Foi em 2016 que a SteelSeries lançou pela primeira vez a linha Arctis para o mercado, sendo que até agora a marca manteve o design e funcionalidades que tanto agradam os seus clientes. Contudo, este ano a marca decidiu renovar toda a sua linha de headsets com a série “Nova”, a começar pelos Arctis Nova Pro.
Design e conforto
No que ao design diz respeito, a SteelSeries utilizou o formato ao qual já estamos habituados, mas deu-lhe um toque renovado… mais moderno.

A qualidade de construção é muito boa, e utiliza maioritariamente plástico, sendo que a banda superior é de alumínio. O seu peso também foi reduzido face ao modelo anterior, passando de 408 gramas para 300 gramas, uma diferença bastante notável.
Similar aos Arctis anteriores, continuamos a poder girar os earcups, e continuamos a ter o sistema de suspensão para a cabeça, desta vez melhorado. Além disso, passou a ser possível ajustar a posição, na vertical, de cada earcup.
A ligação ao próprio headset é feita com um jack 3.5 mm, e apenas existem dois controlos no lado esquerdo: um para controlo de volume, e outro para desativar o microfone. A posição destes botões é diferente dos modelos anteriores, evitando toques acidentais ao tirar o headset da cabeça.
Conforme referimos antes, o aro superior é feito de metal, o que confere uma boa sensação de qualidade e robustez. Além disto, a pressão exercida sobre as orelhas é a correta, não causando desconforto.
Cada earcup tem umas pequenas tampas magnéticas com o logo da marca, que apenas melhoram o visual estético, podendo ser personalizadas com outras cores.
O sistema de suspensão é algo que a marca tem utilizado desde o seu primeiro headset, pelo que é interessante ver como o têm melhorado ao longo dos anos. Desta vez passamos a ter uma banda elástica almofadada que pode ser ajustada em 3 níveis diferentes.
Na nossa experiência, os três níveis foram mais que suficientes para ajustarmos o headset corretamente, até porque, como referimos antes, também é possível ajustar os earcups em altura.
Os earpads são de cabedal sintético, e oferecem um bom isolamento sonoro, contudo, pessoalmente preferimos os “airwave” da marca, presentes noutros modelos, uma vez que são mais frescos e respiráveis.

Ainda assim, é fácil perceber a escolha da marca, uma vez que estes earpads têm um visual superior, e um melhor isolamento, permitido desfrutar de uma melhor experiência de som.
Dentro da caixa temos ainda dois cabos USB-C para USB-A com 1,5 m, e um cabo de 3,5 mm para 3,5 mm com 1,2 m de comprimento.

Pessoalmente, gostaríamos que o cabo que liga o DAC ao headset fosse mais curto, uma vez que ao utilizarmos o DAC não necessitamos de um cabo tão grande. Contudo, aquelas pessoas que querem utilizar este headset com uma consola, como a PlayStation, terão uma opinião contraria.
Som e conectividade
Os Arctis Nova Pro vêm equipados com uns drivers de 40 mm, com uma frequência de resposta de 10 a 40,000 Hz, e são acompanhados de um DAC: ESS Sabre 9218PQ40.

A qualidade de áudio é boa e equilibrada no geral, ainda que ao ser um headset gaming tenha uma ligeira tendência para os graves, mas nada exagerado. Além disso, felizmente é bastante fácil de personalizar o equalizador através do próprio GameDac, ou através do Sonar, que trás vários presets para facilitar a sua configuração, incluindo presets para jogos específicos.
Juntamente com o headset, temos o GameDAC de segunda geração, que está certificado para áudio Hi-Res (96kHz/24 bits), e que além disso permite conectarmos vários inputs de áudio, algo extremamente útil para quem utiliza vários sistemas diferentes.
Além das características anteriores, o GameDac permite uma serie de configurações, como ajustar o volume, a configuração do equalizador, ajustar o ChatMix, ou até mesmo utilizar o seu botão capacitivo como botão de mute/unmute do microfone.

Os Arctis Nova Pro são excelentes a nível de conectividade, uma vez que o GameDAC conta com varias opções de conectividade, como duas portas USB-C, um line in e outro line out, e ainda um jack lateral para conectar o headset. Além disso, ao utilizar uma entrada jack 3,5 mm, o próprio headset pode ser diretamente conectado a dispositivos moveis, consolas, etc.
Microfone
A nível de design, o microfone dos Nova Pro não é removível, ainda assim, fica escondido no earcup esquerdo, passando praticamente despercebido. Isto claro, se não estiverem a utilizar o “pop filter” incluído na caixa.
Tecnicamente, este microfone tem uma qualidade de gravação superior aos modelos anteriores e, além disso, o cancelamento de ruído conta agora com a funcionalidade “clearcast ai noise cancellation” que permite configurar o nível de cancelamento de forma bastante granular.
Para testar o microfone, decidimos utilizar como referencia os Arctis 5 (2019), que nas nossas reviews da marca deu-nos sempre o melhor resultado. Em cada um deles, a primeira gravação foi realizada sem ruído de fundo, e a segunda gravação realizada com o barulho de um ventoinha em background, com o intuito de testar o cancelamento de ruído.
Software
Os Arctis Nova Pro são suportados pelo SteelSeries GG, que na nossa opinião é um dos melhores softwares de gestão de periféricos do mercado, e que conta agora com funcionalidades de áudio acrescidas, graças ao SteelSeries Sonar.

Esta aplicação permite fazer todo o tipo de configurações que podemos imaginar num headset, desde configurações básicas de áudio, como configurar o equalizador, e o sidetone, até configurar o cancelamento de ruído do microfone, o áudio espacial, entre outros aspetos mais avançados.
Lamentavelmente, existe um retrocesso quando comparado com modelos anteriores, uma vez que a funcionalidade ChatMix apenas funciona com o Sonar. Sem ele, não podem separar o áudio de geral da voz, perdendo completamente esta funcionalidade.
Conclusão
Os SteelSeries Nova Pro são um dos headsets com fio mais confortáveis e completos do mercado, com uma qualidade de construção excelente, um bom microfone, funcionalidade de ChatMix, uma conectividade fantástica, e ainda uma qualidade de áudio e personalização acima da media.
Com um preço de 279,99€, não são certamente baratos, nem são perfeitos em todos os aspetos: o ChatMix só funciona com o Sonar instalado, e os earpads não são a nossa primeira escolha. Contudo, se são aquele tipo de pessoa que não se importa de pagar um pouco mais por um produto de qualidade, e querem uma das melhores experiências a nível geral, especialmente no PC, os Arctis Nova Pro são um headset que devem considerar.
