Review Sony Xperia Z5 – Simples mas poderoso

Tivemos oportunidade de experimentar o Sony Xperia Z5, o flagship da Sony, um smartphone poderoso, com um design simples mas ergonómico e diversas aplicações bastante interessantes. À primeira vista não me pareceu um dispositivo muito interessante, mas depois de alguns dias de utilização fiquei bastante impressionado.

xperia 1

Design do Xperia Z5

A Sony optou por um design mais simples para o Xperia Z5, sem grandes curvas, mas por outro lado, isso tornou o dispositivo bastante fácil de manusear. A traseira é feita de vidro fosco que lhe proporciona uma sensação bastante suave ao toque, mas tem a desvantagem de escorregar mais da mão o que não é, de todo, algo que queiram fazer, visto que é mais frágil que uma traseira em plástico.

Além disso possui bandas laterais em metal que fazem uma curva com a capa traseira, parecida à do Galaxy S7 Edge, que ajuda a agarrar melhor no dispositivo.

O seu ecrã é resistente a riscos e possui uma cobertura lipofóbica para evitar aquelas gordurinhas chatas, principalmente o suor das mãos, que pode surgir quando o smartphone começa a aquecer. Possui ainda o certificado IP68, devido à sua resistência ao pó e água até 1.5m. Não significa que o devam deixar cair na sanita.

xperia 4

O facto de ser 5.2 polegadas, foi uma boa escolha numa altura em que parece ser moda os high-end terem todos acima de 5.5 polegadas, o que também lhe confere dimensões mais reduzidas em relação aos seus concorrentes e, por conseguinte, menor peso, neste caso 154 gramas.

Ecrã e Som

O Xperia Z5 possui um ecrã de 5.2 polegadas como disse acima, a 1080p (aproximadamente 428 ppi de densidade), com racio de 69.6% screen-to-body e multi-toque até 10 dedos. O painel é IPS com 16 milhões de cores, que vos proporciona excelente qualidade de imagem, especialmente com uma densidade de pixels maior.

Em princípio não devem ter qualquer problema em reproduzir o vosso conteúdo multimédia, visto que 5.2” já é aceitável para tal, adicionando também as suas colunas que têm boa qualidade. A Sony costuma entregar bons produtos áudio e portanto não seria de esperar outra coisa com o Xperia Z5.

xperia 6

CPU, Armazenamento e OS

Em termos de especificações, o Xperia Z5 parece-se bastante com o Nexus 6P da Huawei, que analisei anteriormente e quando digo especificações bastante parecidas, digo praticamente iguais. Ambos estão equipados com um Cortex A53 Quad-Core a 1.55 GHz e um Cortex A57 a 2.0 GHz, numa arquitectura big.LITTLE, montados num chipset Snapdragon 810, uma GPU Adreno 430, 3GB de RAM e 32 GB de ROM. É ainda possível adicionar um cartão SD, para mais memória.

Também vem instalado o Android 5.1.1, com possibilidade de upgrade para o 6.0, que fiz e fiquei bastante satisfeito com a fluidez com que se efectuam as tarefas, especialmente em multi-tasking.

Ao contrário do Nexus 6P, que possui um SO Android mais “puro”, na medida em que não tem quaisquer aplicações third-party instaladas, o Xperia Z5 possui bastantes aplicações da Sony. Entre elas gostaria de destacar a Interface, bastante intuitiva e fácil de utilizar, o mercado Xperia, que permite adquirir aplicações específicas para estes terminais, que fazem melhor uso das suas capacidades e, as aplicações Playstation.

