ii8n3dol9EA

Vimos há uns tempos as novidades da Samsung em Berlim, e algo que me chamou a atenção e que vocês disseram nos comentários que gostavam de ver analisado, foi o tablet topo de gama, o Galaxy Tab S2, que é mesmo muito bom!

Começando pelo exterior, o formato é um pouco diferente do que a marca sul coreana nos tem habituado e agora é 4:3, ou seja é mais quadrado, como o iPad Air 2, que já analisámos aqui, e tem também um ecrã de 9,7 polegadas e uma resolução superior ao Full HD. A diferença é que o Samsung é mais compacto, mais fino e mais leve, para esse mesmo tamanho de ecrã, além de que o painel é Super AMOLED, ou seja tem cores mais vivas e mais saturadas e é mesmo muito bom.

O Samsung é mais compacto, mais fino e mais leve que um iPad Air 2

Porquê a mudança de formato? Não há um melhor que o outro, no entanto para ler, navegar na internet, consultar o email, redes sociais, trabalhar em documentos e outras aplicações de produtividade, este 4:3 é mais adequado. Por outro lado, para ver filmes e jogar, o formato 16:10 é mais imersivo, uma vez que elimina as barras pretas em cima e em baixo.

Por baixo, tem 2 altifalantes capazes de emitir um som alto e nítido, no entanto seria melhor se estivessem à frente para criar um ambiente mais envolvente.

No topo, tem uma câmara de 2 MP, que cumpre a sua função, e a de trás é de 8 MP. A qualidade não é extraordinária, mas é um tablet, e à partida não será o dispositivo primário que vamos usar para tirar fotografias.

O botão de menu é também um leitor de impressões digitais, igual ao do Galaxy S6 Edge+, acerta quase sempre e é rápido.

Por dentro corre o Android 5 Lollipop e espera-se que seja atualizado para a nova versão 6 Marshmallow no início de 2016, que tem muitas vantagens, e podem conhecê-las com mais detalhe, clicando aqui. Além disso, tem a máscara da Samsung que altera o aspeto do Android e adiciona funcionalidades, como a possibilidade de ter duas aplicações abertas em simultâneo e interagir com ambas ao mesmo tempo.

Podemos estar a ver um vídeo e tirar notas ao mesmo tempo!

E em termos de produtividade isto é fantástico, podemos estar a ver um vídeo e tirar notas ao mesmo tempo, e até é possível ajustar o tamanho das janelas. E mesmo com várias aplicações abertas em simultâneo o desempenho é exemplar. Já tínhamos visto que o Galaxy S6 é o telefone Android mais rápido do teste e este tablet não é exceção. Super rápido a abrir aplicações e transições fluidas, e corre qualquer jogo sem problemas.

Importa referir que suporta USB On The Go, ou seja permite ligar acessórios como uma pen com ficheiros, ou mesmo um teclado, se quisermos trabalhar e, obviamente, é também compatível com acessórios sem fios via Bluetooth. E a mesma ligação USB permite ligar à televisão para ver um filme, por exemplo, por isso também para multimédia é uma ótima opção.

Samsung Tablet Review

E se em dimensões é impressionantemente pequeno e leve, isso deve-se em parte à bateria, que não é muito grande, e no teste, não foi além das 5h de ecrã, somando 49h de Wi-Fi ligado, o que é suficiente para um dia de trabalho. Mas neste aspeto, o iPad Air 2 é claramente superior, conseguindo facilmente o dobro da autonomia. Se bem que tem o modo de ultra poupança de energia que põe o ecrã a preto e branco e reduz o tablet às funcionalidades básicas para assim dar mais algumas horas de utilização.

Onde o Samsung volta a ganhar terreno é no armazenamento. A versão base é de 32 GB, o dobro do tablet da Apple, e suporta ainda cartões de memória. E por 500€ é mesmo dos melhores tablets que se podem encontrar. E quem não quiser um tablet tão grande, pode optar pelo modelo de 8 polegadas, do tamanho do iPad mini e que é em tudo igual a este Samsung.

Brevemente farei um vídeo sobre o Android e o iOS, por isso subscrevam ao canal para não o perderem assim que ficar disponível.

E em resumo, este Samsung é uma excelente opção para quem procura um tablet potente, versátil e muito bom em todos os aspetos. Por outro lado, não é o que tem mais bateria nem é o mais barato. Para isso recomendo este curto vídeo.

E para vocês, qual é o ponto mais forte deste Samsung? E acham que a bateria é assim tão importante?

Review Samsung Galaxy Tab S2 9.7
Excelente desempenhoÓtimo ecrãMuita conectividade e extrasPequeno, fino e leve
Relativamente pouca autonomiaNão tem as atualizações do Android
91%Overall Score
Design e conforto95%
Ecrã95%
Desempenho100%
Software90%
Som90%
Câmara95%
Extras e conectividade95%
Preço85%
Bateria75%
Reader Rating 1 Vote
96%