SteelSeries Arctis 1, Review em Português

Preço/qualidade excelente
Se procuram um headset com uma boa qualidade de som, suportado por praticamente qualquer dispositivo, e com um microfone removivel para que os possam utilizar fora de casa, então os Arctis 1 são sem dúvida uma boa opção preço/qualidade.
Design80
Conforto90
Audio80
Microfone80
Preço/Qualidade90
Aspectos positivos
Boa qualidade de som
Confortáveis
Microfone removivel
Aspectos negativos
Som surround 7.1
Sem software
84
Recomendado

Nas ultimas semanas tivemos a oportunidade de publicar as reviews dos Arctis 5 2019 e os Arctis 3 2019, sendo que ambos são uma versão renovada e melhorada das suas respetivas versões de 2016. Desta vez, e como não podia deixar de ser, a marca deu-nos a oportunidade de testar o mais recente membro da família Arctis, os Arctis 1.

Primeiras impressões

Tendo em conta a nossa vasta experiência com os headsets da marca ao longo dos anos, foi fácil notar as várias diferenças destes novos Arctis, logo à primeira vista.

Para começar, o packaging é mais simples que o dos restantes modelos, sendo que dentro da caixa encontramos os Arctis 1 em preto, o microfone, e um cabo extensor com duas saídas jack 3.5mm, permitindo assim separar o áudio e o microfone, ideal para a utilização no PC.

Arctis1 Unboxing

Os Arctis 1 são os headset mais baratos da marca, pelo que receávamos que as nossas primeiras impressões e experiência de utilização não fosse tão positiva como a que tivemos com a restante gama Arctis.

De facto, o nosso primeiro contacto com estes Arctis 1 foi um misto de emoções por vários motivos: o headset tem muito bom aspeto para o preço em que se insere, no entanto, o facto da SteelSeries ter optado por um design mais tradicional, sem o seu famoso sistema de apoio de cabeça com recurso a uma banda elástica, deixou-nos com um pouco de receio que estes Arctis 1 não fossem igualmente confortáveis. Além disso, o plástico do aro não tem um feeling tão bom e solido quando comparado com os irmãos mais velhos.

A nível de características, os Arctis 1 contam com especificações similares aos restantes modelos:

  • Frequência de resposta dos drivers: 20-20.000 Hz
  • Sensibilidade: 100db
  • Impedância: 32 Ohm
  • Distorção harmónica total: < 3%
  • Controlo de volume e de microfone integrado no headset
  • Microfone Bidirecional removível com cancelamento de ruído
  • Cabo com 3m de comprimento
  • Compatível com PC, MAC, PlayStation, e dispositivos móveis.

Design

Quando se fala dos headsets Arctis da SteelSeries, a primeira coisa que vem à cabeça é um headset com um design bonito e diferente dos outros headsets no mercado, e tal não podia ser diferente com os Arctis 1, apesar das várias diferenças existentes a nível de design.

À semelhança dos Arctis 3, os Arctis 1 não têm qualquer tipo de iluminação RGB

Apesar de este ser um headset gaming, a ausência de iluminação RGB é perfeitamente compreensível se tivermos em conta o preço deste headset.

Arctis1 Auricular Esquerdo

No auricular esquerdo encontramos os controlos de volume e um switch para dar mute e unmute ao microfone. De resto, deixou de existir um jack de 3.5mm para a partilha de áudio, como existe noutros modelos da marca, ou até mesmo a possibilidade de mudar o cabo que liga diretamente ao headset, algo que na nossa opinião é um retrocesso pois irá tornar o headset inutilizável caso o cabo seja danificado.

Arctis1 Auricular Direito

Já no auricular direito, encontramos uma entrada jack 3.5mm que serve para ligar o microfone que, ao contrário da restante gama Arctis, não é retrátil, mas sim removível, como acontece com muitos outros headsets gaming conhecidos, algo que pode ser considerado como um aspeto positivo se o querem utilizar fora de casa.

Como referimos no início desta review, os Arctis 1 são os primeiros desta gama a não ter o famoso sistema de apoio de cabeça que a SteelSeries vem a utilizar à anos na maioria dos seus headsets.

Arctis1 Aro

Desta vez, a marca optou por usar um design tradicional, em que o aro do headset fica diretamente apoiado na cabeça do utilizador. A nível de materiais, o aro é feito em plástico, sendo que o seu interior é composto por alumínio para lhe dar maior resistência, além disso, permite ser ajustado facilmente em ambos os lados do headset.

