Steelseries_Apex_Pro_Wallpaper

SteelSeries Apex PRO, Review em Português

Excelente construção e rendimento
A SteelSeries criou o melhor teclado do ano. O mais interessante, completo e elegante que já vimos. Não é perfeito, especialmente por este preço, mas tem tantas coisas que gostamos que, se tiverem o dinheiro, será um prazer utilizar.
Design
95
Ergonomia
90
Performance
95
Personalição
95
Qualidade/Preço
80
O bom
Construção sólida
Design das teclas sólido e suave
Switches com força personalizável
Ecrá OLED personalizável
Memória integrada
O mau
Sem Layout em PT
Cabo bastante grosso
Nem todas as teclas são OmniPoint
Sem teclas Multimédia
91
Recomendado

A SteelSeries é um fabricante dinamarquês de periféricos e acessórios para jogos: headset, teclados e tapetes; mundialmente conhecido pela qualidade dos seus produtos. Embora se tenha focado mais no mercado americano, continua a crescer pela Europa, e mais precisamente Portugal.

Recentemente lançaram um teclado que nos cativou por muitas razões: qualidade, iluminação, robustez, extras interessantes e switches ópticos. Estamos a falar do SteelSeries Apex PRO que analisamos nesta review.

Características

PeriféricoSteelSeries Apex Pro
Dimensões436,7 x 139,2 x 40,3mm
MaterialLiga de alumínio aeronáutico inquebrável
Peso975 gr
SwitchesSwitch OmniPoint mecânicos ajustáveis
Vida útil100 milhões de pulsações
Ponto de Actuação0.4mm a 3.6mm
Anti-Ghosting100,00%
Tempo de resposta0.7ms
IluminaçãoRGB personalizável em cada tecla
UltrapollingSim
MacrosNão
Descanso de pulsoSim, magnético 
SoftwareSim, SteelSeries Engine

Diseño

Sempre que compramos um computador, ou usamos um portátil, há algo que temos que manter sempre por perto: o teclado. Podemos usar qualquer um de baixa qualidade, embora a experiência final não será a mesma. Se o que estamos a procura é de um dispositivo que ofereça uma qualidade incomparável e um monte de recursos, o SteelSeries Apex PRO é uma boa aposta.

Steelseries Apex Pro VistaFrontal

Este teclado mecânico está construído sobre uma placa de alumínio e, ao invés de ter o acabado em preto, tem uma capa em prateado que reflete a iluminação RGB, criando uns bonitos efeitos. É um teclado muito leve tendo em conta o seu tamanho, pesando menos de 1Kg, o qual é possível graças a sua construção dupla de plástico súper resistente e alumínio.

Quanto às suas medidas, temos um teclado tipo completo com aproximadamente 436 cm de comprimento, por 139 cm de altura e quase 4 cm de altura no seu ponto mais alto, com as pernas de elevação estendidas. Os bordes são bastante reduzidos e a sua curvatura das arestas também o fazem mais fácil de mover e utilizar. Ainda na parte frontal encontramos alguns ímãs que se encontram no interior e permitirão a sujeição do descanso do pulso.

Steelseries Apex Pro Teclado

Temos 104 teclas numa disposição tradicional com um espaçamento entre cada uma de 5 mm, o qual fará que não nos enganemos no momento de pressionar as mesmas. São do tipo PBT e têm um acabamento suave, que os fará sentir que estão a utilizar um teclado muito bem construído e premium. Este acabamento os torna resistentes ao desgaste e também aos ácidos e às manchas produzidas pelos dedos.

A SteelSeries também lhe quis dar o seu toque particular usando seu o logo da marca para a tecla FN. Ao pressionar nesta tecla podemos controlar várias opções do teclado sem necessidade do software, porque as teclas F9-F12 servem para alterar de perfil, criar macros e controlar o brilho da iluminação. Se nos movermos um pouco mais para a direita, temos as teclas de navegação em ficheiros (INS, DEL, HOME, END, PG UP, PG DN) que também são utilizadas para lançar as nossas macros.

Steelseries Apex Pro Vistapantalla

Uma das coisas onde o SteelSeries Apex PRO realmente destaca é no pequeno ecrã OLED que incorpora. Este ecrã é completamente personalizável através de software, pelo que poderão colocar qualquer GIF que quiserem e este será animado. Ao lado temos um botão para controlar o ecrã e a roda superior de metal para controlar o volume.

A roda tem um rugoso e o seu movimento é infinito. A podemos mover para a frente e para trás tanto quanto queremos; por padrão nos servirá para aumentar ou diminuir o volume e, se nós o pressionarmos, servirá para silenciá-lo, uma vez que também tem uma função de clique.

Steelseries Apex Pro VistaTrasera

Na parte de trás do teclado, teremos simplesmente uma conexão USB, localizada entre a tecla ESC e F1. A porta será retroiluminada em branco e ao lado dela teremos um logo da SteelSeries.

