Review SteelSeries Sensei Ten - Capa

SteelSeries Sensei Ten, Review em Português

Review SteelSeries Sensei Ten - Capa
Desempenho e versatilidade
O Sensei TEN é um exemplo de como todas as marcas devem evoluir os seus produtos, um rato que mantém exatamente o mesmo formato que o seu antecessor, mas que foi melhorado em todos os restantes aspetos, tornando-o num autêntico upgrade.
Design
80
Ergonomia
85
Desempenho
95
Ecosistema
90
Preço/Qualidade
80
Aspetos positivos
Design ambidextro
Switches com 60 milhões de cliques
Um dos melhores sensores do mercado
Aspetos negativos
Não permite ajustar o peso
Design ambidextro pode não agradar alguns jogadores
86
Recomendado

Há vários anos que a SteelSeries tem uma forte reputação no mercado de periféricos gaming, especialmente no que diz respeito a ratos e headsets, sendo que para manter essa boa reputação, a marca tem vindo a renovar constantemente os seus melhores produtos.

Desta vez, tivemos a oportunidade de testar um dos ratos mais conhecidos da marca, um rato intemporal utilizado por muitos gamers à volta do globo, o famoso SteelSeries Sensei, que nesta nova versão passou a chamar-se Sensei Ten.

Características

Lançado inicialmente em 2009 com o nome SteelSeries Xai, foi mais tarde, em 2011, que a marca lançou uma versão melhorada e passou a chamá-la de SteelSeries Sensei. O Sensei é um dos ratos mais icónicos dos gamers da altura e, como tal, estávamos curiosos para experimentar esta nova versão, lançada 10 anos depois do primeiro (daí o nome Sensei Ten), e perceber o que é que a marca fez para o melhorar, e de que forma essas melhorias se fazem sentir.

Características técnicas:

  • Sensor: TrueMove Pro
  • Tipo de switches: SteelSeries Mechanical Switches (60 milhões de cliques)
  • CPI: 50-18,000 (incrementos de 50)
  • Aceleração: 50G
  • IPS: 450, em mousepads SteelSeries QcK
  • Iluminação: Full RGB em 2 zonas
  • Peso: 92g (excluindo peso do cabo)
  • Número de botões: 8 botões programáveis
  • Taxa atualização USB: 1 ms
  • Cabo: normal, com 2 metros
  • Software: SteelSeries Engine 3
  • Preço: 79,99€

Nota: A versão de firmware utilizada ao longo desta review é a 0.9.0.0.

Design

Começando pelo famoso design, a SteelSeries manteve exatamente o mesmo design ambidextro, que faz do sensei um dos ratos mais versáteis do mercado, podendo ser utilizado por qualquer pessoa, independentemente da mão.

O design é bastante simples, bonito, e confortável, ainda que dependendo do tamanho da mão e das preferências de cada jogador, pode não ser o design favorito de algumas pessoas, isto porque ao ser um rato ambidextro, o seu formato é simples e igual de ambos os lados, não tendo qualquer tipo de curvatura, por exemplo, na zona do polegar. Como é óbvio, isto é apenas uma questão preferencial e completamente normal para um rato que tenta ser “neutro” a nível de formato, não deixando de ser bastante confortável de utilizar.

Além de ser ambidextro, o Sensei Ten funciona bem com qualquer tipo de grip, seja ele claw, finger ou palm.

O Sensei Ten é todo ele feito de um polímero de alta qualidade, o que lhe confere um feeling bastante premium ao toque e, além disso, não tem qualquer tipo de borracha nas laterais, algo que se pode considerar como um aspeto positivo e ao mesmo tempo negativo.

O facto de não ter borracha nas laterais, faz com que seja mais fácil que o rato escorregue das mãos com movimentos demasiado bruscos, isto claro, dependendo do grip e mãos de cada um. Por outro lado, o facto de não ter borrachas nas laterais aumenta a sua durabilidade ao longo dos anos, já que regra geral, a borracha das laterais tende a sofrer um desgaste notável com a utilização.

Review SteelSeries Sensei Ten - Caixa

No que diz respeito à cor, os fãs do modelo original devem estar a questionar o que aconteceu ao acabamento metálico característico do Sensei. Acontece que essa opção deixou de existir, pois era comum “descascar” com a utilização, pelo que a marca optou por um acabamento muito mais duradouro em preto.

A nível de iluminação RGB, o Sensei Ten conta com iluminação full RGB em 2 zonas, são elas o típico logo da marca na parte traseira do rato, e as laterais do scroll. Esta iluminação pode ser completamente personalizada, de forma independente, através do software da marca.

Review SteelSeries Sensei Ten - Cima

Esta nova versão do Sensei está 10% mais leve que a original, pesando 92 gramas (sem o peso do cabo), fazendo com que o rato seja relativamente leve e fácil de utilizar, sem problemas no que toca ao peso.

Ao ser um rato ambidextro, era de esperar que a quantidade e posicionamento dos botões fosse igual em ambos os lados do rato, como tal, existe de facto dois botões em ambas as laterais do rato, exatamente na mesma posição.

