XPG S50Lite Capa1

XPG S50 LITE 2TB, Review em Português

Um SSD Gen4 com velocidades bastante conservadoras
O XPG S50 Lite é um SSD PCIe Gen4 NVMe diferente do habitual, no sentido em que ao contrario da maioria dos restantes SSD Gen4 no mercado, o S50 Lite não tira praticamente proveito deste facto, atingindo velocidades marginalmente superiores a um SSD PCIe Gen3 topo de gama.
Design
95
Desempenho
70
Preço/qualidade
60
Review dos Leitores0 Votes
0
O Melhor
Suporte PCI-Express 4.0
Cinco anos de garantia
Design compacto
O Pior
Velocidades marginalmente superiores a um SSD PCIe Gen3
Temperaturas elevadas com o dissipador incluido
75

Nos últimos anos, os discos SSD têm vindo a substituir os discos mecânicos, sendo que hoje em dia já os encontramos em qualquer computador mais recente. Este facto deve-se aos discos SSD terem um desempenho bastante superior, estarem cada vez melhores e serem cada vez mais acessíveis.

Hoje, temos a oportunidade de vos trazer uma review do XPG S50 Lite, um SSD PCIe 4.0 com algumas características curiosas.

Design e características

O XPG S50 Lite vem numa pequena caixa vermelha com efeito holográfico, juntamente com a imagem do produto na parte frontal, e algumas informações sobre a sua capacidade e restantes características.

Na parte traseira encontramos mais alguma informação, traduzida em diversas línguas, e ainda um código QR que nos leva para a página do produto, onde podemos encontrar as especificações mais detalhadas, descarregar o software, manuais, etc.

Uma vez aberta a caixa, encontramos uma embalagem de plástico transparente com o XPG S50 Lite, juntamente com o seu dissipador em metal que, no caso da nossa versão, vem em separado, ficando o utilizador responsável por decidir se o quer ou não utilizar.

XPG S50Lite Dentro1

A XPG anuncia que este dissipador ajuda a reduzir a temperatura em cerca de 20%, no entanto, à primeira vista temos duvidas que um dissipador com uma quantidade de metal tão modesta consiga dar-nos resultados notáveis, ainda que isso não signifique que não possa ser suficiente. De qualquer forma, acreditamos que o dissipador genérico da nossa motherboard dará melhores resultados.

No que ao XPG S50 Lite diz respeito, estamos perante um SSD com suporte a PCIe Gen4, num formato M.2 2280, e que conta com umas dimensões de 80 x 22 x 3.3mm, sendo que devemos somar mais 1mm de espessura caso instalemos o dissipador incluído na caixa.

O PCB é de cor preta e contem chips de memoria em ambos os lados, totalizando quatro chips, dois de cada lado. Ainda no que diz respeito às memorias, estamos perante memorias com tecnologia 3D NAND TLC, fabricadas pela Micron (rebrading ADATA), juntamente com o modulo de memoria DRAM DDR4.

Para terminar, temos a controladora SM2267G, fabricada pela Silicon Motion, que é a responsável por oferecer conectividade PCIe 4.0×4, e que em teoria permite-nos atingir velocidades de leitura sequencial na ordem dos 3900 MB/s, e de escrita sequencial até 3200 MB/s, velocidades conservadoras para um SSD Gen4.

As especificações técnicas deste modelo são:

Capacidade512GB / 1TB / 2TB
InterfacePCIe Gen4x4
Max. leitura sequencialAté 3900MB/s
Max. escrita sequencialAté 3200MB/s
FormatoM.2 2280
Dimensões80 x 22 x 4.3mm (com o dissipador original)
80 x 22 x 3.3mm (sem dissipador)
Tipo de memoria3D NAND
ControladoraSMI SM2267G
Temperatura de funcionamento0°C – 70°C
TBW (512GB / 1TB / 2TB)370TB / 740TB / 1480TB
Garantia5 anos

Testes

Todos os benchmarks realizados ao longo desta review foram feitos a uma temperatura ambiente de 20ºc, utilizando o seguinte hardware:

CaixaLANCOOL II Mesh Performance
MotherboardMSI B550-A PRO
CPURyzen 5600X
GPUAMD RX6800
RAMCorsair Vengeance RT 3600MHz
PSUCorsair RM850x

Uma vez terminados os benchmarks, e analisados os resultados, confirmamos as nossas suspeitas relativamente à eficácia do dissipador que vem com o S50 Lite, dado que, tal como poderão ver abaixo, o desempenho sofreu imenso devido às temperaturas atingidas, que chegaram aos 72ºc logo nos primeiros segundos.

XPG S50 Lite

Posto isto, decidimos repetir todos os testes com o dissipador incluído com a nossa motherboard, de maneira a avaliarmos a diferença entre ambos os dissipadores e, de facto, confirmamos que essa é a melhor opção, uma vez que as temperaturas máximas atingidas foram de 50ºc, evitando assim qualquer throttling devido a temperaturas elevadas.

Crystaldiskmark 8 – Dissipador XPG

XPG S50Lite CDM

Outros benchmarks (ATTO & ASS) – Dissipador XPG

Crystaldiskmark 8 – Dissipador motherboard

XPG S50Lite CDM2

Outros benchmarks (ATTO & ASS) – Dissipador motherboard

Software

Como qualquer outro fabricante de SSD’s, a ADATA também oferece um software para as suas unidades de armazenamento, o ADATA SSD ToolBox, que nos permite validar o estado de saúde das unidades, informações como temperatura, valores S.M.A.R.T, realizar diagnósticos à unidade, forçar o TRIMM, ou ainda atualizar o firmware do SSD.

ADATASOFTWARE

Contudo, este software deixa bastante a desejar no que à sua interface e navegação diz respeito, sendo que não só apresenta problemas com a própria interface, como encontramos textos não traduzidos. Além disso, o processo de upgrade do próprio software é mau, uma vez que nos pede para desinstalar a versão anterior de forma manual.

Em suma, na nossa opinião estes softwares são completamente desnecessários, especialmente este, uma vez que todas estas informações e funcionalidades (exceto upgrade de firmware) podem ser acedidas através de outros softwares de melhor qualidade.

Conclusão

O XPG S50 Lite é um SSD curioso, pois ao contrário da maioria dos restantes SSD PCIe 4.0 no mercado, o S50 Lite não tira praticamente proveito do facto de ser Gen4, atingindo um desempenho marginalmente superior a um SSD PCIe Gen3 topo de gama.

Além disso, é também importante ter em atenção à utilização que lhe vão dar, uma vez que dependendo da utilização, podem notar problemas de desempenho devido a temperaturas elevadas. Neste aspeto, aconselhamos a utilização do dissipador da própria motherboard, que na maioria dos casos deverá dar melhor resultado.

Em suma, apesar do XPG S50 Lite não ser um mau produto, é um dos SSDs Gen4 mais lentos, e fica bastante complicado recomendarmos a sua compra à data de escrita desta review, já que é possível adquirir outros modelos com um desempenho e eficiência bastante superior, como o Samsung 980 PRO, pelo mesmo preço (S50 Lite – 288€ vs 980 Pro – 315€).

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Desempenho
Preço/qualidade
Final Score