Nunca tinha experimentado a aplicação da PS Store nem do Remote Play, mas o facto de virem instaladas de raiz neste smartphone, permitiu-me experimentá-las sem qualquer problema e posso dizer que fiquei bastante satisfeito com ambas.

xperia z5 3

Bateria e Câmara

O Xperia Z5 vem equipado com uma bateria de 2900 mAh, relativamente boa tendo em conta o tamanho do ecrã e a resolução. Ao usá-la para jogar, navegar na Internet e enviar mensagens ou fazer chamadas, chegava ao fim do dia com ainda bastante bateria, pelo que acredito que se possa usar bastante durante quase dois dias.

Apenas tenho de chamar à atenção para o facto de aquecer um bocado e, apesar de não ser tão mau como o Nexus 6P nesta situação, confesso que após algum tempo de utilização, me deixava um pouco desconfortável, especialmente quando o punha no bolso das calças.

A câmara do Xperia Z5 é uma das melhores que usei em smartphones.

Tal como o áudio, a Sony tem uma tradição muito boa no que diz respeito a câmaras, especialmente devido aos sensores de topo que desenvolveu e o Xperia Z5 é um bom exemplo disso.

A câmara traseira é de 23 MP, f/2.0, com uma lente de 24 mm, bastante fluída, sem se notar arrasto pelo que será bastante fácil apontarem para o vosso alvo antes de tirarem a foto, mesmo que este esteja em movimento. A câmara frontal é de 5.1 MP, f/2.4 a 1080p, também bastante boa, ideal para os amantes das selfies.

É possível ainda gravar em 4K, apesar de não ser recomendado gravarem durante muito tempo, quer pelo tamanho dos ficheiros, quer pelo facto de o próprio dispositivo nos avisar que se pode desligar devido ao aquecimento.

A cereja no topo do bolo, é a aplicação de realidade aumentada. Esta aplicação permite-vos inserir diversos objectos virtuais numa foto. A câmara detecta uma superfície, ou cara e adiciona os objectos. Depois de tirarem a foto, podem ainda reposicionar os adereços a vosso gosto, aumentar o seu tamanho ou removê-los. Podem gravar vídeos desta forma e até tirar selfies com diversas caras, ao estilo do Snapchat.

Podem ver um exemplo desta aplicação na foto abaixo, do nosso editor Luís Santos, numa viagem à floresta dos gnomos.

xperia AR

Performance Gaming e Benchmarks

Como disse, acima, o Xperia Z5 possui umas especificações bastante boas, que vos permite utilizá-lo sem qualquer soluço. Nesse caso, obviamente, vai-se comportar muito bem quando jogam qualquer coisa mais pesada nele. Como de costume experimentei o Modern Combat 5 e o Dead Trigger 2 e funcionaram na perfeição (tenho de começar a jogar jogos mais pesados nos smartphones, está a ficar demasiado fácil).

Ainda corri o benchmark mais famoso, Antutu e obtive uns espectaculares 90837, curiosamente, quase 5000 acima do Nexus 6P, que possui praticamente as mesmas especificações, talvez devido a melhor optimização do SO.

 Este teste coloca o Xperia Z5 entre os leões do topo da cadeia.

Dia-a-Dia

O Xperia Z5 é um parceiro bastante útil para as vossas atividades diárias, quer sejam de trabalho, como ler documentos, apresentações, etc, que requeiram um ecrã maior que a média, assim como entretenimento como filmes ou jogos. Além disso a câmara é rápida e fluída, pelo que não terão problemas em utilizá-la para aquelas fotos rápidas, que muitas vezes perdemos devido à lentidão do dispositivo.

Conclusões

Fiquei bastante satisfeito com o Xperia Z5, apesar do seu design ser simples, é bastante agradável ao toque, possui especificações muito boas e a câmara é sem dúvida o seu ponto mais forte.

Ecrã
77
Bateria
79
Câmara
92
Som
81
Design
77
Software
87
Performance
92
Review dos Leitores2 Votes
95
Câmara Excelente
Boa duração da bateria
Interface amiga do utilizador
Alguns problemas de aquecimento
84

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ecrã
Bateria
Câmara
Som
Design
Software
Performance
Final Score