB – escrita;
  • Garantia: 3 anos.

Metodologia

Para analisar o SSD utilizámos algumas ferramentas simples para medição da capacidade do componente em questão, neste caso utilizamos o CrystalDiskMark, Anvil e o AS-SSD, que medem as velocidades por diferentes processos e outros aspectos ainda.

Já o PCMark 8 que ajuda-nos a medir a largura de banda da memória do SSD e tempos de loadings em diferentes aplicações, é uma boa ferramenta para ter uma ideia da capacidade o SSD em diferentes ambientes.

A estes, acrescentamos um teste em situação real, no qual copiámos uma pasta com vários ficheiros de vídeo com um total em torno dos 25GB para o SSD. Isto serviu para perceber como se portava a sua escrita com ficheiros grandes e o seu comportamento no decorrer desse tempo.

Sistema de Teste
  • SO: W10;
  • CPU: i5 7600k;
  • MB: MSI Z270I GAMING PRO CARBON AC;
  • RAM: 2x 8GB G.Skill Aegis 2800MHz;
  • GPU: EVGA GeForce GTX 1060 SC GAMING;
  • Caixa/PSU: EVGA Hadron Air c/ fonte de 500w.

Testes – Desempenho da Velocidade

Passando então aos testes propriamente ditos, verificamos que os valores apresentados pela Kingston de leitura e escrita sequencial são bastante optimistas.

Para uma velocidade de 550 MB/s de leitura sequencial, em nenhum dos testes alcançamos esse valor. Tanto no CrystalDiskMark como no Anvil ficamos algo distantes deste valor. O mesmo se verificou na escrita sequencial, que a Kingston anuncia como 490 MB/s.

Testes – Desempenho Global

Com o PCMark 8, o nosso SSD é posto à prova numa série de testes diferentes, onde é medida a sua performance global.

Uma das muitas coisas que o PCMark 8 faz é carregar vários programas diferentes, e até alguns jogos, medindo a duração da sua abertura.

Testes – Situação Real

Aqui é que nos apercebemos realmente da sua performance no dia-a-dia.

Como referimos, nesta parte simplificamos, copiando de um outro disco, neste caso um Intel 600P M.2 PCIe, para este Kingston UV400 240GB uma pasta com vários ficheiros de vídeo totalizando 25GB de dados.

Isto serviu para perceber não só o tempo que demoraria, como ainda melhor, como este se comportava durante a tarefa.

Para um SSD com velocidades apresentadas de 550 e 490 MB/s, neste teste percebemos que depois dos primeiros MB copiados temos uma queda abrupta da velocidade, e não se trata de algo momentâneo, ainda que possa parecer, esta cai e mantém o resto do tempo abaixo dos 100 MB/s.

Para uma pasta de 25GB de ficheiros multimédia, demorou 4 minutos e 18 segundos a copiar (escrever) os dados.

Pode este SSDNow UV400 ser um bom low cost?

Nos últimos meses, os SSD, tal como as memórias RAM, sofreram com o aumento do preço, sendo que os seus preços de venda não têm descido como se esperava, principalmente com o lançamento da NAND 3D.

Pelo contrário, até aumentaram, pois em meados de 2016 ainda se conseguia encontrar discos de 240GB a 70-80€.

 

Kingston SUV400

Este Kingston UV400 não é tão barato quanto deveria ser. O seu preço sofre com a situação do mercado em relação a alguns dos seus componentes, ainda assim, 240GB a 82€ na Amazon ES pode parecer um bom valor.

Se bem que a performance poderia ser melhor, principalmente para cópia de ficheiros grandes, continua a ser uma melhor opção que discos rígidos para disco principal.

Nutella Man

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Performance
Construção
Software
Final Score