vernee mars pro

Análise ao Vernee Mars Pro [Review]

Design70
Ecrã70
Rendimento60
Autonomia80
Câmaras65
Relação qualidade/preço65
Carga rápida
Autonomia
Preço moderado
Sem NFC
Podia ter melhor desempenho
Sensor de impressões digitais fraco
Fraco brilho de ecrã
Aproveitamento frontal
68

O dispositivo que analisamos hoje não é um smartphone de gama alta, nem pretende ser. Trata-se do Vernee Mars Pro, um dispositivo cuja principal vantagem, é o preço, acompanhado de especificações interessantes, especialmente para utilizadores menos exigentes.

A Vernee é uma marca que, embora faça muitas coisas bem, às vezes deixa um gosto agridoce para certos detalhes.

O Vernee Mars Pro acaba por ser uma tentativa da empresa de obter uma lacuna no mercado de entrada.

Mas será ele capaz? Vamos descobrir.

Vernee Mars Pro: Características

Vernee Mars Pro
Ecrã 5,5″ FullHD, 2.5D
Processador MediaTek Helio P25 Octa Core
RAM 6 GB
ROM 64 GB
Câmara principal Dupla 13 MP
Câmara frontal 5 MP
Bateria 3.500mAh
Dimensões 74x151x7.6 mm, 161 gramos
Outros Leitor de impressões digitais, carga rápida, suporte cartão memória microSD, USB Tipo-C

Em design…

O Vernee Mars Pro é um dispositivo que, sem revolucionar em termos de design, possui alguns elementos que o identificam.

Olhando para ele, verificamos que conta com moldura metálica, onde encontramos na zona inferior a coluna principal, o microfone e um conector tipo USB-C.

Review Vernee Mars Pro NewEsc detalle inferior (FILEminimizer)

Do lado esquerdo possui apenas o slot para cartões SIM (nano + micro), ou para um cartão SIM e um microSD, além das faixas correspondentes às antenas.

Na margem superior, não temos mais do que o conector de entrada de áudio tradicional de 3,5 mm, sem surpresas a esse respeito.

Review Vernee Mars Pro NewEsc detalle borde (FILEminimizer)

Onde temos surpresas é no lado direito onde encontramos, além do botão de energia e dos botões de volume, o leitor de impressão digital do telefone.

A posição deste sensor é algo que depende dos gostos das marcas…

Esta posição lateral, na nossa opinião, é provavelmente a mais desconfortável, pois, por um lado, nem sempre colocamos o polegar ai para segurar o dispositivo, nem é confortável desbloqueá-lo se estiver na mesa ou em repouso no carro.

Além disso, é fácil detectar outras partes da sua mão quando, por exemplo, seguramos o telefone numa posição horizontal.

Outro problema, é a superfície reduzida do leitor que torna difícil reconhecer o dedo, e falamos sobre isso mais adiante.

Review Vernee Mars Pro NewEsc superior (FILEminimizer)

A frente do dispositivo apenas apresenta a câmara, o auscultador e o LED de notificação na zona superior, além dos sensores praticamente escondidos. Enquanto na parte inferior não temos nenhum elemento. Não possui um botão home nem tem botões capacitivos.

Isso não seria problema se a margem inferior tivesse sido utilizada de alguma forma ou se tivesse sido reduzida. No entanto, ele ocupa o mesmo espaço que outros smartphones que integram os botões capacitivos, o botão inicial e o leitor de impressões digitais.

Review Vernee Mars Pro NewEsc borde y botones en pantalla (FILEminimizer)

A parte traseira do dispositivo, metálica, mostra as faixas das antenas, que seguem sua curva e a câmara principal.

Se nos focarmos no ecrã, temos um painel 2,5″ IPS 2.5D, com uma resolução de 1920 x 1080 pixeis (FHD), densidade de 401 dpi e proteção Corning Gorilla Glass 3. Possui bordas ligeiramente curvas que dão uma aparência contínua e agradável à superfície.

É um dispositivo com um peso de 161 gramas, sendo sendo relativamente pesado comparando com outros smartphones. Muitos hoje em dia andam em torno das 145/155g.

Deve notar-se que, especialmente durante o carregamento, as arestas de metal ficam muito quentes. Portanto, se usarem o smartphone enquanto carrega, será normal que este aqueça e o sintam nas vossas mãos.

Review Vernee Mars Pro NewEsc antenas (FILEminimizer)

Desempenho

Nós começamos esta análise por dizer que o Vernee Mars Pro é um dispositivo pensado para utilizadores pouco exigentes. Com essa premissa em mente, e tendo em conta o preço deste dispositivo, devemos ser consistentes com o que exigimos.

Os 6 GB de RAM são enganadores…

A verdade é que, embora tenha 64 GB de armazenamento e 6 GB de RAM, as outras características do Vernee Mars Pro tornam-no um dispositivo destinado a uso básico.

Isso significa que, se o vão usar para tarefas simples do dia-a-dia, seu desempenho será suficiente. Podemos notar ao lançar algumas aplicações que estas podem demorar algum tempo, principalmente se já tivermos outras abertas.

