Review Coluna Sony SRS-X99

Review Sony SRS-X99 em português

Hoje vamos testar a coluna da Sony de alta resolução, a  SRS-X99, que é pequena, mas muito poderosa.

Começando pelo exterior tem um design minimalista, com a antena atrás escondida, painel de vidro com botões sensíveis ao toque e uma grelha removível que esconde os 7 altifalantes deste sistema de som 2.1, com o woofer ao meio, e os satélites dos médios e dos agudos de cada lado, capazes de emitir, no total um som com potência de 154W, que é cerca de 8 vezes mais que uma televisão.

Além disso suporta som de alta resolução de 24 bits e 96 KHz, que basicamente é superior ao melhor que o Spotify Premium consegue oferecer, que são 320 kilobits, no entanto a Sony tem uma tecnologia que melhora ligeiramente a qualidade de som para a aproximar de alta resolução, através dos amplificadores internos, e neste aspeto é mesmo impressionante. E é uma pena não conseguir captar no microfone toda a qualidade deste som.

Posso dizer que a minha casa não é muito grande e se puser o som alto na sala, ouço bem em todas as divisões, com qualidade, e não é um som que irrite os ouvidos por estar muito alto.

Como é que se ouve música aqui?

Bom, tal como a Sony nos tem habituado, com dispositivos riquíssimos em conectividade, esta coluna não é exceção, e tem por isso entrada de áudio, para ligarmos qualquer dispositivo que tenha uma saída de áudio: computador, telemóvel, MP3, televisão, etc. Ligação de internet, para comunicar com um computador por exemplo, USB A também para ligar e carregar um iPod, telemóvel ou um tablet; USB B para conectar diretamente ao computador sem haver perda de qualidade de som, e isto é especialmente importante porque se o som fosse através da ligação de áudio do computador, então teria de passar pela placa de som e aí poderia perder qualidade, por isso aqui a Sony foi até ao último detalhe.

E depois, tem as ligações sem fio. A mais simples é provavelmente o Bluetooth que é compatível com a maioria dos dispositivos – iPhone, iPad, Android – e se tiver NFC é ainda mais simples emparelhar com a coluna, basta encostar o telefone à X99 e o emparelhamento é feito automaticamente, esta é uma das vantagens do NFC que vimos no nosso vídeo há uns meses. A desvantagem é que a qualidade do sinal não é perfeita e por vezes tem falhas, tipo soluços.

A outra hipótese então é o WiFi, com as duas frequências, 2,4 e 5 GHz, que assim é menos suscetível de ter interferências. E daqui vem todo o poder desta coluna, é que é compatível com a tecnologia AirPlay da Apple e basicamente qualquer dispositivo iPhone, iPad, iPod, iMac pode transmitir conteúdo para a coluna, com boa qualidade de sinal, e também com Miracast, DLNA e a tecnologia da Google, o Google Cast que é igual, mas para tablets e telefones Android e computadores com Google Chrome (que é gratuito).

E com a aplicação SongPal, disponível para Android e iOS, é possível controlar o dispositivo que está ligado à coluna, por exemplo uma pen USB com música, ou transmitir música do telefone para a X99 ou ainda controlar várias colunas em simultâneo e pôr a mesma música a dar em todas, sincronizada. E tem ainda um pequeno comando para ajustar o volume e controlar a coluna.

Vale a pena comprar a Sony SRS-X99?

Em resumo, aplica-se a frase da Sony: “Encher a sala com som e não com colunas.” Esta SRS-X99 é pequena, potente e com excelente qualidade de som. Além de que tem imensas ligações e conectividade e é por isso muito versátil. Mas claro, esta conveniência tem um preço, neste caso 740€.

E vocês, dão valor à qualidade de som? Acham que vale a pena pagar mais e ter um som de alta resolução sem ocupar muito espaço, ou não se importam de ter mais colunas, maiores, e com mais fios?

Qualidade de som90
Design e portabilidade100
Conectividade100
Review dos Leitores11 Votes65
Muitas opções de conectividade
Excelente qualidade de som, tendo em conta o tamanho
Pelo preço, há sistemas de som com mais qualidade (mas maiores em termos de dimensões e com mais fios)
97
Web Video Producer

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Qualidade de som
Design e portabilidade
Conectividade
Final Score