Review do Ulefone Armor 5

Duro de roer

Design80
Ecrã65
Performance80
Bateria80
Câmaras65
Ecossistema75
Qualidade-Preço80
Altamente resistente
Excelente relação preço/performance
Excelente duração da bateria
Várias funcionalidades high-end
Terminais difícies de aceder
Má performance da câmara
Má otimização da bateria quando em esforço
75

 

Desde que vi a gama Ulefone Armor no MWC em Barcelona, que sempre tive curiosidade de o experimentar. Estes smartphones são, por fora, idênticos aos CAT mas por dentro são muito parecidos e custam quase 5 vezes menos.

Claro que algumas funcionalidades profissionais ficam de fora, mas se fizerem uso destas ferramentas e quiserem um smartphone altamente resistente caso trabalhem ou pratiquem desportos como alpinismo, escalada, etc., então o Ulefone Armor 5 é para vocês.

Aspeto resistente, mas sem descuidar no design

Existem muitas maneiras de tornar um smartphone deste tipo em algo feio. Felizmente, o Ulefone Armor 5 consegue manter um aspeto resistente e funcional, sem ser feio. O ecrã com o notch é algo que já é habitual em smartphones chineses e oferece um bom racio de ecrã/moldura, sendo o tamanho do notch mais parecido com o do iPhone X do que, por exemplo, o que se vê nos Huawei ou Google Pixel.

A traseira apresenta um vidro ao estilo do que se vê nos Honor, capaz de refletir a luz de forma muito interessante, duas câmaras dispostas na vertical e um sensor de impressões digitais. O sensor, preferia que estivesse mais para baixo visto que dadas as dimensões do dispositivo, pode ser desconfortável de utilizar.

Atrás também se encontra uma coluna, uma posição que prefiro se a alternativa for estar na base, mas não tão boa como se estivesse na frente, algo que seria possível visto que existe uma zona não utilizada no ecrã que é um desperdício.

A capa incorporada no dispositivo é bastante elegante, com umas linhas laranjas sob fundo preto que dão um aspeto mais suave. Devido ao facto de possuir certificado IP68, os terminais estão todos protegidos por capas, mas se não tiverem unhas, pode ser um pouco complicado expor a ligação USB Type-C ou o Jack 3.5mm. Mas é o custo de terem um smartphone capaz de trabalhar debaixo de água.

Performance boa para um smartphone a este preço

Podem adquirir o Ulefone Armor 5 por volta dos 160€ em diversas lojas que vendem smartphones chineses. Considerando o preço, a performance não é nada má.

Com um processador Octa Core e 4GB de RAM, é bastante suave navegar pelo sistema operativo, assim como para multitasking. Por vezes, existem uns soluços quando têm muitas aplicações abertas, mas nada que afete o normal uso. Vem também com Android Oreo, numa versão mais pura sem UI personalizada ou aquele bloatware todo que se vê em muitos outros smartphones.

Olhando para o resultado do Antutu e do Geekbench, vemos que realmente se temos um dispositivo média gama, sendo que o seu principal bottleneck acaba mesmo por ser o processador. Ainda assim, como disse, não tem qualquer problema em abrir e trocar entre várias aplicações, ou jogar a maioria dos jogos que estão na PlayStore. Claro que para jogos mais pesados como PUBG ou Fortnite, já temos algumas quedas de FPS, pelo que talvez não o queiram adquirir com esse propósito em mente.

Uma funcionalidade bastante surpreendente para este tipo de smartphones, é a presença de Face ID para desbloquear o dispositivo, apenas olhando para ele, algo que é muito bom e rápido, mas em certas situações de baixa luminosidade não funciona tão bem. O sensor de impressões digitais, por vezes não interpreta bem o dedo e rapidamente esgota as tentativas de desbloqueio.

Câmara medíocre, mas bateria duradoura

A câmara do Ulefone Armor 5 é um pouco medíocre na medida em que, não é propriamente a qualidade das fotos, mas a performance da câmara em si que é muito lenta e pode tornar complicado adquirir os alvos das fotos. No entanto, existem bastantes funcionalidades como o SLR que vos permite controlar a quantidade de desfocagem que o modo retrato e imensas opções no modo de beleza facial.

 

No que toca a bateria, esta dura muito, mas não tanto como estaria à espera para um smartphone com estas especificações. Se passarem o dia a jogar, conseguem chegar ao fim do dia com cerca de 30-40% de bateria. Considerando o ecrã de 720p, imaginava que chegaria ao fim do dia com cerca de 50% de bateria. Isto significa que, ou a bateria não está tão bem otimizada ou o problema vem do sistema operativo.

Ainda assim, considerando que este smartphone é mais para trabalho, ou para vos acompanhar durante atividades de maior risco, consegui mantê-lo ligado durante dois dias com e ainda tinha 60% da bateria, apenas jogando de vez em quando, mas com o wifi/dados e localização sempre ligados.

Conclusões

O Ulefone Armor 5 apresenta um excelente compromisso entre performance/preço. Além disso, apresenta um aspeto muito resistente, com certificado IP68, mas não descuida um design bonito e atrativo. Apesar da câmara não possuir a melhor performance, possui funcionalidades interessantes e a bateria é capaz de durar sem problemas 3 dias em utilização normal, ou 4-5 dias em baixa utilização.

Podem encontrar o Ulefone Armor 5 na eFox por um bom preço, mas se calhar seja conveniente aproveitar os descontos do 11.11 para o comprar.

More Stories
game-of-thrones-season-4-leaked
O que é ser um verdadeiro fã de Game of Thrones: vivendo a narrativa em 360 graus