PlayStation 5 Wallpaper

Sabes qual é o minijogo mais popular dentro dos Videojogos?

A indústria dos videojogos cativa milhões e não para de crescer. Todos os anos, novos lançamentos seduzem cada vez mais fãs e expandem os limites de um setor que já produz um retorno superior ao de indústrias como a da música e do cinema. Contudo, algo que temos visto mais e mais é como alguns jogos introduzem outro jogos dentro do mesmo… e em muitos casos costumam ser jogos de cartas.

Ao longo da história dos videojogos, cada vez mais títulos recorrem ao poker como inspiração principal ou como o modelo por detrás de pequenos easter eggs ou minijogos adicionais. O poker, de resto, pode em si ser visto como uma espécie de videojogo. Existem cada vez mais sites de poker online em Portugal e a popularidade do jogo tem crescido muito rapidamente no contexto digital. Mas uma coisa é jogar poker a sério, e outra coisa é jogar poker num videojogo.

Hoje, vamos olhar para alguns dos melhores jogos de computador e consola que fazem uso do mais célebre jogo de cartas do mundo.

Red Dead Redemption 2

A maior parte dos fãs de videojogos já ouviu falar da série Red Dead Redemption, produzida pela Rockstar Games. O jogo decorre num formato de open-world semelhante ao da série GTA e tem como objetivo reproduzir o mais fielmente possível o ambiente do velho oeste dos Estados Unidos. E se há uma coisa que não pode faltar num bom western, isso é um bom jogo de poker!

Existem dezenas de filmes de época baseados no velho oeste que recorrem ao poker como inspiração. Mas Red Dead Redemption 2 leva o conceito ainda mais longe, incorporando o poker no seu motor de jogo.
Jogar poker pode não ser a principal missão por detrás do jogo, mas é uma parte inexorável do seu ambiente detalhado e impecavelmente construído. Ao longo da sua jornada americana, os jogadores de Red Dead Redemption 2 têm muitas vezes a oportunidade de se sentar à mesa de jogo e de tentar a sua sorte numa partida de poker, incorrendo assim numa autêntica experiência dos Estados Unidos do final do século 19.

Tales of Vesperia

Produzido pelo Namco Tales Studio, Tales of Vesperia é um RPG lançado em 2008 que, contra todas as expetativas, oferece aos seus jogadores a possibilidade de jogar poker. O videojogo tem como pano de fundo um mundo fantástico e alternativo, em que os cidadãos utilizam um tipo de energia conhecido como blastia para satisfazer todas as suas necessidades.

Tal como acontece com Red Dead Redemption 2, o poker não é uma parte central do enredo de Tales of Vesperia. No entanto, surge como um minijogo divertido que oferece aos jogadores a possibilidade de jogar um jogo de cartas clássico que é muito semelhante (para não dizer idêntico) ao poker. Para jogar poker em Tales of Vesperia, os jogadores devem visitar Nam Cobanda Isle, uma região que se situa na zona noroeste do mapa.

Fallout: New Vegas

Quando um jogo de computador e consola promete oferecer uma versão alternativa e futurística de Las Vegas (então conhecida como ‘New Vegas’) faz apenas sentido que o poker faça parte do enredo. Afinal, o que seria da famosa cidade de Las Vegas sem os seus múltiplos casinos e casas de jogo? Mas Fallout: New Vegas vai um pouco mais longe, desenvolvendo um jogo de cartas completamente original conhecido como Caravan.

Caravan é visto como uma mistura de Blackjack e poker, mas deve muito ao Texas Hold’em na maneira como foi estruturado pelos game designers da Obsidian Entertainment. Mas os vestígios do poker em Fallout: New Vegas não ficam por aqui. Para promover o jogo, a companhia por detrás da série Fallout também lançou uma série de cartões colecionáveis que têm como inspiração central o popular jogo de cartas.

Far Cry 3

Tido como um FPS de referência, Far Cry 3 foi lançado em 2012 e tornou-se num dos maiores sucessos da Ubisoft. Neste videojogo, os jogadores têm a oportunidade de explorar um arquipélago de ilhas tropicais em que não escasseiam inimigos e perigos eminentes. Mas nem toda as ações de Far Cry 3 têm a arma como vetor: num jogo de aventura recheado de momentos de ação, o poker acaba por surgir de forma inesperada como um minijogo extra.

Para jogar poker em Far Cry 3 é preciso ir até Rook Island e encontrar uma mesa de jogo. Tal como acontece em Red Dead Redemption 2, a Ubisoft oferece aos jogadores a oportunidade de disputar uma partida clássica de Texas Hold’em e a experiência acaba por ser extremamente autêntica. Um dos grandes extras do minijogo de poker em Far Cry 3 diz respeito à possibilidade de escolher entre quatro níveis diferentes de dificuldade.

Your email address will not be published. Required fields are marked *