Review SteelSeries Apex Pro TKL Wireless 2023

SteelSeries Apex Pro TKL Wireless 2023, Review em Português

SteelSeries Apex Pro TKL Wireless 2023, Review em Português
Um Super Teclado, com um GRANDE preço.
Este Apex é um teclado mecânico muito completo, com teclas PBT, base em alumínio, iluminação RGB potente, e alguns extras, tais como, um descanso para o pulso, controlo multimédia, e vários tipos de ligação. Mas a melhor característica são os seus switches variáveis, que são fantásticos para jogar. Ainda assim, por 270 euros, tem alguns aspetos a considerar.
Design
90
Performance
90
Ecossistema
70
Qualidade/Preço
70
O Melhor
Construção sólida
Iluminação RGB
Switches OmniPoint 2.0
Mini display com roda de volume
Descanso magnético para o pulso
Boa conectividade
O Pior
Switches não removiveis
Nem todos os switches são OmniPoint.
Bugs no SteelSeries GG
Duração da bateria
80
Recomendado

No final deste ano, a SteelSeries lançou o seu novo modelo emblemático, o Apex Pro TKL Wireless 2023. Estou a testar este teclado há algumas semanas e sim, é ótimo, mas será que vale a pena tendo em conta o seu preço de 269 euros? É isso que vou tentar explicar com esta review.

Review SteelSeries Apex Pro TKL Wireless 2023

Design e usabilidade

Já passou algum tempo desde que experimentei um teclado mecânico da SteelSeries, mas este chamou-me instantaneamente a atenção. É um teclado sólido, robusto e bastante premium, mas faltam-lhe pequenas coisas para o diferenciar ainda mais das suas versões anteriores.

Review SteelSeries Apex Pro TKL Wireless 2023 3

O desenho em si é muito familiar ao Apex Pro TKL, embora agora sem fios. O ecrã monocromático continua no canto superior direito, com a roda de seleção que permite para aumentar ou diminuir o volume multimédia, juntamente com um botão que lhe permite parar, continuar ou rebobinar o que estivermos a reproduzir.

Este ecrã permite adicionar uma imagem ou GIF à escolha, sendo que também pode ser utilizado para mostrar o estado do PC. Ao manter o botão pressionado, aparece um menu que permite alterar perfis, gravar macros, controlar a iluminação do teclado e também a força de ativação dos switches OmniPoint.

As keycaps são PBT, mas seria bom se algumas delas tivessem uma cor distinta (ESC, ou W,A,S,D, por exemplo). Além disso, também vem incluído um apoio para os pulsos de borracha muito confortável, mas que se suja facilmente e, se tiver animais de estimação, terá sempre algum cabelo. Em todo o caso, devo salientar que sem este acessório, a minha experiência não seria tão positiva, uma vez que estou habituado a teclados de baixo perfil.

Já a sua iluminação é espantosa. Com o brilho no máximo, conseguem ver todas as cores sem qualquer problema, e à noite, é um espetáculo de luzes… porreiro!

Review SteelSeries Apex Pro TKL Wireless 2023 7

Na parte de trás do teclado encontramos o conector USB C, bem como um botão para o ligar ao dongle via wireless 2,4 Ghz ou Bluetooth. Por baixo, existem várias tiras de borracha para evitar que o teclado escorregue, bem como dois suportes que permitem definir dois níveis de altura.

Por 250€, este não é o teclado mais bonito que se pode comprar, mas o básico está lá, para que o possamos personalizar. A conectividade e switches são as duas coisas que distinguem este teclado da concorrência, e são os pontos-chave que farão a diferença na hora de optar pela compra.

Desempenho

O Apex Pro TKL Wireless é um teclado feito para jogadores, mais precisamente para aqueles que precisam de uma força de ativação baixa em títulos competitivos. O tempo de resposta sem fios é impecável graças à sua conectividade de 2,4 Ghz, mas a baixa força de ativação deve-se aos seus switches OmniPoint 2.0.

Review SteelSeries Apex Pro TKL Wireless 2023 interruptores

De uma forma simples, estes switches permitem ajustar a distância na qual queremos que uma certa tecla registe o toque – de 0,2mm a 3,8 mm. Isto faz com que possamos melhorar um pouco o tempo de reação em títulos competitivos, enquanto permite aumentar a força de ativação, evitando toques acidentais ao escrever.

Esta tecnologia é bastante interessante, e torna este teclado bastante versátil para utilizadores que procuram um equilíbrio entre os diferentes tipos de tarefas.

O que a SteelSeries não nos diz, é que nem todos os switches são OmniPoint. Os switches de função na parte superior, e de navegação à direita, utilizam os red switches lineares da marca. Pessoalmente, não acho que isto seja um problema, uma vez que não são muito utilizados para jogos, mas ainda assim, por 270 euros, seria de esperar que estes também fossem OmniPoint.

Ainda assim, é um teclado que oferece uma boa experiência de escrita. É barulhento, como todos os teclados mecânicos, mas o feedback é bom.

Uma coisa que pode ser melhorada é a duração de bateria. Durante a maior parte do tempo, utilizei-o com o brilho definido num valor medio, e a sua duração foi de 3 a 4 dias de utilização (menos de 40 horas). É verdade que se eu o tivesse utilizado via Bluetooth, melhoraria estes resultados, mas em comparação com a concorrência, é inferior.

Ecossistema

Nos últimos dois anos, a SteelSeries tem mudado muito a sua aplicação. Antigamente, servia apenas para gerir os dispositivos da marca, contudo, atualmente é basicamente um Hub onde se podem ver as notícias da marca, bem como gerir múltiplos produtos da SteelSeries.

Continua a ser uma aplicação completa e que nos permite fazer tudo. Ainda mais com estes switches que, graças à sua capacidade de alterar o nível de atuação, permite criar 2 ações sobre a mesma tecla:

Podemos também fazer outras coisas, tais como criar Macros, editar a iluminação do teclado ou mesmo instalar aplicações que irão mostrar o estado do PC no pequeno ecrã do teclado. É uma aplicação muito completa, mas em várias ocasiões impediu-me de utilizar o teclado quando em primeiro plano, e também falhou na hora de sincronizou as alterações de configuração com alguma frequência.

Veredicto e Alternativas

Sendo um teclado premium, espera-se teclas PBT, uma base de alumínio, iluminação RGB potente, e alguns extras, tais como um apoio de pulso, controlo multimédia, e vários tipos de ligação. Este Apex Pro TKL tem tudo, o que é bastante porreiro, mas ainda assim, questiono se vale mesmo a pena.

Os switches OmniPoint 2.0 dão-nos algumas funcionalidades únicas, mas não estão por todo o teclado; o software da SteelSeries é mais abrangente do que nunca, mas também começa a ter mais bugs; e a bateria com a iluminação RGB ligada, não chega para uma semana completa de utilização.

Estes são detalhes que não diminuem o mérito merecido, mas a verdade é que nesta gama de preços não podemos deixar passar nada. Ainda assim, é o melhor teclado que já testei até à data, e é por isso que recebe o selo “Recomendado” da NewEsc.

NewEsc Sello Final Recomendado 2

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Performance
Ecossistema
Qualidade/Preço
Final Score