Review SteelSeries Sensei Ten - Botoes

Os botões têm um perfil bastante baixo, não ficado demasiado realçados em relação ao corpo do rato. Por defeito, os botões da lateral esquerda servem para avançar ou retroceder nas páginas, e os botões da lateral direita fazem page up ou page down, no entanto, tal como vamos falar mais à frente, todos os botões podem ser reprogramados para outras funções.

No que diz respeito ao cabo, como é habitual na SteelSeries, encontramos um cabo normal de borracha.

Review SteelSeries Sensei Ten - Cabo

É um cabo bastante maleável, não oferecendo praticamente resistência nenhuma, algo extremamente importante num rato de gaming.

Em relação ao scroll, a sua rotação é bastante suave e tem um bom feeling, sendo que o mesmo tem o tamanho e posição ideal em relação ao rato.

Review SteelSeries Sensei Ten - Scroll

Na parte superior do rato, logo atrás do scroll, encontramos um LED de cor branca, utilizado para indicar o perfil de CPI’s ativo no momento, juntamente com o botão de ajuste de CPI’s.

Review SteelSeries Sensei Ten - CPI

O LED pisca ao carregar no botão, sendo que o número de vezes que pisca equivale ao perfil de CPI’s ativado. Através do software é possível configurar até um máximo de 5 perfis, pelo que, por exemplo, se o LED piscar 5 vezes, estarão a utilizar o 5º perfil, e vise versa.

Review SteelSeries Sensei Ten - Baixo

Para terminar, ainda no que ao design diz respeito, na parte inferior do Sensei Ten temos os habituais skates de qualquer rato, sendo os mesmos de boa qualidade, deslizando muito facilmente sobre praticamente qualquer superfície, até mesmo sem mousepad.

Desempenho

Chegando à parte de desempenho, um dos aspetos mais importantes de qualquer rato é o seu sensor e, neste caso, como vem a ser habitual na SteelSeries, o Sensei Ten conta com um sensor desenvolvido pela própria marca, em conjunto com a famosa PixArt, o TrueMove Pro.

Review SteelSeries Sensei Ten - Sensor

O TrueMove Pro permite ao utilizador ajustar os CPI’s entre um mínimo de 50 e um máximo de 18,000, sempre em incrementos de 50 CPI. Além disso, o sensor tem uma aceleração máxima de 50G, e uma impressionante velocidade de registo de 450 IPS.

Testamos o Sensei Ten num ambiente de produção, juntamente com alguns jogos do género FPS, como PUBG e CS:GO, e o sensor comportou-se sempre muito bem em todas as situações, não tendo sofrido qualquer tipo de spin out ou erros de tracking, mesmo quando tentamos que tal acontecesse.

Nota: De maneira a conseguirmos avaliar o sensor e todo o seu potencial, durante todos os nossos testes, a opção de aceleração do rato no próprio sistema operativo Windows esteve desabilitada e, tínhamos a opção de “raw input” ativada nos jogos testados (por exemplo, CS:GO).

No que aos switches diz respeito, o Sensei Ten não vem equipado com switches Omron, como é habitual encontrar na maioria dos ratos deste preço, mas sim com os próprios switches da marca, os SteelSeries Mechanical Switches, que têm um feeling excelente, e contam com uma durabilidade acima da média, de pelo menos 60 milhões de cliques.

Para quem tem mais curiosidade, no sample de áudio acima podem ouvir o som gerado por cada botão do Sensei Ten.

Software

Como já referimos em outras reviews anteriores, o SteelSeries Engine 3 é um dos nossos softwares de personalização e configuração favoritos, pois tem uma interface bastante fácil de utilizar.

No Engine 3 é possível reprogramar todos os 8 botões do Sensei Ten, é possível criar macros e associá-las aos botões, personalizar outras características do rato, como o número de perfis de CPI e os seus respetivos valores, a taxa de atualização do rato, a iluminação RGB, entre outros parâmetros.

Além de toda a personalização e configuração, é através do Engine 3 que os updates de firmware são feitos, updates esses que trazem melhorias ou correções importantes para eventuais problemas que o rato possa ter.

Veredito

O Sensei Ten é aquilo que qualquer fã do verdadeiro Sensei sempre quis. Mantém o design tão característico deste rato, mas a qualidade dos materiais e o próprio hardware evoluiu para os dias de hoje.

Review SteelSeries Sensei Ten - Conclusao

O Sensei TEN, é um rato que pode ser utilizado por qualquer pessoa sem dificuldades, independentemente do tipo de grip ou mão utilizada. Cumpre exatamente o que promete, principalmente se tivermos em conta o seu excelente sensor, que se comportou de maneira exemplar durante todos os nossos testes.

Se estão à procura de um bom rato, com um formato ambidextro que encaixa em qualquer mão, e com um desempenho excelente para jogar, principalmente FPS, então, por 79,99€, o SteelSeries Sensei TEN é uma escolha da qual dificilmente se arrependerão.

Sello Recomendado NewEsc

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Ergonomia
Desempenho
Ecosistema
Preço/Qualidade
Final Score