Unrailed Cover

Review: Unrailed! – A arte de construir linhas de comboio

O Melhor
Excelente experiência cooperativa local
Profundidade surpreendente
Podem convidar amigos que não tenham o jogo
O Pior
Alguns problemas de resposta dos comandos
Experiência sofre um pouco sem voice chat (pior ainda com bots)
80

Vou confessar, um jogo com gráficos estilo Minecraft e cujo objetivo é construírem linhas de comboio para evitar que um comboio descarrile, não parece algo muito interessante mas raios partam se Unrailed não é uma experiência divertida como tudo, especialmente se jogarem Cooperativo Local com amigos.

Unrailed é um jogo com uma enorme simplicidade, mas nas suas profundezas esconde mecânicas que tornam o jogo muito interessante e, permite-vos personalizar a experiência caso queiram uma sessão mais relaxante, intensa ou se quiserem andar às turras com os vossos amigos.

O jogo à vossa medida

Unrailed possui uma série de modos que podem ser jogados localmente com amigos, ou usando o Remote Play do Steam.

Estes modos permitem fazer um jogo rápido com apenas uma estação, um modo infinito em que o comboio vai aumentando de velocidade a cada estação até que eventualmente não vão conseguir acompanhar, um modo Sandbox, que permite testar combinações de carruagens usando os modelos que desbloquearam no modo infinito ou o modo versus que permite competir contra uma equipa adversária para ver quem chega primeiro à estação.

O melhor modo é sem dúvida o modo infinito, que vai gerando novos biomas de forma aleatória ao estilo roguelike e introduz certos obstáculos que vão testar a vossa capacidade de reação e cooperação.

O modo Versus é bastante interessante pois introduz certas mecânicas que permitem sabotar o trabalho dos vossos adversários, como um canhão que faz com que o comboio da outra equipa comece a andar mais depressa.

Unrailed Desert

No modo infinito é possível recolher parafusos dourados que permitem comprar upgrades ou novas carruagens para o vosso comboio.

Estes upgrades permitem aumentar o número de carruagens que podem ter ao mesmo tempo, a quantidade de matéria prima que podem guardar ao mesmo tempo, criar explosivos para destruir vários blocos de pedra de uma só vez, máquinas que recolhem a matéria prima automaticamente ou tanque de água maior que faz com que o comboio demore mais tempo a sobreaquecer.

Entre os vários obstáculos que vão encontrar têm vacas que ocupam o espaço dos carris e vos bloqueiam o caminho, ladrões que vos roubam as matérias primas, camelos que bebem a vossa água e vos obriga a ter de ir buscar mais para apagar incêndios no comboio, etc. Também existem ciclos dia e noite e mudanças de clima que afetam a vossa visibilidade ou o tempo que o comboio demora até sobreaquecer.

Se quiserem uma experiência mais relaxante ou para simplesmente se divertirem com os vossos amigos, podem baixar a dificuldade e fazer das estações pontos de controlo.

Unrailed Night

No entanto, se quiserem testar a vossa rapidez e capacidade de cooperação, podem aumentar a dificuldade, o que fará o comboio mais rápido e colocará mais obstáculos no vosso caminho.

O jogo faz uso do Remote Play do Steam portanto podem ter até mais 3 amigos se fizerem uso de teclado e comandos. A vantagem é que basta uma pessoa ter o jogo para todos poderem jogar. Caso contrário podem procurar jogadores online ou jogar com bots, mas é a experiência menos preferencial.

O jogo também é incrivelmente simples de jogar, apenas têm de mover o personagem, interagir com um botão e têm outro para usar emojis, caso queiram enviar sinais e não estejam com voice chat.

Gráficos, Performance e som

Graficamente, o jogo faz uso do estilo do cúbico do Minecraft. Mesmo sendo um pouco minimal, o jogo é bastante colorido e possui bastante personalidade.

A performance é obviamente bastante boa e apesar de ser possível corrê-lo em qualquer PC e jogar com amigos usando o Remote Play, parece-me que a melhor experiência local (e a ideal) será na Nintendo Switch portanto se tiverem esta consola, talvez queiram considerar adquirir essa versão deste jogo.

A banda sonora do jogo é bastante relaxante e vai mudando de acordo com os biomas, sendo que a minha favorita foi a dos biomas desérticos que faz lembrar os temas dos Spaghetti Westerns de antigamente.

Conclusões

Unrailed é uma fantástica experiência cooperativa e um jogo bastante divertido de jogar com amigos quer de forma local, quer usando o Remote Play com voice chat.

É bastante satisfatório chegar a um ponto em que a vossa equipa está tão coordenada, que por vezes nem precisam de avisar que algo está a correr mal, porque está logo alguém a tomar conta da ocorrência. Brilhante!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Final Score