Turing Phone – Um Flagship com Sailfish OS?

O ano passado surgiu o anúncio do Turing Phone, um smartphone que promete segurança acima de tudo, algo muito prezado pela generalidade dos utilizadores em manter privado os seus dados e uso dos seus dispositivos.

Um smartphone à prova de hacking, inquebrável, à prova de água e feito à base de metal liquido. Isto lembra-vos algo? T-1000

O smartphone criado pela Turing Robotic Industries, de São Francisco, encontra-se em pré-encomenda desde Setembro do ano passado, com inicio dos envios previsto para Dezembro do ano passado. Contudo sofreu alguns contratempos e foi adiado, sendo agora o mês em espera Abril deste ano. Foi já com este estado de pré-encomenda, e seguramente algumas encomendas já realizadas, que a companhia anuncia que no fim de contas o smartphone não contará com Android, como inicialmente apresentado, mas Sailfish OS.

Mas o que é o Sailfish OS?

Este sistema operativo não é uma novidade no mercado. Já surgiram alguns dispositivos com ele, se bem que não conseguiram o sucesso esperado. Tablet Jolla e Smartphone Jolla são talvez os aparelhos mais conhecidos com suporte deste sistema operativo – Jolla é uma empresa finlandesa que deu continuidade ao projeto MeeGo (de onde nasceu o Tizen p.ex.) no desenvolvimento do Sailfish e dispositivos móveis.

O SO tem como base Linux e é desenvolvido numa ‘parceria’ entre a comunidade de utilizadores e Jolla.

É um SO com pouca presença no mercado, mas com promessa de suporte pelas marcas, bem com compatibilidade com aplicações Android existentes na Play Store, o que era uma das queixas nas versões anteriores.

Design do Turing Phone

O anúncio de que o Turing Phone é feito à base de metal liquido é algo que deixa muita gente contente e na expetativa para ver o resultado final. Contudo, não é todo feito deste material.

turing05

A moldura é composta por uma liga de metal liquido, de zircónio, cobre, alumínio, níquel e prata, sendo por um lado mais forte que o aço e por outro mais barato e eficiente que titânio.

Por outro lado, a parte traseira é composta por um material mais simples e já conhecido por todos nós: plástico.

Quem já usou, refere que a moldura de metal liquido fica facilmente cheia de marcas (impressões das mãos), contudo a moldura fina no ecrã diminui a área visível, não sendo assim tão mal. Dizem ainda que ao toque se assemelha ao do vidro.

turing03

O dispositivo estará disponível em três modelos com temáticas/cores diferentes, bem com texturas diferentes:

  • Beowulf deverá ter uma temática em tons de azuis com uma textura semelhante à pele de cobra, algo escamosa, fazendo jus à lenda que lhe dá nome (Beowulf derrota um dragão);
  • Pharaoh contará com alguns pormenores dourados, lembrando a riqueza dos reis-deuses egipcios;
  • Cardinal conta com um tema simples branco-vermelho, fazendo se calhar puxar pelas cores associadas aos Cardinais ou alguma ideia cyber-punk.

Algumas preocupações…

Ora, algumas preocupações vão na cabeça dos consumidores.

O adiamento do lançamento, de Dezembro de 2015 para Abril de 2016, a mudança do sistema operativo de Android para Sailfish OS, e a desconfiança originada pelo facto de que alguns dos integrantes do projeto terem estado envolvidos no projeto Quasar Phone – que muito prometia, algo até nas mesmas linhas de segurança e encriptação, mas que aparentemente falhou e deixou muita gente, que investiu nas ações de crowd-funding realizadas, pendurada.

Tudo isto junto, tem deixado o publico na expetativa e com uma aura de suspeita de que este projeto não vai no bom caminho.

Resta-nos esperar para ver o que sai daqui…

Características principais

  • Ecrã: 5.5″ com Corning Gorilla Glass 4;
  • Resolução: 1920 x 1080;
  • Processador Snapdragon 801;
  • Memória RAM: 8Gb;
  • Armazenamento interno: 16Gb / 64Gb / 128Gb (sem microSD);
  • Câmara traseira: 13 mp Dual Flash;
  • Câmara frontal: 8 mp;
  • Dimensões: 151.80 x 77.10 x 9.05 mm;
  • Material: Moldura Liquidmorphium;
  • Conetividade: Wifi 802.11ac; Bluetooth 4.0; NFC; GPS/Glonass; Turing-Unique-Identification X-RFID.

turing04

Nutella Man
More Stories
ForzaMotorsport7_Rreview_01_SandStorm_WM_3840x2160
Review – Forza Motorsport 7: Ninguém o para!