anti-mage_dota_2

Tutorial Dota 2: Como jogar com Anti-Mage

O Anti-Mage é um dos carries mais populares de Dota 2, isto porque tem uma grande mobilidade e consegue impedir os heróis com grandes necessidades de mana de serem úteis em batalha. Como o próprio nome do herói diz, este é ideal contra “Mages, o que é uma forma de dizer que é um forte counter contra heróis cujo atributo principal é inteligência. Vejamos porquê.

Mana Break

Este feitiço passivo “queima” a mana do nosso adversário a cada ataque normal (28 – 40 – 52 – 64) causando 60% deste valor em dano (16.8 – 24 – 31.2 – 38.4). Como vemos, esta é uma excelente forma de diminuir a mana que a outra equipa tem disponível quando a inevitável batalha de equipa acontecer, dando ainda um ligeiro boost aos nossos ataques.

Blink

Com este feitiço podemos teleportar-nos para qualquer direcção num alcance que varia com o nível a que tivermos o Blink (925 – 1000 – 1075 – 1150). Esta é a razão pelo qual Anti-Mage é tão temido e difícil de matar: conseguir entrar e sair de batalha, apanhando o oponente de surpresa. Embora a distância suba muito pouco com cada nível, a grande vantagem é a enorme redução de cooldown (12 – 9 – 7 – 5), o que permite uma ainda maior mobilidade numa fase mais avançada do jogo.

Este feitiço é usado tanto para começar uma batalha, visto o Anti-Mage ser um herói de curto alcance, como para fugir de uma tentativa inimiga de nos matar. É um feitiço muito poderoso mas deve ser usado com cautela, principalmente nos primeiros níveis, porque o adversário vai aproveitar o facto de saber que, por exemplo no nível 1 de Blink, iremos ter de esperar mais 12 segundos para poder teleportar novamente.

Spell Shield

Este é outro dos feitiços passivos de Anti-Mage e que aumenta naturalmente a sua resistência a dano mágico (26% – 34% – 42% – 50%). Os 3 feitiços que referimos anteriormente, são a principal razão pelo qual este herói pode ser tão forte e tão difícil de matar. Pode reduzir a mana disponível dos seus adversário, recebe menos dano mágico e ainda pode entrar e sair de batalha com frequência. É bastante óbvia a razão pelo qual este é um herói a ter em conta.

Mana Void

Finalmente o ultimate de Anti-Mage que, ao contrário do herói da semana passada: Earthshaker, tem um ultimate que só é eficaz em certas situações e contra certos inimigos. Este causa dano (0.6 – 0.85 – 1.1) por cada ponto de mana que falte ao inimigo atacado e a todos os que estiverem num raio de 500, dando ainda um mini-stun de 0.3s apenas ao alvo principal.

Embora a descrição possa parecer um pouco confusa, este feitiço pode ser descrito como “quanto menos mana o inimigo tiver, mais dano recebe”. Ou seja, o nosso feitiço passivo que retira mana a cada ataque em conjunção com este é quase uma necessidade, porque baixamos o total que o herói tem e, depois de alguns ataques, quando pensamos que retiramos o suficiente, este ultimate pode causar estragos imensos.

Mana Void pode ser, simultaneamente, um feitiço que causa zero e toda a vida do nosso inimigo, depende de como o usamos

Claro que, se usarem o feitiço sem atacar e sem saber quanta mana o inimigo tem, e se tiverem o azar de ele tiver 100% do total da sua mana, então este feitiço tira literalmente 0 de dano. Por isso, este é um dos feitiços mais difíceis de usar, principalmente para jogares mais novos que são sempre tentados a esmagar todas as teclas de forma a tentar matar o inimigo antes de ele nos matar a nós.

Itens

O Anti-Mage tem relativamente pouco dano, HP e mana, problemas esses que são resolvidos facilmente com os itens que os jogadores costumam comprar. Uma das builds mais comuns resolve grande parte destes problemas mas, volto a dizer que os itens são sempre circunstanciais. Ou seja, temos de adaptar este ou aquele para tentar fazer com que um herói inimigo tenha menos impacto.

