Rival3 Capa

SteelSeries Rival 3, Review em Português

Uma das melhores opções low cost do momento
O SteelSeries Rival 3 é sem duvida o melhor rato "low cost" que testamos até agora. Tem tudo o que podemos considerar essencial num rato, e vai ainda um pouco mais longe com a sua iluminação RGB mais "robusta" que o habitual, nesta faixa de preços.
Design
85
Ergonomia
85
Desempenho
85
Personalização
82
Qualidade/Preço
95
Aspetos Positivos
Boa ergonomia
Bastante leve
Qualidade de construção
Baixo preço
Aspetos Negativos
Sem ajustes de peso
Design ambidextro que pode não agradar alguns jogadores
Não indicado para palm grip
86
Recomendado

No início do ano a SteelSeries decidiu lançar uma linha de periféricos gaming “low cost”, tentando assim ter produtos em todos os segmentos de preços. Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar vários destes periféricos, e desta vez trazemos a review do Rival 3, o rato mais barato da marca.

Review SteelSeries Rival 3

Design

O Rival 3 é um rato com um design ambidextro bonito e confortável. Tem apenas os botões essenciais num rato, não permite ajustar o peso, nem qualquer outro tipo de ajustes. É essencialmente um rato simples.

Rival3 Caixa

O seu design ambidextro torna-o versátil, pois o facto de não ter qualquer tipo de curvatura especifica, aliado ao seu tamanho ligeiramente reduzido, faz com que se adapte facilmente à mão de qualquer jogador com um agarre do tipo claw ou fingertip. É um rato que pode ser facilmente utilizado por destros ou esquerdinos, no entanto, o facto de não ter botões na lateral direita, faz com que não seja a melhor opção para um esquerdino.

À semelhança de outros produtos recentes da SteelSeries, o Rival 3 é todo ele feito com polímero de alta qualidade, conferindo-lhe um feeling bastante premium ao toque. Ficamos surpreendidos não só pela sua qualidade de construção, que é excelente, e até mesmo superior a alguns ratos muito mais caros, como também pelo seu peso, de apenas 77g.

Rival3 LateralDireita

Além disso, algo que nos agrada, é o facto do Rival 3 não utilizar borrachas nas laterais, pois pela nossa experiência, as borrachas acabam por sofrer desgaste com a utilização, reduzindo a durabilidade do produto a longo prazo e, além disso, no caso do Rival 3, não iriam ser uma mais valia a nível de agarre, dado que a sua dimensão aliada ao acabamento, impede que escorregue da mão.

No que aos botões diz respeito, na lateral esquerda encontramos os botões para avançar e retroceder, enquanto na parte superior encontramos um único botão, próximo ao scroll, que permite mudar os níveis de CPI’s.

E engane-se quem pensar que para oferecer um produto tão barato a marca teve de poupar na iluminação RGB que os gamers tanto gostam, pois até nisso a marca quis surpreender, sendo que o Rival 3 tem uma iluminação bastante peculiar para um rato low cost.

Rival3 RGB

Como é habitual, existe iluminação RGB na parte traseira, no logo da marca, mas existe também uma linha na parte inferior, que percorre praticamente todo o rato. Esta linha pode ser personalizada individualmente em 3 zonas de cor diferentes, aumentando ainda mais as opções de personalização RGB, e dando-lhe um toque bastante limpo e bonito.

No que diz respeito ao cabo, como sempre nos produtos SteelSeries, estamos perante um cabo de borracha, de boa qualidade. O cabo mede 1 metro e 80, e é bastante maleável, oferecendo pouca resistência.

Já no que ao scroll diz respeito, o feeling é bastante bom e solido, tendo também um perfil baixo, ficando muito ligeiramente acima dos botões principais.

Rival3 Baixo

Para finalizar, os skates são de boa qualidade, e deslizam facilmente sobre qualquer superfície.

Desempenho

No que ao desempenho diz respeito, o Rival 3 vem equipado com o sensor TrueMove Core da marca, e tal como todos os ratos gaming do mercado, tem uma taxa de atualização de 1000Hz, o equivalente a 1 ms.

Rival3 Sensor

O TrueMove Core permite ajustar os CPI’s entre um mínimo de 100 e um máximo de 8.500, sempre em incrementos de 100 CPI. Além disso, tem uma aceleração máxima de 35 G, e uma velocidade de 300 IPS.

Como é habitual nas nossas reviews de ratos, colocamos o Rival 3 à prova com alguns jogos FPS, onde a precisão do sensor é fundamental, e não conseguimos reproduzir problemas de tracking ou spin out, pelo que ficamos bastante satisfeitos com os resultados obtidos. É bom ver que nos tempos que correm até os ratos mais económicos contam com bons sensores.

Nota: Durante os nossos testes tínhamos a aceleração do rato, no Windows, desabilitada, e a opção “raw input” ativada nos jogos testados (ex: cs go).

Em relação aos switches, o Rival 3 vem equipado com os SteelSeries Mechanical Switches, os mesmos que equipam modelos mais caros, e que não só oferecem um bom feeling, como têm uma durabilidade de 60 milhões de cliques.

Na amostra de áudio acima podem ouvir o som gerado por cada um dos botões do Rival 3.

Software

A semelhança dos restantes produtos da SteelSeries, o Rival 3 é suportado pelo SteelSeries Engine 3, que como referimos em reviews anteriores é um dos melhores softwares de gestão de periféricos do mercado, sendo compatível com sistemas operativos Windows e Mac OS.

Rival3 Engine3

A sua interface é simples e fácil de utilizar, sendo que rapidamente configuramos os níveis de CPI’s, iluminação RGB, macros, botões, e outro tipo de configurações, e podemos inclusivamente sincronizar todas as nossas configurações com a cloud, utilizando uma conta SteelSeries. Além disso, o Rival 3 tem memoria onboard, pelo que é possível gravar configurações, como a taxa de atualização, e até mesmo um máximo de 5 níveis de CPI, diretamente na memoria interna do rato, útil para quem pretende transportar o Rival 3.

Além de tudo isto, o Engine 3 tem ainda algumas funcionalidades interessantes de integração com jogos, permitindo mudar a iluminação, consoante variáveis in-game de jogos como o CS:GO ou Minecraft, e é também fundamental para atualizar o firmware do rato, corrigindo assim eventuais problemas de funcionamento, ou até mesmo adicionando novas funcionalidades.

Conclusão

O SteelSeries Rival 3 é o melhor rato “low cost” que testamos até agora. Tem tudo o que podemos considerar essencial num rato, e vai ainda um pouco mais longe com a sua iluminação RGB mais “robusta” que o habitual, nesta faixa de preços.

É o rato ideal para todos aqueles que querem gastar pouco dinheiro, mas querem um rato equilibrado e solido em todos os aspetos, podendo ser utilizado facilmente por praticamente qualquer jogador que tenham um agarre do tipo Claw ou Fingertip.

Se estão à procura de um rato barato, com um formato ambidextro, um desempenho excelente, e um peso bastante baixo, então não temos dúvidas que por 39.99€, o SteelSeries Rival 3 é uma das melhores escolhas que podem fazer. Por outro lado, se gostam do Rival 3, mas querem um rato ligeiramente maior e mais pesado, ou os botões laterais à direita forem fundamentais (para um esquerdino), então o SteelSeries Sensei TEN é seguramente uma boa alternativa, apesar de ter um preço bastante superior.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Ergonomia
Desempenho
Personalização
Qualidade/Preço
Final Score