Aerox 5 WL Capa

SteelSeries Aerox 5 Wireless, Review em Português

Aerox 5 WL Capa
SteelSeries Aerox 5 Wireless
Um rato extremamente versátil e adaptado a todos os tipos de utilização e géneros
O SteelSeries Aerox 5 Wireless é um rato versátil, adequado para todos os tipos de usos e géneros, não só devido ao seu desempenho, mas também devido às opções de conectividade e ao número de botões. Além disso, o facto de ter algumas características interessantes, tais como um peso de apenas 74g, uns skates PTFE virgem, ou certificação IP54, faz deste rato uma opção ainda mais interessante.
Design
95
Ergonomia
80
Desempenho
85
Autonomia
80
Personalização
82
Conectividade
90
Qualidade/Preço
78
Review dos Leitores0 Votes
0
O Melhor
Excelente desempenho
Conectividade wireless 2.4Ghz, Bluetooth 5.0 e por cabo
74g de peso
Skates de alta qualidade
O Pior
Dificuldade em utilizar alguns dos botões
Não é um bom rato para mãos pequenas
Problemas com a configuração RGB quando o software não está a ser executado
Dongle de grandes dimensões
84
Recomendado

Apesar da escassez de componentes, este tem sido um bom ano a nível de lançamentos, em especial para a SteelSeries. Um desses lançamentos é o novo Aerox 5 que tivemos a oportunidade de analisar.

Review SteelSeries Aerox 5 Wireless

Design e conteúdo

O Aerox 5 Wireless segue a mesma linha de design que o seu irmão mais velho, o Aerox 3 Wireless, mantendo um design perfurado que tem como objetivo a redução do seu peso, mas que ao mesmo tempo dá-lhe um aspeto diferenciador.

No geral, é um rato versátil e equilibrado, não só devido ao seu tamanho e formato, mas também devido à quantidade de botões, que é superior aquela que costumamos encontrar em ratos deste género. Em relação ao tamanho e formato, o Aerox 5 é um rato desenhado para destros, e agarres do tipo claw ou palm, sendo, na nossa opinião, mais apropriado para utilizadores com mãos grandes.

Aerox 5 WL Unboxing

O Aerox 5 Wireless é feito em plástico ABS, com uma textura agradável ao toque que lhe confere um agarre excelente. Além disso, o facto de utilizar um design perfurado, em conjunto com o plástico, faz com que pese apenas 74g. Não é o rato mais leve do mercado, mas podemos o considerar bastante leve, especialmente se tivermos em conta a quantidade de botões.

Aerox 5 WL Superior

Em relação à qualidade de construção, não só é um rato com uma construção bastante solida, como tem a particularidade de ter certificação IP54, o que lhe confere resistência à água, pó e outros detritos, algo importante num produto cujo os componentes internos estão expostos a elementos externos.

Olhando para as laterais, encontramos uma das suas particularidades em relação a outros modelos similares, a quantidade e disposição dos botões. Ao todo, temos 9 botões, sendo que só na lateral esquerda temos 5 deles.

Primeiro, temos os típicos botões de avançar e retroceder páginas, que não só têm a posição e tactilidade ideal, como têm um formato muito melhor que aquele que encontramos no Aerox 3. No entanto, a nossa opinião sobre os restantes 3 botões não é tão positiva por diversos motivos.

Em relação ao botão cinzento, dependendo da forma como agarram no rato, e do tamanho da vossa mão, é possível que tenham de ajustar o polegar para a frente cada vez que o quiserem ativar. Depois, temos ainda o botão superior, que tem a particularidade de ser na realidade dois botões, podendo ser ativado ao ser carregado de cima para baixo, e de baixo para cima.

O problema que tivemos com este design, é que revelou-se complicado pressionar o botão de baixo para cima sem levantar o lado esquerdo do rato. Isto é algo que nem todas as pessoas irão reproduzir, pois dependerá da forma como cada um agarra o rato, e do tamanho da mão, contudo, é um facto que estes botões não nos convenceram em absoluto.

No que toca a iluminação RGB, o Aerox 5 Wireless pode ser personalizado em 3 zonas distintas, sendo que a iluminação é mais pronunciada na parte traseira.

Já na parte inferior, a iluminação é bastante intensa ao longo de toda a base do rato. Além disso, existe também uma espécie de linha que percorre a zona traseira, e que fica também iluminada consoante a configuração de cada zona (não é possível configurar a linha em separado).

Ainda na parte inferior, encontramos os skates de PTFE virgem, que não só se encontram colocados em ambas ambas as extremidades, como também ao redor do sensor, oferecendo um deslizar excelente em qualquer tapete. Além disso, temos também o botão para mudar entre os modos de funcionamento (Bluetooth / off / wireless), que é grande e fácil de mudar de posição.

Para terminar, a caixa também inclui um dongle Type-C, juntamente com um adaptador e um cabo mesh. Apesar do cabo não ser um elemento muito importante num rato wireless, este é bastante maleável e leve, oferecendo uma boa experiência de utilização caso o queiram utilizar, por exemplo, enquanto carregam.