No lado de dentro do aro existe um ligeiro acolchoado de forma a garantir conforto, no entanto, temos de admitir que inicialmente tivemos dúvidas que isso fosse suficiente, mas que com o passar dos dias, acabamos por confirmar que conseguimos utilizar os Arctis 1 durante longas horas de jogo e trabalho sem quaisquer problemas de conforto, chegando inclusivamente a ser similar aos modelos mais caros da marca, e tendo a vantagem de não escorregar tão facilmente da cabeça.

Os earpads que acompanham os Arctis 1 são os mesmos que acompanham todos os irmãos mais velhos, pelo que são fabricados num material denominado pela marca de “airwave” que evita o aquecimento das orelhas e consequentemente a transpiração, mantendo ao mesmo tempo um nível de isolamento de som bastante bom, juntamente com um nível de conforto excelente. Além disso, é de louvar que os Arctis 1 permitam mudar os earpads facilmente, pois é algo que nem sempre se encontra no mercado de “headsets gaming”, ainda para mais nesta faixa de preços.

Conectividade & Desempenho

Como dizemos sempre nas nossas reviews, nunca é fácil avaliar a qualidade de som de um headset, pois os gostos variam de pessoa para pessoa, e cada headset tem os seus pontos fortes e fracos ajustados ao mercado que se inserem, neste caso ao mercado gaming.

Arctis1 Cabos

A SteelSeries afirma que os Arctis 1 têm exatamente os mesmos drivers de som que os Arctis 7, pelo que o seu som deveria ser excelente para a faixa de preço em que se insere, no entanto, e tal como referimos na nossa review dos Arctis 3, a qualidade de som deste tipo de headsets com conectores analógicos (jack 3.5mm) varia muito em função do dispositivo onde estes são ligados.

Ao terem conectores analógicos (jack 3.5mm), os Arctis 1 suportam praticamente qualquer dispositivo…

No caso destes Arctis 1, podem ligá-lo com um único jack 3.5mm de 4 polos que permite transportar o som e áudio do microfone em apenas um conector, ou podem utilizar a extensão de cabo com 2 saídas jack 3.5mm, uma para microfone e outra para áudio, ideal para PC’s.

Arctis1 Speaker

Já a nível de qualidade de áudio, se tivermos em conta um PC minimamente recente, não deverão existir grandes problemas pois a maioria das motherboards mais recentes já têm placas de som onboard suficientemente boas para tirar proveito deste tipo de headsets, no entanto, a qualidade de áudio é variável quando o ligarem a outro tipo de dispositivos.

Nos nossos testes (Realtek ALC1220), confirmamos que a qualidade de som estéreo é similar aos Arctis 3, pelo que ficamos bastante satisfeitos. Já quando o testamos com dois smartphones diferentes, tivemos uma experiência inferior em um deles, o que reforça aquilo que afirmamos anteriormente: a qualidade de som pode variar consoante o dispositivo ao qual os Arctis 1 estão ligados.

No que diz respeito ao som Surround 7.1, tal como esperávamos para um headset destes valores, o mesmo deixa a desejar, principalmente se tivermos em conta a qualidade de som e personalização que podemos encontrar em modelos mais caros como os Arctis 5 com DTS Headphone:X V2.0.

Arctis1 Microfone

Passando ao microfone, o som é bastante nítido e próximo do real, e o cancelamento de ruído funciona bem, alias, como em todos os Arctis que testamos até agora. Como sempre, deixamos 2 samples de áudio abaixo, o primeiro num espaço sem ruído, e o segundo no mesmo espaço com muito ruído em background.

Veredito final

Se tivermos em conta que os drivers de áudio destes Arctis 1, são os mesmos utilizados num dos seus modelos mais “premium”, os Arctis 7, o microfone é removível, tem um bom cancelamento de ruído e qualidade, e que o seu design e peso fazem deste um headset bonito e confortável, então os Arctis 1 tornam-se numa opção bastante interessante, principalmente para aqueles gamers que também os querem utilizar fora de casa.

Arctis1 Final

Honestamente, os Arctis 1 são uma combinação interessante de características chave da linha Arctis, juntamente com um design um pouco mais tradicional, sem o típico sistema de apoio de cabeça que já é uma espécie de imagem de marca da SteelSeries, e sem um microfone retrátil, tudo por um preço de apenas 59€.

Se procuram um headset com uma boa qualidade de som, suportado por praticamente qualquer dispositivo, e com um microfone removível para que o possam utilizar fora de casa, então os Arctis 1 são sem dúvida uma boa opção preço/qualidade.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Design
Conforto
Audio
Microfone
Preço/Qualidade
Final Score

6 − one =