REVIEW WD BLACK SN750

WD BLACK SN750, Review em Português

Preço/qualidade da mão da WD
Uma das SSDs mais rápidas que passaram pela Newesc, com um preço muito atractivo e a possibilidade de a adquirir com um dissipador de calor. Perfeito para o utilizador normal e para o profissional.
Performance
97
Qualidade/Preço
93
O Melhor
Relação qualidade/preço
Excelente desempenho
Possibilidade de compra com dissipador de calor
Excelentes temperaturas
O Pior
Modo gaming
95
Excelente

A Western Digital é uma marca já bem conhecida por todos, com uma vasta gama de produtos em unidades de armazenamento. Na review de hoje vamos analisar a sua unidade NVME SN750, muitas das quais são conhecidas da WD Black.

Embalagens e acessórios

A unidade chega numa pequena caixa de cartão preto com a unidade impressa na frente, os dados mais importantes como a sua velocidade ou capacidade de leitura. Dentro de uma embalagem de plástico temos a NVME de 500 GB com o manual de instruções e a garantia.

REVIEW WD BLACK SN750 ENVOLTORIO PLASTICO

Embalagem e características

Temos uma SSD com interface NVME em formato M.2 com diferentes capacidades de 256 GB, 512 GB ,1 TB e 2 TB no máximo.

Capacidade250 GB / 500 GB / 1 TB / 2 TB
InterfacePCIE 3.0 x4 NVME
Max. Leitura sequencial3.430 MB/s
Max. Escritura sequencial2.600 MB/s
FatorM.2 2280
Dimensões80 x 24.2 x 8.1mm
MemóriasSanDisk 3D TLC 64 capas
MTBF1.750.000 Horas
Temperatura de Funcionamento0°C to +70°C
Garantía5 anos de garantia limitada SSD
REVIEW WD BLACK SN750 ARRIBA SIN PEGATINA

No caso da unidade Preta, podemos encontrá-la nas lojas em dois formatos, com ou sem dissipador de calor. É uma unidade SSD NVME com interface PCIE 3.0 e dimensões de 80 x 24,2 x 8,1mm (M.2 2280) com um peso de 7,5 gramas. Todos os chips, bem como a memória e o controlador DDR4, estão localizados num dos lados da unidade de 500 GB que estamos a analisar.

REVIEW WD BLACK SN750 CHIPS MEMORIA

Tanto a memória como o controlador (WD 20-82-00700-A1) são fabricados pela Sandisk, sendo a tecnologia utilizada a SanDisk 3D TLC 64 acompanhada por um módulo de memória DDR4 da Hynix. Através do software da WD Dashboard poderemos activar o modo de jogo para aumentar o seu desempenho, o que implica um aumento da sua temperatura.

WD SSD Dashboard

O software WD traz-nos vários utilitários para monitorização e gestão de SSD, como o apagamento de dados ou a atualização do firmware da unidade. Dentro dele, podemos ativar o seu modo de jogo.

Testes

Durante todos os testes realizados, a unidade não excedeu 44 graus, longe do seu limite máximo… tudo isto com 20 graus ambiente. No IDLE ou sob carga baixa, as temperaturas permanecem acima dos 34 graus.

Se ativarmos o modo de jogo o desempenho não terá uma melhoria significativa, apenas por notarmos uma ligeira alteração nas suas temperaturas, passando a ter no IDLE 37 graus e na carga 45 graus. Tudo isto sob o dissipador de calor fornecido pela placa-mãe.

Equipamento de teste

REVIEW WD BLACK SN750 CRYSTALDISKINFO

Resultados

REVIEW WD BLACK SN750 ANVILS STORAGE
REVIEW WD BLACK SN750 AS SSD
REVIEW WD BLACK SN750 ATTO DISK BENCH

Veredito e alternativas

Temos uma unidade que está entre as mais rápidas testadas em NewEsc. A possibilidade de adquiri-la com ou sem dissipador de calor é uma grande vantagem, permitindo-nos adquiri-lo por um preço mais baixo, se já o tivermos.

Um excelente SSD que com o seu formato M.2 2280 pode facilmente caber em qualquer placa mãe. O seu desempenho é excelente em jogos como qualquer outro SSD, mas mais notável em ambientes profissionais onde essas velocidades são mais visíveis.

As baixas temperaturas do dissipador de calor são excelentes, longe dos máximos a que o controlador irá diminuir o desempenho da unidade para evitar danos. O modo de jogo deixou-me um pouco decepcionado, esperava ver um aumento notável, pelo que não é razão para o comprar.

No entanto temos no seu preço um componente mais atractivo em comparação com outros modelos. É que o WD Black SN750 se encontra a um preço de 87,95 euros, enquanto outros modelos com dissipadores de calor como o Corsair MP600 excedem os 150 euros, ou seja, mais de 60 euros onde a diferença é apenas o dissipador de calor.

NewEsc-Sello-Final-Excelente

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Performance
Qualidade/Preço
Final Score