Sony Action Cam HDR-AZ1

Review Sony Action Cam HDR-AZ1

Há uns meses testámos a câmara de ação da Sony, a AS100, e hoje temos connosco a Sony Action Cam HDR-AZ1, que é significativamente mais pequena e mais leve é por isso mais versátil, e tem muito potencial.

Começando então pelo exterior, é uma câmara pequena, com pouco mais do que o essencial: 2 botões para ligar ou desligar a câmara e o Wi-Fi, um pequeno ecrã indicador da bateria e do Wi-Fi e também para saber se a câmara está ligada a um comando externo, como vamos ver daqui a pouco, um pequeno altifalante indicador e um recetor infravermelhos para um comando à distância.

Em cima tem o botão de disparo e o Hold que o bloqueia para não interrompermos a gravação acidentalmente e luzes indicadoras, no caso da câmara estar ligada ou a carregar e outra para quando está a filmar.

Uma câmara pequena, simples e eficaz.

Câmara sony 2Por baixo tem um encaixe para tripé e à frente, os 2 microfones estéreo e a lente ZEISS desta câmara de 11,9 MP.

Finalmente, atrás tem a ligação USB para carregar a bateria que tem autonomia para 1h20 de gravação, e ligar ao computador para passar as fotografias e os vídeos. Tem ainda a entrada para o cartão microSD, e de lado a porta onde encaixa a bateria.

Aqui encontramos os códigos para emparelhar o telefone à câmara, via Wi-Fi ou podemos usar o código QR, lido pela câmara do telefone para facilitar este processo, que só temos de fazer 1 vez. Ou para ser ainda mais simples, se tivermos NFC no telefone basta encostar a esta Sony para se conectarem automaticamente.

Através da aplicação gratuita da Sony, a PlayMemories, podemos ver e controlar a câmara em tempo real, alterar as definições e escolher o modo. Começando então pelo de fotografia podemos capturar uma imagem, no telefone ou na câmara e vê-la imeditamente no telefone, e claro podemos sempre ver todas as que já tirámos, incluindo vídeos. Nas definições temos a opção de selecionar a cena, normal ou subaquática, temos o temporizador, a fotografia burst, que tira 10 fotografias seguidas, e até é possível definir a velocidade de disparo. Outra opção é a Fotografia LE disparo de movimento que capta várias fotografias e junta-as numa só, criando um efeito de movimento. E a imagem de revisão é a que vemos logo depois de tirar uma foto, 2 MP é suficiente para ver como ficou, mas podemos optar por ver mesmo com toda a qualidade, o que vai demorar mais tempo a transferir da câmara para o telefone.

Quanto à qualidade da fotografia, está ao nível dos telefones deste preço e tem a vantagem de ter um ângulo maior. Há ainda a possibilidade de definir os sons e a poupança de energia da câmara, bem como a localização da fotografia, de onde foi capturada, que vai usar o GPS do telefone, já que esta Sony não tem.

No modo de filme, o funcionamento é idêntico, e podemos definir as cores, mais ou menos vivas e mudar também a qualidade de imagem, que é no máximo Full HD, mas a 720p conseguimos filmar em câmara lenta a 120 fps, que é ¼ da velocidade real. O SteadyShot é uma funcionalidade interessante que reduz o ângulo de visão de 170º, que é muito amplo, para 120º, de forma a estabilizar mais a imagem, e como vemos nota-se a diferença.

Câmara sony 3Finalmente no modo de Intervalo de gravação, clicamos 1x no botão de disparo e a câmara vai tirando 1 fotografia a cada segundo até clicarmos novamente no botão para interromper esta sequência, que mais tarde pode usada para criar um Time Lapse, por exemplo. E o intervalo de tempo pode também ser alterado.

Filma a 720p em câmara lentaCâmara sony 4

Se desconectarmos o telefone, este botão vai ficar associado ao último modo que ativámos. E para alterarmos entre fotografia ou vídeo, temos de ir novamente ao telefone. Mas claro que nem sempre é prático usar o telemóvel, e um acessório da Sony é este telecomando remoto, que é à prova de água, e que permite ver e controlar até 5 câmaras em simultâneo, para depois mais tarde, no computador, com a aplicação da Sony podermos editar e criar um vídeo espetacular com vários efeitos. Este controlador tem ainda GPS para sabermos exatamente onde foi cada aventura e permite também ajustar as várias definições da câmara, tal como na aplicação do telefone.

Outro acessório é a caixa resistente a quedas, ao pó e à água até uma profundidade de 5 metros e durante não mais do que 30 minutos, e continua a ser possível gravar som, mas fica abafado e não se ouve tão bem. Claro que a qualidade de imagem não é tão boa dentro da caixa, mas é um mal necessário, já que a câmara em si  é apenas resistente a salpicos.

Uma câmara de ação barata e de qualidade

E em resumo, esta Sony Action Cam é muito simples, com um preço base de 250€, mas é a sua versatilidade que a distingue e grande variedade de acessórios. Por exemplo a bateria é removível e podemos adquirir outra à parte e depois só temos de trocar, quando a primeira descarregar. E embora dependa muito do telefone ou do controlo remoto, estes têm inúmeras opções. E há depois o sistema de montagem na cabeça, outro para bicicleta, um para a coleira do cão, etc.

E vocês, gostam deste conceito de câmaras de ação? O que é que gostariam que elas tivessem para serem ainda melhores? Partilhem connosco as vossas opiniões nos comentários.

Reader Rating0 Votes0
0
Web Video Producer