Neste artigo apresentamos o Ubuntu Phone review, o último e mais recente sistema operativo para telemóveis, que foi apresentado no passado dia 6 de Fevereiro em Londres. Desde então estivemos utilizando este interessante sistema operativo, e queremos agora dar-vos a nossa análise.
A melhor forma de explicar como funciona um sistema operativo, é nada mais e nada menos que utilizando-o e respondendo às perguntas que todos fazem. Por essa razão, neste artigo, respondo algumas das perguntas mais importantes e que todos querem saber uma resposta, ou melhor, uma opinião objetiva. Desde o dia 6 de Fevereiro que uso este terminal, pelo que tudo o que aqui indico é o meu ponto de vista.
Perguntas e Respostas
Qual foi a primeira sensação com este novo sistema: ubuntu phone?
É uma forma completamente distinta de usar um smartphone. Usa-lo é fácil e intuitivo. Contudo, muda muito o conceito de ter a informação que precisamos e para isso os scopes são uma boa ferramenta.
Os scopes são “secções” que podemos personalizar como queiramos: musica, noticias, etc. O mais interessante disto é que recompila informação de diferentes aplicações e a deixa no teu scope. Desta forma organiza e facilita muito a visualização da informação.
Tiveste alguma dificuldade ao principio para entender este novo sistema? Comparando-o com outros sistemas, é mais simples de começar?
É mais fácil começar, mesmo que isto varie de pessoa para pessoa. Contudo, qualquer utilizador de Android, iOS ou Windows Phone sentirá a falta de botões. O funcionamento do sistema requer que nos acostumemos, mas em algumas horas poderemos trabalhar sem qualquer problema.
Contudo, senti um pouco de dificuldade em realizar alguns gestos, já que o ecrã do dispositivo em causa, o Aquaris E4.5 é pequeno. Penso que num ecrã maior não erraria tantas vezes ao ter de mudar de aplicação, ou abrir o menu lateral.
É um sistema em construção, mas isso implica que apenas os conhecedores de ubuntu o usem, ou qualquer um o pode fazer?
Qualquer pessoa o pode usar. Todos aprendemos a usar iOS, Android ou Windows Phone. Ubuntu Phone é um novo sistema, pelo que a aprendizagem também dependerá do tipo de utilizador que sejas, e da vontade que tenhas. É verdade que tem mais limitações, pelo que recomendo que quem quiser experimentar este sistema tenha a mente muito aberta e e não o compre como um telemóvel principal.
Se pudesses trocar alguma coisa, o que seria?
A loja de aplicações! Ubuntu Store é muito limitada. Contudo, trata-se de um sistema relativamente novo, pelo que espero que em pouco tempo aquelas aplicações mais utilizadas pela maioria possam estar ao nosso dispor.
Quais são as suas limitações?
Tem muitas limitações como podíamos esperar. A primeira de todas é que neste momento apenas temos um telemóvel com Ubuntu Phone: Aquaris E4.5. Contudo, a Meizu já referiu que apresentaria o seu modelo com este sistema operativo, o qual tem melhores prestações que aquele, o que pode levar a que mais utilizadores optem por este novo sistema. Outra limitação é a quantidade de falhas que o sistema tem neste momento. Um deles por exemplo é o de tirar screenshoots: cada vez que intentas fazer isso, aparece o sinal de volume.
O quê tem este sistema, que outros não tenham?
Para programadores é uma plataforma muito mais fácil de utilizar para programar aplicações e scopes. Além disso, Canonical e a Comunidade Ubuntu caracterizam-se pela proximidade com os utilizadores, algo que em outros sistemas não vemos tanto.
Os que estão mais entusiasmados com este novo terminal são os programadores e utilizadores de Ubuntu. Além disso, todos sabemos que o seu desenvolvimento realizar-se-á rapidamente, graças a inter-ajuda de todos os utilizadores e do espírito de união que existe na comunidade Ubuntu.
Em relação às atualizações, como funciona este terminal?
Canonical oferecerá uma OTA mensal onde se melhoram as partes do sistema, e além disso, podemos receber updates de aplicações e scopes cada semana. Ao ser um sistema limitado a poucos terminais, as suas atualizações também são mais frequentes, pelo que é um grande ponto positivo.
Comprarias, ou deixarias o teu Android ou iOS por ele? Aconselhas a sua compra?
Sou fã de Ubuntu, e o compraria principalmente para poder utilizar e experimentar este sistema. Fazer parte do seu crescimento desde o principio também é algo interessante, mas também um pouco “Geek“.
Não aconselho a sua compra ao utilizador normal, ou àquele que queira ter tudo a funcionar na perfeição. É um sistema imperfeito, com muitas falhas ainda, mas que pouco a pouco se perfecciona . Também devemos referir que se trata de um dispositivo com características limitadas pelo hardware (o Aquaris E4.5).
O que sim recomendo é comprar um Aquaris E4.5 com Android instalado e esperar até que a bq mostre como realizar a instalação de Ubuntu Phone no dispositivo, e assim poder utilizar os dois sistemas, em dual boot, ou não. Ou caso te queiras aventurar, podes transferir o firmware desde Canonical, e fazer um Hard Reset ao dispositivo.