Apex5 Capa1

SteelSeries Apex 5, Review em Português

Apex5 Capa1
Quase perfeito
Recomendamos o SteelSeries Apex 5 a todos aqueles utilizadores para os quais a personalização é um dos aspetos mais importantes num teclado, e que querem uma experiência bastante similar a teclado mecânico com switches blue.
Design
90
Ergonomia
90
Desempenho
80
Personalização
90
Qualidade/Preço
70
O Melhor
Qualidade de construção
Altamente personalizável
Descansa pulsos magnetico
O Pior
Não vem com keypuller
Preço elevado para teclado hibrido
84
Recomendado

No final de 2019, a SteelSeries lançou uma linha de periféricos “low cost”, de forma a ter uma oferta de produtos com a sua qualidade habitual, mas a preços mais acessíveis. Desde então, já tivemos oportunidade de fazer review a todos os produtos desta nova gama, faltando apenas falar do SteelSeries Apex 5, o único teclado híbrido da marca.

Design

Dentro da caixa encontramos o Apex 5 com switches híbridos e layout US (infelizmente não existe layout PT-PT), juntamente com o acessório magnético de descanso para pulsos, e o seu manual de utilizador. O seu design segue a mesma linha que a restante gama de teclados Apex, um design simples e bonito.

Apex5 conteudo

A base do teclado é feita de plástico de alta qualidade, enquanto a parte superior é em metal, oferecendo uma boa sensação de solidez, e uma sensação bastante agradável ao toque. Já em relação ao peso, estamos perante um teclado com aproximadamente 925g, um peso normal para um teclado destas dimensões, e com esta qualidade de construção.

Apex5 Superior

Para quem segue as nossas reviews, sabe que um dos aspectos que temos sempre em conta, é a facilidade com que podemos limpar o teclado, uma vez que os teclados acabam por ficar cheios de pó e sujidade com o passar do tempo.

Apex5 Lateral

Nesse aspeto, o Apex 5 é bastante fácil de limpar, devido ao seu design que coloca os switches exatamente ao mesmo nível que a base de alumínio, não existindo nenhum lugar onde o lixo se possa acumular, ou onde seja difícil limpar.

Um dos pontos fortes deste teclado é a personalização da iluminação RGB, bastante similar aquilo que geralmente encontramos em teclados mecânicos de preços superiores.

Apex5 RGB

Em primeiro lugar, o facto do Apex 5 utilizar switches mecânicos, faz com que a sua iluminação funcione exatamente da mesma forma que qualquer outro teclado mecânico, ou seja, a iluminação é feita individualmente em cada switch. Em segundo lugar, e como vamos falar mais à frente, através do software é possível realizar uma personalização RGB bastante avançada, sendo que existem muitas animações e pequenos aspetos configuráveis.

Na parte traseira do teclado existe as quatro borrachas habituais, juntamente com os apoios para elevar o teclado, sendo que os próprios apoios são feitos de borracha. Existe ainda um guia de cabos de três posições. O cabo é feito em borracha e bastante maleável, com uma grossura e comprimento mais que suficientes. Além disso, vem acompanhado de uma pequena fita de velcro que facilita a sua arrumação, e o USB está personalizado com o logo da SteelSeries.

Infelizmente o Apex 5 não vem com um keypuller. Na nossa opinião, algo que falta nesta parte traseira, seria um keypuller integrado, como encontramos em outros teclados muito mais baratos, permitindo assim ao utilizador retirar as keycaps facilmente, seja para substituí-las ou limpar o teclado.

O acessório para descanso dos pulsos do Apex 5 é algo que já conhecíamos (igual ao do Apex 3), sendo que tem um feeling bastante premium, e um sistema de fixação magnético. Apesar de não ser almofadado, é bastante confortável devido à sua textura e material utilizado, permitindo o seu uso durante longas horas sem problemas.

Desempenho e funcionalidades

No que diz respeito ao desempenho, o Apex 5 é um teclado que à primeira vista parece mecânico, no entanto, utiliza um sistema híbrido, que combina switches mecânicos da própria marca, com uma base membrana por baixo. A nível de características técnicas, os switches têm um curso total de 4mm, sendo que atuam aos 2mm, com uma força de 50cN. Como é habitual em switches mecânicos azuis, estes também têm características táteis e audíveis (click).

Explicando de uma forma simples, a SteelSeries combinou switches mecânicos com uma base em membrana, com o principal objetivo de reduzir os custos de produção e tornar o Apex 5 mais barato (aspeto que vamos falar mais à frente). No que diz respeito à atuação dos switches, funciona de forma igual aos teclados membrana, ou seja, existe uma membrana que está por baixo do switch, que ao ser pressionada fecha o circuito e ativa a tecla.

