A Sony ainda procura uma forma de se impor no mercado de smartphones, e as próximas apostas passam pelo novo Sony Xperia XZ2 como flagship e a renovação da gama Xperia XA, que em 2017 perdeu pela aposta em processador Mediatek e com algumas queixas na performance da câmara.

Em 2018 a Sony irá apostar nos smartphones sem moldura, ou pelo menos, com moldura extremamente fina. Nestes a tecnologia do painel usado é Sony Xperia A Edge, que apresenta um ecrã curvo à semelhança do Infinity do Samsung Galaxy S8.

A Sony estará presente na CES 2018 já no inicio de Janeiro, onde deverá revelar os seus planos para o novo ano bem como alguns dos novos produtos. Contudo, as principais revelações no segmento de smartphones da companhia deverão estar reservados para os finais de Fevereiro, na MWC 2018.

Neste evento a Sony deverá revelar o seu novo smartphone, equipado com o mais recente processador da Qualcomm, o Snapdragon 845. Depois das surpresas que foram o A11 Bionic da Apple e o Kirin 970 da Huawei, principalmente quanto à inteligência artificial, muito se espera do novo Snapdragon.

Resta aguardar pelas especificações do novo Sony Xperia XZ2 que deverá contar com um modelo mínimo, ou na versão compacta, de 4GB de RAM e 64 GB de armazenamento, e já com uma versão de 6GB de RAM e 128GB acompanhando as tendências dos flagships recentes da concorrência.

O Sony Xperia XA2 Ultra deverá chegar também chegar na MWC 2018, e com um SoC diferente, o Snapdragon 630 ao invés de incorporar um processador Mediatek, o Helio P20, uma das principais queixas à versão de 2017 deste modelo.