jIzN_f2f4i8

Recentemente a Google lançou a versão 6,  Android Marshmallow, e hoje temos connosco o Nexus 5, que já tem a atualização e vamos conhecer as principais novidades.

A primeira diferença está no menu de controlo que agora inclui o modo de não incomodar, apresentado na versão 5 Lollipop, onde podemos desativar as notificações todas, ou permitir apenas alarmes ou notificações prioritárias, como chamadas, que podemos definir, o que é muito útil.

O que nos leva ao segundo ponto, o controlo de volume, onde agora podemos baixar o volume até chegar ao modo com vibração e se pressionarmos novamente, entramos no modo de não incomodar. E outro detalhe é que podemos ajustar o volume multimédia e dos alarmes, clicando na pequena seta que aparece, o que também já fazia falta.

Em terceiro lugar, as permissões, sabemos que a Apple é muito controladora nas aplicações que entram na App Store e por vezes as da Google exigem mais acessos do que nós gostaríamos de dar, e nesta versão 6 Marshmallow, finalmente temos total controlo de que aplicações têm acesso a quê. E aqui podemos ir por categorias, por exemplo, na localização dar autorização apenas às aplicações que queremos que saibam onde estamos, ou as que têm acesso à câmara, ou aos contactos e etc; ou então podemos ir especificamente a uma aplicação e definir as suas permissões. Portanto aqui a Google não poupou esforços e dá-nos todo o poder para controlar o que se passa no nosso telefone.

Android Marshmallow é muito mais seguro que as versões anteriores

O quarto aspeto prende-se com a bateria. É sabido que podemos deixar um iPad ligado durante a noite e ele gasta talvez 1%, e nos Android é bem mais que isso, e finalmente a Google conseguiu dar um grande passo e nas alturas em que não estamos a usar o dispositivo ele gasta pouquíssimo, e no meu Nexus 5 antes demorava 3 dias em modo de avião a gastar 100% em standby e com a nova versão aguentou mais de 1 semana nas mesmas condições, e pelo menos neste telefone a diferença é notável.

E por último, as pequenas coisas, como o menu de aplicações que tem agora uma barra de procura e as 4 aplicações mais usadas, no entanto passou a funcionar na vertical e pessoalmente preferia como estava antes na horizontal, mas é mesmo uma questão de gosto. E agora há suporte oficial aos leitores de impressões digitais, que por isso começarão a ser cada vez mais comuns nos telefones e também nas aplicações que vão começar a permitir verificar compras e outras operações com esta tecnologia.

Há muitas mais coisas que mudaram mas isso tornaria o vídeo mais longo e por isso escolhi as que achei mais importantes, mas gostava mesmo de saber o que é que vocês acham destas novidades.

Qual é a vossa preferida? Mesmo que não esteja nesta lista que eu disse. E o que é que gostavam de ver implementado?

No more articles