A memória RAM é grande, mas não é rápida

Se exigirem mais do dispositivo, como jogar jogos 3D e com altas taxas FPS, irão sofrer com a lentidão do dispositivo, e aquecimento.

Para comparação, deixamos o resultado do AnTuTu deste dispositivo que. Poderão ver que é bastante modesto.

Vernee Mars Pro Antutu NewEsc

Se analisarmos o desempenho de seus diferentes elementos, também não ficamos muito satisfeitos.

Quanto ao ecrã, este tem uma boa resolução, nitidez e boas cores. No entanto, os níveis de brilho são bastante baixos, mesmo quando tentamos definir para o máximo. Torna-se difícil o visionamento do ecrã em ambientes muito luminosos.

O auscultador para chamadas também deixa muito a desejar, quando comparado com outras experiências que tivemos com outros dispositivos.

Review Vernee Mars Pro NewEsc con caja (FILEminimizer)

No que diz respeito a autonomia, no entanto, o Vernee Mars Pro é interessante. Com uma bateria de 3.500 mAh, temos um smartphone que aguenta facilmente um dia, dia e meio, sem recarregar.

O facto de o próprio dispositivo não ser muito poderoso ajuda a uma autonomia mais eficiente. E este conta também com  carregamento rápido de 9V2A, conseguindo carregar até 20% em apenas 10 minutos, 40% em 20 minutos e 100% em apenas uma hora e meia.

E finalmente, temos que falar sobre o leitor de impressão digital. Este elemento apresenta um comportamento que, após a nossa experiência, deixa muito a desejar por vários motivos.

O primeiro é que ele tem uma taxa de erro muito alta, umas 2 em 3 eles não reconhece a nossa impressão.

Review Vernee Mars Pro NewEsc lector huellas (FILEminimizer)

Como se não bastasse, muitas vezes ao tentar desbloquear o leitor, este nem responde. Em vez de dar erro e pedir PIN, não acontece nada mesmo. Como se estivesse bloqueado com alguma tarefa.

Em suma, o leitor de impressão digital neste dispositivo parece mais uma curiosidade do que algo realmente útil, pois causa mais desconforto do que ajuda, e o utilizador irá provavelmente prescindir da sua utilização.

Review Vernee Mars Pro NewEsc superior 2 (FILEminimizer)

Além do que foi comentado até agora, a conectividade NFC é algo que falta neste dispositivo. É algo que vemos cada vez mais útil, seja para ligar rapidamente a algum periférico ou para fzer algum pagamento. É algo que se torna cada vez mais essencial.

Câmara no Vernee Mars Pro

As câmaras estão boas, sem poder pedir muito mais. A aplicação da câmara precisa claramente de algumas melhorias. Conta com alguns modos interessantes, mas é pouco intuitiva.

Review Vernee Mars Pro NewEsc cámara trasera (FILEminimizer)

A câmara principal com sensor duplo de 13 MP permite gravar videos em 4K, mas sem modos de câmara lenta. Em termos de resultados, as fotografias apresentam níveis decentes de exposição, embora com cores ligeiramente aborrecidas, pouco saturadas, além do brilho limitado da tela quando você vê as fotos.

Em ambientes escuros, as imagens que conseguimos são um pouco menos acentuadas, forçando um obturador mais lento a capturar mais luz, além de mostrar mais ruído pelo ISO.

Podem clicar na imagem abaixo para ver algumas das fotos que tirámos com o Vernee Mars Pro:

Fotos de ejemplo

Quanto à câmara frontal, os resultados são positivos para o uso pretendido, talvez com pouca saturação de cor, mas nada preocupante.

Um ponto que chamou a atenção desta câmara é que, de acordo com as ocasiões, esta é algo lenta a focar.

Em alguns momentos até podemos duvidar se esta funciona ou tem algum problema. Assim fica difícil capturar, de forma rápida, todos os momentos.

Conclusão

O Vernee Mars Pro tem espaço para bastantes melhorias, sem sair da sua gama de preço, antes de se tornar um sério concorrente.

Review Vernee Mars Pro NewEsc general (FILEminimizer)

É claro que estamos a falar de um dispositivo projetado para utilizadores pouco exigentes, e a prova disso também é seu preço. Podem comprar um Vernee Mars Pro por €239 na Amazon, ou €159 na GearBest.

Assim, levamos para casa um dispositivo com 6 GB de RAM, 64 GB de armazenamento, ecrã de 5,5″, leitor de impressão digital, autonomia interessante com o carregamento rápido…

O problema é que, apesar de todos esses recursos, a operação do dispositivo deixa algo a desejar em termos de experiência do usuário.

Especialmente, seu leitor de impressões digitais que é muitas vezes um ornamento em vez de ferramenta.

Certamente, não é uma opção a descartar para utilizadores pouco exigentes e orçamento limitado. Serve para o dia-a-dia.

Mas se procuram algo mais amigo do utilizador, podem procurar por outras soluções nesta gama de preços.

Nutella Man