Ubuntu Phone Review

Ubuntu Phone review: estamos preparados?

Neste artigo apresentamos o Ubuntu Phone review, o último e mais recente sistema operativo para telemóveis, que foi apresentado no passado dia 6 de Fevereiro em Londres. Desde então estivemos utilizando este interessante sistema operativo, e queremos agora dar-vos a nossa análise.

A melhor forma de explicar como funciona um sistema operativo, é nada mais e nada menos que utilizando-o e respondendo às perguntas que todos fazem. Por essa razão, neste artigo, respondo algumas das perguntas mais importantes e que todos querem saber uma resposta, ou melhor, uma opinião objetiva. Desde o dia 6 de Fevereiro que uso este terminal, pelo que tudo o que aqui indico é o meu ponto de vista.

Perguntas e Respostas

Qual foi a primeira sensação com este novo sistema: ubuntu phone?

É uma forma completamente distinta de usar um smartphone. Usa-lo é fácil e intuitivo. Contudo, muda muito o conceito de ter a informação que precisamos e para isso os scopes são uma boa ferramenta.

Os scopes são “secções” que podemos personalizar como queiramos: musica, noticias, etc. O mais interessante disto é que recompila informação de diferentes aplicações e a deixa no teu scope. Desta forma organiza e facilita muito a visualização da informação.

Tiveste alguma dificuldade ao principio para entender este novo sistema? Comparando-o com outros sistemas, é mais simples de começar?

É mais fácil começar, mesmo que isto varie de pessoa para pessoa. Contudo, qualquer utilizador de Android, iOS ou Windows Phone sentirá a falta de botões. O funcionamento do sistema requer que nos acostumemos, mas em algumas horas poderemos trabalhar sem qualquer problema.

Contudo, senti um pouco de dificuldade em realizar alguns gestos, já que o ecrã do dispositivo em causa, o Aquaris E4.5 é pequeno. Penso que num ecrã maior não erraria tantas vezes ao ter de mudar de aplicação, ou abrir o menu lateral.

É um sistema em construção, mas isso implica que apenas os conhecedores de ubuntu o usem, ou qualquer um o pode fazer?

Qualquer pessoa o pode usar. Todos aprendemos a usar iOS, Android ou Windows Phone. Ubuntu Phone é um novo sistema, pelo que a aprendizagem também dependerá do tipo de utilizador que sejas, e da vontade que tenhas. É verdade  que tem mais  limitações, pelo que recomendo que quem quiser experimentar este sistema tenha a mente muito aberta e e não o compre como um telemóvel principal.

Ubuntu Phone Review

Se pudesses trocar alguma coisa, o que seria?

A loja de aplicações! Ubuntu Store é muito limitada. Contudo, trata-se de um sistema relativamente novo, pelo que espero que em pouco tempo aquelas aplicações mais utilizadas pela maioria possam estar ao nosso dispor.

Quais são as suas limitações?

Tem muitas limitações como podíamos esperar. A primeira de todas é que neste momento apenas temos um telemóvel com Ubuntu Phone: Aquaris E4.5. Contudo, a Meizu já referiu que apresentaria o seu modelo com este sistema operativo, o qual tem melhores prestações que aquele, o que pode levar a que mais utilizadores optem por este novo sistema. Outra limitação é a quantidade de falhas que o sistema tem neste momento. Um deles por exemplo é o de tirar screenshoots: cada vez que intentas fazer isso, aparece o sinal de volume.

Ubuntu Phone Review

O quê tem este sistema, que outros não tenham?

Para programadores é uma plataforma muito mais fácil de utilizar para programar aplicações e scopes. Além disso, Canonical e a Comunidade Ubuntu caracterizam-se pela proximidade com os utilizadores, algo que em outros sistemas não vemos tanto.

Os que estão mais entusiasmados com este novo terminal são os programadores e utilizadores de Ubuntu. Além disso, todos sabemos que o seu desenvolvimento realizar-se-á rapidamente, graças a inter-ajuda de todos os utilizadores e do espírito de união que existe na comunidade Ubuntu.

Em relação às atualizações, como funciona este terminal?

Canonical oferecerá uma OTA mensal onde se melhoram as partes do sistema, e além disso, podemos receber updates de aplicações e scopes cada semana. Ao ser um sistema limitado a poucos terminais, as suas atualizações também são mais frequentes, pelo que é um grande ponto positivo.

Ubuntu Phone Review

Comprarias, ou deixarias o teu Android ou iOS por ele? Aconselhas a sua compra?

Sou fã de Ubuntu, e o compraria principalmente para poder utilizar e experimentar este sistema. Fazer parte do seu crescimento desde o principio também é algo interessante, mas também um pouco “Geek“.

Não aconselho a sua compra ao utilizador normal, ou àquele que queira ter tudo a funcionar na perfeição. É um sistema imperfeito, com muitas falhas ainda, mas que pouco a pouco se perfecciona . Também devemos referir que se trata  de um dispositivo com características limitadas pelo hardware (o Aquaris E4.5).

O que sim recomendo é comprar um Aquaris E4.5 com Android instalado e esperar até que a bq mostre como realizar a instalação de Ubuntu Phone no dispositivo, e assim poder utilizar os dois sistemas, em dual boot, ou não. Ou caso te queiras aventurar, podes transferir o firmware desde Canonical, e fazer um Hard Reset ao dispositivo.

 

  1. Miranda, vou seguir os teus conselhos! 😀

    Só espero o melhor para Ubuntu, e para este sistema operativo, e acredito que o conseguira.

    Cumps

  2. Não é verdade que o hardware seja assim tão limitado, posso-te dizer que será explorado na sua totalidade, ao contrário do Nexus 4 que tem mais potência.

    O telefone pode ser usado como primário, eu uso-o, sinto falta do GPS, tirando isso, tudo o resto da Google é lixo puro. A nível de estabilidade ainda há um ou outro bug chato, mas na OTA 21 já está muito melhor (eu uso a vivid-proposed).

    Eu até aconselho a quem estiver farto da Google e do iOS. Ainda digo mais, os botões físicos são coisa do passado, as falhas dos swipes deveram-se a um bug que tornava mais difícil, creio que na OTA 21 já está resolvido, na vivid está.
    Quando ao Android, a Google teve a proeza de matar o Nexus 7 (2012) com o lolipop (torna-se um pisa-papéis, basicamente).

    O número de terminais oficiais são 3 (incluindo o N4), mas há bastantes mais portados pela comunidade.

    p.s. Usa o Dekko como e-mail client e o Calendar como calendário, este põe as notificações no indicador data (sincroniza com a Google automaticamente), o Quick Memo é excelente para notas. 😉

    1. Este telemóvel creio que não chegar. Mas tens o Meizu, ou mesmo com um nexus podes instalar ubuntu. Com o passar do tempo haverá mais dispositivos compatíveis… Apenas é necessário uma boa alma a fazer o Port.

Your email address will not be published. Required fields are marked *