Battle Fury

anti-mage_battle_furyEste é um dos itens mais populares de Anti-Mage por duas razões: este herói tem um dano baixo e nenhum feitiço com area-of-effect. Por essa razão tem alguma dificuldade em acompanhar os carries com maior capacidade de farm. Além de este item dar +55 de dano, +150% de regeneração de mana, +6HP/s, a sua passiva é o que o torna realmente forte.

Battle Fury aumenta exponencialmente a farm que Anti-Mage consegue fazer

A passiva de Battle Fury faz com que, se não formos um herói de longo alcance, causemos cleave a cada ataque normal, o que causa 35% do nosso ataque simples a todos os inimigos, incluindo não-heróis, num raio de 280.

Manta Style

anti-mage_manta_styleEste é outro dos itens mais comuns para este herói, porque dá duas coisas que ajudam muito o Anti-Mage: stats (+26 Agilidade, +10 Força, +10 Inteligência, +15 Attack Speed, +10% Velocidade de Movimento) e ilusões. Basicamente todos os stats que este item fornece fazem falta a Anti-Mage: a agilidade para maior dano e velocidade de ataque, força para mais HP, inteligência para mais mana, e a velocidade de movimento para as eventuais perseguições.

Manta Style dá a Anti-Mage tudo o que ele precisa: stats e ilusões

As ilusões, embora possam não ter um efeito muito grande, são incrivelmente poderosas para este herói, isto porque elas, ao atacar, ganham o efeito de Mana Break, ou seja, aumentam o efeito de destruir a mana do nosso adversário, o que aumenta a velocidade com que podemos usar o nosso ultimate.

Butterfly

anti-mage_butterflyDevido ao seu preço elevado, este item deve ser guardado para as fases finais dos jogos, mas tem um impacto tremendo quando comprado: +35 Agilidade, +30 Dano, +35% de Evasão a ataques inimigos, +30 Attack Speed.

Butterfly é um dos itens mais temidos do jogo, porque ao ser comprado, torna visivelmente o herói mais forte

Não é difícil perceber o porquê deste item ser imensamente poderoso. Dá-nos maior ataque, mais attack speed o que aumenta a velocidade com que atacamos (e maior mana drenada) e ainda nos dá 35% de hipótese de não receber um ataque inimigo. Um item muito poderoso.

Abyssal Blade

anti-mage_abyssal_bladeCom este item ganhamos 10 de Força, 10 de Dano, +250HP e +15 regeneração de HP. Tem ainda uma passiva que bloqueia totalmente 40 de dano para heróis de curto alcance e 20 de longo alcance. Tem ainda uma activa que incapacita o inimigo por 2 segundos e pode ser usado mesmo quando o inimigo tem imunidade a feitiços.

Abyssal Blade dá-nos (principalmente) capacidade de sobrevivência, embora a incapacidade possa ser muito útil

Embora seja ainda mais caro que a Butterfly (6400 vs 5875), pode ser comprado antes, se a incapacidade for necessária para eliminar um inimigo com boa capacidade de movimentação como, por exemplo, o Storm Spirit.

Heart of Tarrasque

anti-mage_heart_of_tarrasqueCaro como os últimos dois itens (5500), é comprado porque nos dá uma capacidade de sobrevivência acima de qualquer outro item. Fornece 45 de Força e +250HP, combinado com a passiva que regenera uma percentagem da nossa barra de HP máxima.

Heart of Tarrasque aumenta a nossa capacidade de sobrevivência acima de qualquer outro item

Normalmente é o último item destes 5 a ser comprado, porque a única vantagem que nos oferece é conseguir manter-nos vivos o máximo tempo possível. Embora seja sempre um efeito bom, a força do Anti-Mage surge na sua capacidade de acabar rápido com um inimigo e não na perseguição de um herói em fuga.


Outros tutoriais de Dota 2 que vós podem interessar:

More Stories
Web Summit Abertura
Web Summit 2016 – Resumo do 1º dia