Já em relação ao dongle, continuamos a ter um dongle com conexão Type-C de grandes dimensões, o que pode não agradar todas as pessoas. Contudo, o facto de trazer um “adaptador”, faz com que possamos colocar o dongle mais perto do rato, evitando assim interferências wireless. Além disto, é pena não existir uma zona no rato onde possamos guardar o dongle de forma a facilitar no transporte.

Desempenho

Semelhante aos últimos modelos wireless da marca, o Aerox 5 Wireless vem equipado com o SteelSeries TrueMove Air, que aparenta ser baseado no PixArt 3335, ainda que personalizado pela marca.

A nível técnico, este sensor permite ajustar os CPI entre um mínimo de 200 e um máximo de 18.000, em incrementos de 100, com uma aceleração máxima de 40G e uma velocidade de 400 IPS. De resto, a taxa de atualização é a tradicional de 1 ms (1000 Hz), podendo ser reduzida para poupar bateria.

Já no que toca à conectividade, estamos perante um rato versátil, uma vez que o podemos usar Bluetooth 5.0, cabo, ou wireless 2.4GHz, sendo que este ultimo é onde conseguimos explorar todo o seu potencial.

Aerox 5 WL Sensor

Este tem sido o nosso rato de trabalho e gaming ao longo das ultimas semanas, sendo que a maioria das horas de utilização foram feitas com conexão wireless 2.4GHz. Durante todo este período, não reproduzimos problemas de tracking, spin out, ou falhas na conectividade.

Nota: durante os nossos testes tínhamos a aceleração do rato, no Windows, desabilitada, e sempre que possível, utilizamos as opções de “raw input” nos jogos testados (ex: cs go).

Em relação à bateria, o seu desempenho não foi surpreendente, ainda que não seja mau. A marca anuncia até 180 horas, no entanto, esta autonomia só é possível com conectividade Bluetooth, uma vez que em wireless, e com iluminação ativa, o tempo é reduzido para menos de metade disso.

Aerox 5 WL Superior3

Se desligarem a iluminação RGB é fácil atingir perto das 80 horas em wireless 2.4GHz. Além disso, a boa noticia é a de que o seu carregamento é bastante rápido, sendo que em 15 minutos de carregamento temos carga suficiente para um dia de trabalho, ou para umas boas horas de gaming.

Por fim, os switches têm uma duração estimada de 80 milhões de cliques, sendo que todos os 9 botões são bastante consistentes e uniformes a nível de sensação. Podem ouvir o som gerado por cada um dos botões no vídeo abaixo (ativem o som).

Software

Tal como os restantes periféricos da SteelSeries, o Aerox 5 Wireless é suportado pelo SteelSeries GG. Este novo software contem uma serie de funcionalidades, como o moments, ou o sonar, no entanto, para esta review apenas interessa a componente chamada Engine, pois é através dessa componente que podemos personalizar o Aerox 5 Wireless.

Através do Engine podemos configurar as funcionalidades dos botões, o que é importante para configurar os botões adicionais, uma vez que por defeito vêm configurados como F1, F2 e F3. Além disso, é possível configurar muitas outras opções como os níveis de CPI, a iluminação RGB, ou até funcionalidades de poupança de bateria.

Aerox 5 WL Engine

Um aspeto curioso é o de que, tal como o Aerox 3 Wireless, o Aerox 5 Wireless aparenta não gravar a configuração RGB na sua memoria interna, uma vez que ao parar o processo do SteelSeries GG a iluminação é alterada. A boa noticia é que se desligarmos a iluminação e fecharmos o software, a mesma mantém-se desligada.

Para finalizar, achamos que o software deveria ter uma opção para notificar o utilizador em relação ao nível da bateria, dado que o único método de notificação atual é através da iluminação do rato que pisca em vermelho quando está perto de terminar.

Conclusão

Com um preço de 149,99€ na loja oficial, o SteelSeries Aerox 5 Wireless é uma boa adição ao portefólio da marca, sendo um rato bastante versátil e adaptado a todos os tipos de utilização e géneros, não só devido ao seu desempenho, mas também devido as opções de conectividade e à quantidade de botões. Além disso, o facto de ter características interessantes, como um peso de apenas 74g, uns skates PTFE virgem, ou certificação IP54, faz deste rato uma opção ainda mais interessante.

Contudo, devido ao seu tamanho e formato, este não seria a nossa primeira escolha se aquilo que querem é um rato para jogar única e exclusivamente FPS, ou para jogar apenas MMORPGs, pois para tal existem escolhas mais interessantes, até mesmo da própria marca, como o Aerox 3 Wireless ou o Aerox 9 Wireless. Ainda assim, se querem um rato que seja um misto de ambos, o Aerox 5 Wireless é exatamente isso.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Ergonomia
Desempenho
Autonomia
Personalização
Conectividade
Qualidade/Preço
Final Score