Steelseries Apex Pro VistaInferior

Por debaixo do teclado veremos os três suportes de borracha e os pés de elevação com um acabamento de borracha. Também temos diferentes saliências para colocar o cabo, de forma a que podemos escolher por donde queremos que saia, para melhorar assim a organização do nosso Setup.

Steelseries Apex Pro VistaCableado

Aqui encontramos um dos maiores pontos negativos deste teclado, e é que o cabo é muito grosso e rígido, cerca de 5 milímetros e com um acabamento de borracha que não está ao mesmo nível do resto do teclado. SteelSeries parece desgostar dos cabos de malha, pois não são normalmente utilizados nos seus produtos, mas na nossa opinião isto lhes daria um toque mais premium.

Steelseries Apex Pro Reposamunyecas

Em conjunto com o teclado temos este descanso para pulsos magnético que poderemos acoplar ao teclado. Um grande detalhe para todos aqueles que procuram um conforto extra para os seus pulsos, pois é tão confortável que a escrita será um prazer.

Desempenho

No Apex PRO a SteelSeries montou os seus próprios switches, criados e desenvolvidos por eles mesmos, os OmniPoint. Estes interruptores são mecânicos com uma força de acionamento ajustável, uma durabilidade de 100 milhões de pulsações a uma força de accionamento de 45cN e Anti-Ghosting completo com um N-Key Rollover de 104 teclas

As teclas têm que passar por um determinado ponto antes de serem ativadas. Na maioria dos teclados não há como mudar isso, exceto ao mudar os switches, contudo, com o Apex PRO poderemos ajustar essa força de atuação entre 0.4mm e 3.6mm desde SteelSeries Engine. Desta forma, se configurarmos as teclas com o valor de 1, detectaremos a tecla com um simples toque, e se colocarmos o valor de 10, teremos que pressionar a tecla completamente.

Embora todas as teclas sejam mecânicas, nem todas contam nesta configuração – apenas 61. As teclas de função, direcionais, macro e as numéricas não têm estes switches OmniPoint.

Steelseries Apex Pro Velocidad

Tenho usado este teclado por várias semanas e a verdade é que a resposta é imbatível. Para mim, é quase o melhor teclado para escrever que experimentei, tanto pela suavidade das teclas, como pelo seu toque e feedback. Tentei todos os interruptores no mercado e aqueles que mais se parecem são os Cherry MX Red com um toque muito mais suave (pelo menos as 61 chaves OmniPoint), enquanto os outros têm o mesmo toque e feedback como o MX Red.

Tanto jogar como trabalhar, não temos nenhum problema. Bem, isso claro se tiramos o facto de que não temos o Layout em Português, mas não é nada que não nos podamos adaptar com o tempo. E é que, embora jogando não o tenho desfrutado ao máximo, porque não há jogos que utilizem todas as suas funções, ao escrever é um completo prazer.

Steelseries Apex Pro VistaLateral

A capacidade de personalizar o desempenho das teclas nos dá uma ferramenta extra para mudar qualquer tipo de tarefa que executemos, já seja jogando ou escrevendo. É como se tivéssemos, no mesmo teclado, a possibilidade de mudar entre os Switches MX Speed MX e Switches MX Blue.

Firmware

O SteelSeries Apex PRO pode ser usado sem software, embora para tirar-lhe o máximo proveito é recomendado utilizar o SteelSeries Engine. Com este software seremos capaz de o personalizar até a saciedade.

Com este firmware, tal como podem ver no GIF anterior, podemos personalizar todos os aspectos do teclado: uso de cada tecla, iluminação, até mesmo a pressão e desempenho das 61 teclas personalizáveis do OmniPoint. Também podemos criar macros e até mudar o design que aparece no ecrã OLED, desde gráficos e animações que podem mudar de ritmo quando ouvimos música.

Veredicto e Alternativas

Normalmente quando analisamos um teclado, existem sempre coisas que gostamos e outras que nem por isso. Contudo, com este, é difícil encontrar pontos negativos, uma vez que gostamos de quase tudo… menos do preço final de mais de 200€.

Steelseries Apex Pro VistaCompleta

Construção sólida, materiais premium, interruptores ultra-duradouros com personalização de desempenho, mini ecrã OLED personalizável e um rendimento impecável. Não é perfeito, sendo o seu cabo bastante grosso, carece de teclas multimédia e também falta o layout em português que ainda não foi presentado.

Mas mesmo assim, é sem nenhuma dúvida o melhor teclado que tivemos a oportunidade de experimentar. Se estas a procura de algo um pouco mais barato, sempre podes ver a nossa lista dos melhores teclados mecânicos para encontrar outras alternativas.

Editor Chefe

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Ergonomia
Performance
Personalição
Qualidade/Preço
Final Score