Apex3 Capa

SteelSeries Apex 3, Review em Português

O melhor teclado membrana que já experimentamos
Recomendamos o Apex 3 como sendo a melhor opção membrana que testamos até agora, se o que procuram de facto é um teclado membrana. Tem um bom feeling, uma construção extremamente solida e de boa qualidade, uns switches membrana relativamente silenciosos, certificação IP32, um dos melhores softwares do mercado, e ainda layout português de Portugal.
Design
90
Ergonomia
90
Desempenho
75
Personalização
80
Preço
70
Aspetos Positivos
Qualidade de construção
Bom feeling ao toque
Boa personalização
reposamunecaz magnetico
Aspetos Negativos
Personalização muito dependente do software
Preço elevado
81
Recomendado

A SteelSeries é uma marca de periféricos gaming que dispensa grandes apresentações. Ano após ano, a marca tem vindo a lançar periféricos cada vez mais interessantes que são sempre bem aceites pelo seu publico, muito por causa da sua qualidade. Desta vez, a marca deu-nos a possibilidade de testar um dos seus últimos lançamentos, o Apex 3.

Review SteelSeries Apex 3

Design

Dentro da caixa encontramos o SteelSeries Apex 3, com layout português de Portugal, juntamente com o acessório magnético de descanso para pulsos, e o seu manual de utilizador. Começando pelo design, o Apex 3 segue essencialmente a mesma linha utilizada nos modelos mais caros da SteelSeries.

Apex3 Topo

A SteelSeries não quis que os utilizadores do Apex 3, o seu teclado mais barato, se sentissem num mundo à parte, mantendo assim um design similar, mas claro, ajustando os materiais e características técnicas, de forma a permitir uma redução de custo significativa em relação aos modelos mais premium.

Todo o teclado é feito em plástico de alta qualidade, oferecendo um bom feeling e ao mesmo tempo solidez, ao ponto de podermos afirmar que já testamos teclados com partes em metal que não tinham um feeling tão premium. No que diz respeito ao peso, este teclado tem 800 gramas, sendo um pouco mais leve que outros teclados mecânicos.

Apex3 Lateral

Algo que temos sempre em conta nas nossas reviews, é a facilidade de limpeza, e neste aspeto, apesar do Apex 3 não ser o teclado mais fácil de limpar do mercado, o facto de ter as teclas numa posição elevada em relação à base do teclado, acaba por deixar um espaço bastante generoso entre as teclas e a própria base, facilitando assim a sua limpeza, seja utilizando ar comprimido ou até mesmo um pano ligeiramente húmido, dado que o Apex 3 é resistente à água: certificação IP32.

Este design tem uma vantagem para quem é fã da iluminação RGB, pois a iluminação é feita em toda a base onde os switches se encontram, em vez de ser feita individualmente em cada switch, como acontece nos teclados mecânicos, tornando assim a iluminação muito mais pronunciada.

Apex3 RGB

Na parte traseira do teclado encontramos as quatro borrachas habituais, juntamente com os típicos apoios para elevar o teclado, sendo que os próprios apoios são feitos de borracha, evitando assim com que o teclado se mova durante a sua utilização. Existe também um guia de cabos, que permite prender os cabos em três posições distintas.

Ao contrário do que costumamos encontrar em teclados deste valor, o acessório para descanso dos pulsos do Apex 3 tem um feeling bastante premium. A sua qualidade é algo que surpreende, principalmente quando o comparamos com outros teclados, que costumam ter um sistema de fixação frágil ou pouco prático. Neste caso temos um sistema magnético como é normal encontrar em modelos mais caros.

No que ao cabo diz respeito, como é habitual na SteelSeries, estamos perante um cabo de borracha extremamente maleável, e com uma grossura e comprimento mais que suficientes. Além disso, o cabo vem com uma pequena fita de velcro para facilitar a sua arrumação, e o USB está personalizado com o logo da marca.

Desempenho

No que toca ao desempenho, o Apex 3 é um teclado com switches membrana, pelo que não o podemos comparar diretamente com um teclado mecânico, sendo que ambos têm as suas vantagens e desvantagens.

Os seus switches membrana “SteelSeries Whisper-Quiet“, oferecem uma sensação mais agradável que um teclado membrana convencional, uma vez que requerem uma força superior para atuar, além de terem de ser completamente pressionados até baixo para que a tecla seja registada.

