Uma inovação pioneira na tecnologia de publicidade

Hoje em dia, o mercado digital está a passar por uma transformação rápida e massiva. Isto aplica-se a todos os setores da Internet, principalmente à tecnologia de publicidade. Este domínio está a ver duas novas tendências mudar significativamente o modo como os produtos são promovidos. Estas tendências, nomeadamente a necessidade de ser não invasivo e a necessidade de ser contextual, também estão a tornar algumas das técnicas de publicidade ultrapassadas.

A procura de anúncios discretos provém do facto da maioria dos utilizadores odiarem os banners popup que enchem de forma descontrolada os seus ecrãs. Por isso, cada vez mais consumidores começam a utilizar bloqueadores de anúncios. O mais recente inquérito mostrou que, só nos Estados Unidos, a utilização de “AdBlocks” é de 40% em computadores portáteis e 15% em dispositivos móveis. Estas aplicações consistem numa verdadeira dificuldade para os publicitários, especialmente para aqueles que antigamente dependiam de banners tradicionais.

Assim, a procura de uma tecnologia discreta, que não seja flagrante, aumentou consideravelmente. Ao mesmo tempo, uma nova tendência na Internet chamada «publicidade nativa» (native advertising) tem-se tornado generalizada.

A Publicidade Nativa é o futuro

É uma tendência geral para modelar as publicidades de modo a corresponderem ao conteúdo do site onde são apresentadas. Desse modo, os anúncios não sobressaem como algo que os utilizadores saltam intuitivamente sem prestar atenção. Pelo contrário, as «publicidades nativas» têm o propósito de dirigir aos seus consumidores informações em que podem estar interessados. A crescente popularidade da «publicidade nativa» provou que a contextualização dos anúncios está a ser altamente valorizada no mercado de hoje.

Estas duas crescentes procuras no domínio da publicidade, de ser não invasiva e contextual, foram tidas em conta por uma startup polaca, a Smart55. Esta empresa conquistou o campo do marketing com um serviço brilhantemente simples que chama a atenção dos consumidores com eficácia, sem inundá-los com informações irrelevantes.

Smart55, uma empresa europeia a considerar

A Smart 55 oferece publicidade com os chamados smartlinks, uma espécie de tags, mas colocadas numa foto. Estes marcadores informam os utilizadores que há um redirecionamento ativo na foto. Quando mover o cursor sobre o marcador ou clicar pela primeira vez no smartphone, aparecerá um texto a informar o utilizador para onde esse link encaminha. Depois de clicar neste, aparecerá uma página inicial numa nova janela.

Assim, a Smart 55 é um formato de publicidade nativa que não produz conteúdo próprio. Em vez disso, constrói uma ligação entre um site temático e um produto relacionado com este. Desse modo, uma foto torna-se num ponto de partida de exploração na Internet, o que poderá potencialmente levar a uma atividade de comércio digital ou promoção de um serviço. Com a Smart 55, a promoção está integrada na própria imagem, tal como acontecia com os banners tradicionais, mas deixa de ser invasiva.

Até agora, os smartlinks provaram ser altamente eficazes e a empresa tornou-se líder em publicidade in-image na Polónia. Os smartlinks foram utilizados pelos principais editores de Internet da Polónia, tais como a Ringier Axel Springer. São usados, por exemplo, para redirecionar de artigos sobre moda para lojas online com vestuário, ou de textos sobre a indústria automóvel para sites de uma marca de carros concreta. Não obstante, os fundadores da Smart 55 salientam que os seus serviços não se destinam a uma indústria ou segmento de mercado específicos, mas podem realmente promover quaisquer produtos e serviços.

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