Apex5 Switches

Se inicialmente tínhamos receio que a nossa experiência de utilização pudesse ser dececionante, após várias semanas de trabalho e muitas horas de jogo com o Apex 5, ficamos com uma opinião contraria. É um teclado bastante confortável de utilizar, e nunca tivemos problemas de maior com o registo das teclas, seja a escrever ou a jogar, sendo que apesar de estarmos habituados a utilizar teclados mecânicos no dia a dia, não notamos grandes diferenças ao mudar para o Apex 5.

Mas existem desvantagens e limitações. Em algumas situações pontuais notamos que ativávamos teclas como o “W”/”S” enquanto jogávamos, antes mesmo de sentir o “click” do switch, algo que não aconteceria com um teclado mecânico. Além disso, ao utilizar uma membrana, a durabilidade dos switches é de 20 milhões de cliques, e o anti ghosting sofre exatamente das mesmas limitações que um teclado membrana, ainda que isso não seja um problema para a maioria das pessoas.

Como é possível ouvir, o Apex 5 produz um ruído agradável e característico de switches azuis.

Ao contrário de outros teclados com múltiplas teclas dedicadas, o Apex 5 conta apenas com duas teclas para funcionalidades multimédia: um botão multifunções que permite reproduzir/pausar/mudar de música, consoante o numero de cliques, e ainda um scroll que permite ajustar o volume do sistema rapidamente. Além destas duas teclas multimédia, existe uma serie de teclas de função integradas em teclas convencionais: F9-F12 e nas teclas entre o teclado e o keypad numérico, permitindo ajustar a intensidade de iluminação, gravar macros, entre outros.

Apex5 Multimedia

Ainda no campo de funcionalidades, o Apex 5 conta com uma característica única: um pequeno ecrã OLED (a preto e branco) que pode ser personalizado a gosto do utilizador, seja com gifs, imagens estáticas, ou até mesmo informação do sistema ou do jogo que estamos a jogar, tudo isto através do software do teclado.

Software

Sendo o Apex 5 um teclado SteelSeries, era de esperar que fosse suportado pelo SteelSeries Engine 3.

A utilização do Engine 3 não é obrigatória, no entanto, recomendamos a sua instalação, pois só assim conseguirão tirar proveito de todas as funcionalidades que o teclado tem para oferecer.

Enigne3

Através do Engine 3 podemos criar macros, personalizar a iluminação RGB individualmente para cada switch, e escolher também entre uma grande quantidade de efeitos de iluminação. Também é possível personalizar outros aspetos da iluminação, como os efeitos/iluminação a utilizar quando o teclado fica em “standby”, ou seja, sem ser utilizado durante algum tempo, a cor das teclas de bloqueio como “caps lock” ou “num pad” quando estão ativados, entre outros. Todas estas configurações podem ser gravadas diretamente na memoria do teclado, num máximo de 5 perfis onboard.

Além de tudo isto, o Engine 3 permite realizar a integração dos periféricos com vários softwares, como o Discord, e com jogos, como o CS GO, Minecraft ou League of Legends, permitindo utilizar a iluminação RGB para alertas, ou melhor do que isso, utilizar o pequeno ecrã embutido no teclado para mostrar estatísticas de jogo, personalizáveis pelo utilizador.

Por fim, o Engine 3 é importante para que possam fazer upgrade ao firmware do teclado, corrigindo assim eventuais problemas que possam existir, ou até mesmo introduzir novas funcionalidades.

Veredicto e Alternativas

O SteelSeries Apex 5 é um teclado excelente a nível de qualidade de construção e funcionalidades, tendo como ponto forte a sua vasta personalização e o pequeno ecrã que o distingue de outros teclados na mesma faixa de preços.

Ainda assim, achamos que o facto de ser um teclado híbrido, e de não ter layout português, juntamente com o seu preço de 129.99€ em Portugal, torna-o pouco competitivo, especialmente quando o objetivo da marca ao construir um teclado híbrido foi o de reduzir os custos de produção. Por este preço, e até mesmo por preços bastante inferiores, é possível comprar um teclado mecânico com switches Cherry e boa qualidade de construção, apesar desses teclados não terem uma componente de personalização tão boa e completa como este Apex 5.

Dito isto, recomendamos o SteelSeries Apex 5 a todos aqueles utilizadores para os quais a personalização é um dos aspetos mais importantes num teclado, juntamente com a experiência de um teclado mecânico com switches blue. Se o aspeto da personalização não for uma prioridade, então existem boas alternativas mais baratas, e mecânicas, como o Krom Kernel com switches Outemu Red e layout PT-PT, ou se querem definitivamente switches azuis, o HyperX Alloy FPS Pro, com switches Cherry MX Blue.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Ergonomia
Desempenho
Personalização
Qualidade/Preço
Final Score