Review Arctis 3 Wallpaper

SteelSeries Arctis 3 2019, Review em Português

SteelSeries Arctis 3
Preço/qualidade excelente
Se têm uma boa placa de som no vosso PC, e querem gastar o mínimo possível num headset, os Arctis 3 são uma das melhores opções a nível preço/qualidade atualmente no mercado.
Design
88
Conforto
95
Audio
80
Microfone
80
Preço/Qualidade
84
Aspectos positivos
Bastante confortáveis
Boa qualidade de som
Design unico
Aspectos negativos
Som surround 7.1
Sem software
85
Recomendado

A SteelSeries é uma das marcas de periféricos mais conhecidas no mercado, especialmente por causa dos seus headsets Siberia, que durante muitos anos foram dos mais utilizados por gamers em todo o mundo. Em 2016 a marca decidiu dar um salto e lançar a gama Arctis, que tem sido melhorada até a data de hoje.

Há poucas semanas atrás tivemos a oportunidade de fazer a review daquele que é para nós um dos melhores headsets gaming atualmente no mercado, os Arctis 5 2019. Desta vez, a marca deu-nos a oportunidade de testar aquele que é o modelo mais barato da gama Arctis, os Arctis 3 2019, que custam apenas 70€.

Primeiras impressões

Sendo que conhecemos a caixa dos Arctis 2016, a primeira coisa que notamos nesta nova versão de 2019 foi a melhoria a nível de packaging. Os Arctis 3 2019 vêm numa caixa redesenhada, que permitiu à marca diminuir consideravelmente o tamanho da mesma, e ao mesmo tempo reposicionar o headset dentro da embalagem, de forma a destacar a capacidade dos auriculares girarem na horizontal.

Dentro da caixa encontramos os Arctis 3 em preto (existem varias cores disponíveis), um pequeno guia do produto, e 2 cabos, um microUSB para Jack 3.5mm de 4 polos, e um adaptador/extensor com entrada jack 3.5mm fêmea para duas saídas jack 3.5mm, permitindo assim separar o áudio e o microfone.

Review Arctis 3 Unboxing2

À semelhança da experiência que tivemos na review anterior, as primeiras impressões ao tirar este headset da caixa foram muito positivas, pois os materiais de construção utilizados e o design são exatamente os mesmos. Os plásticos são de boa qualidade e o sistema de apoio de cabeça que tanto nos agradou nos Arctis 5 está presente.

Outra das coisas que notamos é que, à semelhança dos Arctis 5 2019, os earpads dos Arctis 3 2019 foram melhorados em relação à versão 2016, sendo que agora são mais profundos para evitar com que as orelhas toquem no interior do auricular.

A nível de características, os Arctis 3 contam com:

  • Drivers: Neodymium 40mm;
  • Frequência de resposta dos drivers: 20-22000 Hz;
  • Sensibilidade: 98db;
  • Impedância: 32 Ohm;
  • Distorção harmónica total: < 3%;
  • Controlo de volume e de microfone integrado no headset;
  • Microfone Bidirecional retrátil com cancelamento de ruído;
  • Jack para compartilhar áudio;
  • Cabo de borracha com 3m de comprimento, removível;
  • Jack 3.5mm de 4 polos ou duplo Jack 3.5mm para PC;
  • Compatível com PC, MAC, Playstation, e dispositivos móveis.

Design

Regra geral, o design de headsets gaming é sempre muito similar, sendo que enquanto algumas marcas apostam por um design demasiado ao estilo gaming, outras tentam um design mais genérico/casual. Neste aspeto, a SteelSeries decidiu fazer aquilo que já tinha feito com a linha Siberia à muitos anos atrás, e criar, uma vez mais, um headset gaming com um design diferente de todos os outros, simples, bonito e funcional.

Review Arctis 3 Design

Ao contrario dos Arctis 5, os Arctis 3 não têm qualquer tipo de iluminação RGB.

A falta de iluminação RGB é algo que conseguimos compreender perfeitamente por vários motivos, sendo um deles a redução de custos. Além disso, somos da opinião que um headset é para estar na cabeça, pelo que os LEDs tornam-se irrelevantes para o seu desempenho e funcionalidade.

Review Arctis 3 Auricular esquerdo

Tal como na restante linha Arctis, é no auricular esquerdo que estão todos os controlos físicos do headset, nomeadamente o ajuste de volume, a entrada microUSB, o botão para desativar o microfone, e ainda uma entrada Jack 3.5mm que permite partilhar o áudio que estamos a ouvir com outra pessoa.

A nível de conforto, os Arctis 3 são exatamente iguais ao modelo que testamos anteriormente, os Arctis 5, o que obviamente se traduz no facto dos Arctis 3 serem um dos headsets mais confortáveis do mercado.

Review Arctis 3 Suspensao

Isto deve-se à combinação do seu peso, juntamente com o sistema de apoio de cabeça constituído por uma banda elástica, feita de material similar aquele que se encontra nos goggles de motas/ski.

No que diz respeito aos earpads, os mesmos são fabricados num tipo de material denominado “airwave” que não só evita o aquecimento das orelhas, como garante um bom nível de isolamento de som. Tal como acontece com toda a restante gama, os earpads são removíveis, pelo que podem sempre os substituir por outros a vosso gosto.