Como podem ouvir acima, o Apex 3 produz um ruído agradável, e é claramente mais silencioso que um teclado mecânico. Podemos até afirmar que o ruído gerado consegue ser mais agradável do que aquele gerado por alguns switches mecânicos, mas claro, este tipo de opiniões são sempre subjetivas.

Ainda no que aos switches diz respeito, uma desvantagem é a de que as keycaps não podem ser facilmente substituídas por outras, dado que utilizam um encaixe próprio, ao contrário do que acontece com switches mecânicos.

Tal como qualquer teclado do género, o Apex 3 tem também uma serie de teclas de função integradas em teclas convencionais: F9-F12 e nas teclas entre o teclado e o keypad numérico. Essas funcionalidades são ativadas quando combinadas com a tecla de função (tecla com o logo da SteelSeries), e permitem gravar macros, mudar a intensidade de brilho em 10 níveis, reproduzir uma determinada macro, entre outros. Existe ainda 2 teclas dedicadas a funcionalidades multimédia no canto superior do teclado.

Apex3 Multimedia

O botão multi funções, que permite reproduzir, saltar, ou retroceder músicas, consoante o numero de cliques, e ainda o scroll, que permite ajustar o volume muito facilmente, ou até mesmo dar desativar o som por completo. Ambos acabam por ser úteis enquanto ouvimos música, pois podemos utiliza-los enquanto jogamos/trabalhamos sem interrupções.

Devido ao design e materiais escolhidos, o Apex 3 é um teclado com certificação IP32, pelo que não deverá ter problemas em resistir aqueles desastres que por vezes podem acontecer enquanto jogamos ou trabalhamos, como o derramar de líquidos.

Apex3 Agua

Como é óbvio, tínhamos de por esta característica à prova, e apesar de não parecer, experimentamos derramar um copo de água em cima do teclado para ver o resultado, sendo que não fomos capazes de causar estragos. O seu design e materiais, fazem com que a água escoe sem grandes dificuldades, tornado a secagem muito simples e rápida.

Software

Como é habitual nos periféricos da marca, o Apex 3 é suportado pelo SteelSeries Engine 3. Este é um dos melhores softwares para gestão e personalização de periféricos, muito por causa da sua interface bastante intuitiva e fácil de utilizar.

Ainda que a sua utilização não seja obrigatória para poderem desfrutar do Apex 3, recomendamos a sua instalação, para poderem tirar todo o proveito das funcionalidades que o teclado tem para oferecer, como a personalização RGB, a criação de macros, entre outras coisas.

SS Engine3

Além disso, uma funcionalidade interessante é a integração do Apex 3 com jogos como CS:GO e Minecraft, ou até mesmo com aplicações como o Discord, permitindo configurar alertas utilizando a iluminação RGB, para acontecimentos dentro dos jogos/aplicações. Por exemplo, é possível personalizar a primeira zona RGB para iluminar-se consoante a nossa vida no jogo, a 2º zona para se iluminar consoante o dinheiro que temos dentro do jogo, entre outras variáveis.

Por fim, o Engine 3 é também importante para que possam fazer upgrade de firmware ao teclado, corrigindo assim eventuais problemas que possam existir, ou introduzir melhorias no que ao seu funcionamento diz respeito.

Conclusão

O SteelSeries Apex 3 é sem dúvida o melhor teclado membrana que já tivemos oportunidade de testar, não só devido à sua qualidade de construção acima da media, mas também aos pequenos detalhes, como um descansa pulsos de qualidade, e a sua certificação IP32.

Algo que nos deixa desiludidos é o seu preço de 79.99€, pois por este preço, ou até mesmo por menos 30€, conseguimos encontrar opções no nosso mercado com switches mecânicos, como o Krom Kernel, dificultando recomendar o Apex 3 como primeira opção para aquelas pessoas que querem um teclado para gaming. Por outro lado, esses teclados mecânicos mais baratos, não costumam ter uma qualidade de construção tão boa, nem software próprio, tornando-se muito limitados a nível de macros, personalização RGB, ou quaisquer outras funcionalidades adicionais.

Dito isto, recomendamos o Apex 3 como sendo a melhor opção membrana. Tem um bom feeling, uma construção extremamente solida e de boa qualidade, uns switches membrana relativamente silenciosos, certificação IP32, um dos melhores softwares do mercado, e não esquecer, layout português de Portugal.

  1. Comprei hoje um Steelseries Apex 3 e depois de muitas cabeçadas nos manuais, não consigo gravar as macros Copy e Paste. Alguma ajuda?

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Ergonomia
Desempenho
Personalização
Preço
Final Score