Unreal Engine 5

Unreal Engine 5 – A demo que veio iniciar a nova geração

A Epic Games anunciou o novo Unreal Engine 5, num vídeo em que mostra o motor a correr numa Playstation 5.

Entre as novas tecnologias, o destaque vai para o sistema Lumen que permite iluminação global realista, especialmente quando combinada com as texturas de alta resolução que permitem espalhar as sombras pelos vários elementos do relevo.

Uma técnica similar a fotogrametria permite aumentar de forma substancial o número de polígonos, sendo que no vídeo mencionam um triângulo por píxel, o que torna os elementos do cenário bastante densos e detalhados.

Esta funcionalidade também parece estar bastante otimizada, permitindo um grande número de objetos altamente detalhados no cenário, sem comprometer a performance.

Outros pormenores envolvem IA para animar animais(neste caso morcegos), dando-lhes a capacidade de reagir uns aos outros e saber a sua localização no cenário, tornando o seu comportamento mais realista.

A personagem principal do vídeo também é alvo de técnicas muito interessantes, nomeadamente no movimento. É possível interagir com elementos do cenário como paredes, portas ou objetos escaláveis, algo que vemos por exemplo, em jogos como Uncharted 4 mas sem qualquer necessidade de captura de movimentos.

O áudio também é algo bastante importante num jogo e o Unreal Engine 5 possui excelentes capacidades de áudio 3D, como o som da gravilha a cair das paredes que é facilmente localizado pela posição do áudio.

O motor tem lançamento previsto para 2021, o que significa que apenas vamos ver jogos capazes de fazer uso destas tecnologias, possivelmente, em 2022.

No entanto, se olharem para o tech demo do Unreal Engine 4, já existem inúmeros jogos com gráficos melhores, o que torna a ideia de acontecer o mesmo com o Unreal Engine 5 ainda mais excitante. Mas talvez só daqui a 5-6 anos.

Your email address will not be published. Required fields are marked *