Para terminar no que ao design diz respeito, um dos pontos fortes deste headset é o seu microfone retrátil.

Review Arctis 3 Microfone Retratil 2

Para todos aqueles que não gostam de um microfone fixo, ou de encaixe, a gama Arctis tem um microfone retrátil completamente maleável, que permite ser ocultado quase por completo quando não está a ser utilizado. Infelizmente, ao contrario do que acontece com os Arctis 5, este microfone não tem qualquer tipo de indicador luminoso para informar o utilizador do estado do microfone (muted ou unmuted).

Desempenho & conectividade

Tal como referimos na review dos Arctis 5, fazer uma avaliação da qualidade de som de um headset nunca é uma tarefa fácil, pois os gostos variam de pessoa para pessoa, e cada headset tem pontos fortes e fracos, sendo que normalmente estão ajustados para o mercado em que se inserem.

Review Arctis 3 drivers

A nível de auriculares, os Arctis 3 têm exatamente o mesmo hardware que os 5, pelo que, no papel, a qualidade de som deveria ser igual, no entanto, existe um fator com muito peso na qualidade de som deste headset: a placa de som que vão utilizar.

Ao ser um headset com conector analógico (Jack 3.5mm), a qualidade de som dos Arctis 3 depende muito do dispositivo ao qual estão ligados.

Apesar de hoje em dia a maioria dos PC’s mais recentes já possuírem placas de som onboard com qualidade suficiente para este tipo de headsets, o facto é que ainda continuam a existir motherboards cujo as placas de som onboard têm qualidade duvidosa, podendo acabar por prejudicar o som dos Arctis 3.

Nos nossos testes (Realtek ALC1220), a qualidade de som estéreo não desiludiu, sendo muito similar à qualidade que obtivemos com os Arctis 5 ligados por USB, e chegando inclusivamente a ser superior a outros headsets atualmente no mercado.

O mesmo não podemos dizer em relação ao áudio 7.1, pois ao contrário dos Arctis 5 que têm DTS Headphone:X v2.0, os Arctis 3 suportam apenas o Windows Sonic Surround, disponível em PC’s com Windows 10 e na Xbox One. No entanto, o áudio 7.1 deixou-nos desiludidos, sendo que a experiência de áudio que tivemos foi muito inferior aquela que tivemos com o DTS Headphone:X v2.0 nos Arctis 5.

Review Arctis 3 microfone

Passemos para um dos pontos fortes desta gama de headsets, o microfone. Tal como nos Arctis 5, o microfone destes Arctis 3 tem um som igualmente nítido e próximo do real, e o seu cancelamento de ruído funciona bastante bem mesmo sem qualquer tipo de configuração adicional.

Para que percebam a qualidade, podem ouvir os 2 samples de áudio abaixo, o primeiro num espaço sem ruído, e o segundo no mesmo espaço com muito ruído em background.


Por fim, é importante voltar a referir que os Arctis 3 não suportam USB, mas sim Jack 3.5mm.

Review Arctis 3 Cabos

Existem 2 formas de ligar o headset: jack 3.5mm de 4 polos que permite reproduzir som e utilizar o microfone com apenas um jack 3.5mm, ou através da extensão de cabo com 2 saídas jack 3.5mm, uma para microfone e outra para o áudio, ideal para PC’s. Como tal, os Arctis 3 suportam qualquer dispositivo que tenha entradas jack 3.5mm, como é o caso dum PC, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Smartphones, Tablets, entre outros.

Software, ou a ausência do mesmo?

Hoje em dia é raro encontrar um produto destinado ao mercado gaming que não tenha integração com algum tipo de software, no entanto, é esse o caso dos Arctis 3.

Ao terem um conector analógico, os Arctis 3 não suportam qualquer tipo de software de gestão, pelo que não é possível realizar uma serie de ajustes que consideramos importantes, como personalizar o equalizador de áudio, o nível de intensidade do microfone, ou até mesmo o nível de cancelamento de ruído do microfone.

Ainda assim, dependendo da placa de som que for utilizada, é normalmente possível realizar alguns ajustes ao áudio e ao microfone, no entanto, os resultados variam sempre consoante as capacidades do hardware ao qual o headset está ligado.

Veredito Final

À semelhança da restante linha Arctis, os Arctis 3 são um headset muito equilibrado em todos os aspetos: oferecem um conforto fantástico, têm um microfone bastante bom, um design moderno e simplista, e uma boa qualidade de som.

Review Arctis 3 Fim2

Por cerca de 70€ na Amazon, é fácil afirmar que este headset é um dos melhores a nível de preço/qualidade, no entanto, se estiverem dispostos a gastar um pouco mais, devem considerar os Arctis 5 por vários motivos: conectividade USB ou Jack 3.5mm de 4 polos, som 7.1 superior, possibilidade de personalizar as configurações de som e microfone, e ainda LED’s RGB nos auriculares.

De qualquer forma, se têm uma boa placa de som no vosso PC, e querem gastar o mínimo possível num headset que seja suportado em praticamente todas as plataformas, os Arctis 3 são uma das melhores opções a nível preço/qualidade atualmente no mercado.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Conforto
Audio
Microfone
Preço/Qualidade
Final Score