dota-2-earthshaker

Tutorial Dota 2: Como jogar com Earthshaker

Para quem ainda não conhece Dota 2, este é um jogo do género MOBA desenvolvido pela Valve e, para colocar a cereja em cima do bolo, é gratuito. O jogo pode ser de 2013 mas ainda está em bom estado, quer a nível gráfico, quer de balanço entre as personagens, mantendo uma enorme comunidade activa, quer em modo casual, quer em modo competitivo.

A comunidade de Dota 2 é enorme e o jogo conta com updates e patches frequentes

Os updates e patches deste jogo são frequentes, onde os heróis são actualizados de forma a serem o mais equilibrados possível, o que garanto que se verifica. Além do facto de um certo herói ser melhor contra uma personagem em específico do que outro, nada nos garanta que uma escolha em específico seja sempre melhor. A escolha é sempre circunstancial ou, se jogarem em modo casual, aquele com quem se sentem mais à vontade.

Nenhum herói é sempre melhor que outro, porque este jogo está constantemente a ser balanceado

Nesta nova série semanal que vamos publicar aos domingos, iremos percorrer os heróis de Dota 2 para tentar explicar, principalmente aos novos jogadores, cada um dos heróis do jogo, quer seja as suas fraquezas e forças, como os feitiços de cada um, entre outros. O primeiro herói que vamos percorrer é o Earthshaker.

Earthshaker

Este herói tem duas funções principais como initiator disabler, embora as duas estejam ligadas devido à natureza dos seus feitiços. Desta forma, não costuma ser jogado como carry mas como suporte, porque é um herói que ajuda com facilidade o carry a matar os heróis adversários. O Earthshaker tem 4 feitiços à sua disposição: Fissure, Enchant Totem, Aftershock e Echo Slam, sendo este último o seu ultimate.

Fissure

Fissure é um feitiço que cria uma barreira, com dimensão 1400 a todos os níveis, que é intransponível (sem itens) que causa dano (no nível 1 110 – 160 – 210 – 260 no nível 4) e que incapacita (1 – 1.25 – 1.5 – 1.75) os adversários no raio de acção desta barreira. A principal função deste feitiço é incapacitar os inimigos impedindo-os de fugir porque não conseguem atravessar a parede que criámos.

Enchant Totem

Este feitiço é usado principalmente para causar dano (+100% – +200% – +300% – +400%) mais do que para incapacitar o inimigo. Embora este feitiço não incapacite o inimigo por natureza, quando temos o nosso feitiço passivo, que vou referir a seguir, este passa fazer também isso. Como a sua duração (14 segundos) é maior do que o cooldown (5 segundos) podemos usar duas vezes num inimigo, se correctamente utilizado.

Como o cooldown é menor que a duração, podemos usar este feitiço duas vezes

Desta forma conseguimos, por exemplo se estivermos no nível 4 de Enchant Totem, +400% do nosso ataque normal, usar novamente este feitiço, incapacitar o inimigo e voltar a causar +400% do nosso ataque simples, isto em poucos segundos. Quando usado contra apenas um inimigo, se o jogador se sentir à vontade, costuma ser o primeiro a ser usado, porque nos permite usar 2 vezes, devido ao cooldown reduzido.

Aftershock

Este feitiço é passivo, ou seja, não precisa de ser activado, e causa incapacidade (0.6 – 0.9 – 1.2 – 1.5) e dano (50 – 75 – 100 – 125) num raio de 300 à volta de Earthshaker, sempre que usamos um feitiço. Embora não pareça muito, é preciso lembrar que, desde que estejamos perto dos nossos inimigos, esta passiva faz com que todos os nossos feitiços causem mais dano e incapacidade.

Aftershock pode não parecer muito bom mas causa sempre mais dano e incapacidade aos nossos feitiços

Em Dota 2 Earthshaker é um excelente initiator devido a este mesmo feitiço. Como conseguimos causar uma quantidade de dano razoável e incapacitar com todos os nossos feitiços, isso garante-nos que, se tentarmos usar os tempos de incapacidade ao máximo, conseguimos ter os inimigos parados e sem conseguir fazer nada durante uma quantidade de tempo que permite ao nosso carry matar a maioria dos heróis.

Echo Slam

Este é um dos ultimates (um ultimate é um feitiço que só pode ser melhorado a partir dos níveis 6, 11 e 16) mais temidos do jogo e a principal razão pelo qual este é um dos suportes mais poderosos em termos de impacto. Além de causar um dano principal elevado (160 – 210 – 270) ainda existe um eco que passa para as unidades em volta (40 – 55 -70) e tem um raio de 600, o que é bastante razoável.

Echo Slam tem um impacto tremendo, principalmente em batalhas 5 vs 5

Para adicionar ao seu efeito base ainda recebe o efeito do seu feitiço passivo Aftershock. Este é um feitiço muito poderoso porque tem a capacidade de fazer dano e incapacitar uma equipa inteira, isto se os inimigos estiverem próximos uns dos outros. Os 3 feitiços do Earthshaker em Dota 2 fazem dele um dos melhores heróis para garantir a morte rápida de um dos inimigos com a ajuda de um carry que esteja por perto.

Items

Embora a compra de itens seja (quase) sempre circunstancial em Dota 2, existem alguns que são quase fundamentais para o Earthshaker, desde que haja ouro para tal. O principal, e aquele que deveria ser quase obrigatório, é a Blink Dagger, que nos permite teleportar para um ponto até 1200 de distância. Não é difícil perceber o porquê deste item tornar o Earthshaker muito mais poderoso.

Um Earthshaker com Blink Dagger na outra equipa é um pesadelo constante

Ao nos teleportarmos para o local onde um inimigo está, apanhamo-lo de surpresa e o tempo que ele demora a reagir a isso, temos tempo para efectuar o nosso combo favorito que, na minha opinião costuma ser Enchanted Totem 5 segundos antes de efectuar o teleporte, atacamos o inimigo e imediatamente depois outro Enchanted Totem para fazer stun, depois disso Fissure e no final, se necessário, Echo Slam.

O Earthshaker tem problemas de mana se não fizermos nada acerca disso

O que temos de perceber acerca de Earthshaker em Dota 2 é que os seus feitiços são caros e, se não fizermos nada para aumentar a nossa reserva de mana ou o que ganhamos por segundo, vamos ter grandes dificuldades em ser úteis. Desta forma alguns dos itens mais comuns são:

  • Arcane Boots (1300 ouro): dão mobilidade e têm uma habilidade activa que fornece mana;
  • Eul’s Scepter of Divinity (2735 ouro): que nos dão 10 de inteligência, aumentando a nossa reserva de mana e +150% de produção de mana. Tem ainda uma habilidade activa que nos torna imunes durante 2.5s não nos podendo mover durante o efeito;
  • Refresher Orb (5200 ouro): dá +12 HP/s, +250% mana/s +20 ataque e ainda, quando usada, coloca todos os cooldowns  a 0, o que nos permite utilizar os feitiços duas vezes.

Embora muitos outros itens possam ser úteis, convêm ter um destes acima para garantir que temos mana para poder ajudar a nossa equipa o mais possível. Escolher o efeito depende de quem estamos a defrontar e, claro, do ouro que tivermos disponível. Este não é um herói muito fácil de jogar, mas tem uma curva de aprendizagem com uma grande inclinação, ou seja, rapidamente percebemos qual a melhor forma de ser útil.

[ratings]

Your email address will not be published. Required fields are marked *