O final de 2017 trouxe-nos os processadores A11 Bionic da Apple e Kirin 970 da Huawei, muito voltados para potenciar o uso de inteligência artificial com capacidade NPU, lançando assim as bases para o que podem ser os novos processadores da Qualcomm e Samsung a lançar agora no início de 2018.

Além do Snapdragon 845, a Samsung tem mantido a aposta nos seus processadores Exynos, e na nova série destes veremos melhor capacidade de processamento de aprendizagem, acompanhado de melhores velocidades em termos de conectividade.

Para isto a companhia incorporou o seu novo Exynos 9810, a 2ª geração no processo de 10nm, com o primeiro modem 6CA LTE, para suportar velocidades gigabit mais rápidas.

O novo modem 6CA LTE, com velocidades 1,2 Gbps, tornará mais fácil uma série de experiências como a emissão de vídeos em alta resolução (UHD) ou mesmo em formatos mais novos como vídeos em 360º, com velocidades de uplink de 200 Mbits.

Quanto à capacidade de IA servirá principalmente para melhor processadmento de imagem, o que permitirá melhor fotos, vídeos e melhor reconhecimento facial.

O Exynos 9810 será exibido na CES 2018 entre os dias 9 e 12 de janeiro

Outra melhoria notável é no campo do processamento de imagem de forma dedicada e com MFC melhorado. Desta forma o tratamento da imagem, quer em fotografia quer em video, será mais rápido e eficiente em termos de energia. O resultado disto para os utilizadores será uma utilização melhorada com estabilização de imagem/video em UHD, melhor efeito bokeh/out, etc.

Ben Hur, vice-presidente de marketing da System LSI na Samsung, acredita que este novo processador será um dos principais catalisadores para a inovação nas diferentes plataformas inteligentes na era de AI que se inicia.

Este Exynos 9810 traz ainda melhorias numa série de processos, que visam melhorar o uso geral para o utilizador, com melhor multitasking, velocidades de loading e mudanças entre aplicações mais rápidas.

O processador encontra-se já em produção, sendo muito provável que o vejamos no final de Fevereiro na MWC numa das variantes do Samsung Galaxy S9