Review Samsung CFG70 – Monitor gaming com ecrã curvo

Design
80
Ecrã
85
Interface
80
Review dos Leitores5 Votes
57
Boa reprodução de cores
Extremamente fluido
Preço competitivo
Existente em 24 e 27 Polegadas
Ângulo do braço
Ausência de colunas integradas
Ligeiro Light Bleed
82

A Samsung lançou a sua nova linha de monitores gaming, com forte aposta em fluidez, tempo de resposta e uma qualidade de imagem superior à média. Após termos experimentado o CFG70 na Lisboa Games Week, conseguimos um destes monitores para testar durante duas semanas e as nossas primeiras impressões são positivas. O modelo em questão é o de 24 polegadas.

Especificações do CFG70
  • Painel: Curvo 1,800R 24”;
  • Tempo de resposta: 1ms;
  • Contraste: 3000:1 estático;
  • Ângulo de visualização: 170º;
  • Refresh Rate: 144Hz;
  • Conexões: 2 HDMI, 1 Display Port;
  • Extras: FreeSync, Modo de jogo.

Design do CFG70

Em termos de design, o CFG70 possui as características que seriam de esperar de um monitor curvo. É bastante elegante e fica bem em qualquer secretária. A nível de materiais usados, acho que poderia ter sido usado menos plástico. A moldura frontal é totalmente em plástico, com a lateral composta por uma banda metálica. O painel traseiro, naturalmente é em plástico.

Samsung Curve QD

Apesar de não fazer qualquer tipo de diferença, a nível de performance, uma moldura em metal daria um aspeto mais premium e apetecível.

O suporte do monitor é relativamente fácil de usar e está feito de forma a não precisarmos de tocar no monitor para ajustar a sua posição. No entanto, o ângulo que o braço faz, não o torna tão adequado a utilizar em secretárias que estejam encostadas à parede, pois obriga-vos a ficarem bastante próximos do painel.

Um suporte como o do LG34UC88 que analisámos anteriormente seria mais adequado em termos de arrumação. No entanto este tipo de suporte permite que façamos certas coisas que o LG não permite e falaremos adiante.

Um estilo premium mas com pequenos erros de design

Outra decisão de design que não me agradou tanto, foi a posição do joystick. Este serve de controlador para o monitor e permite-vos aceder ao menu, alterar entre os HDMI e DisplayPort, alterar o volume, entre outros. Ao contrário do LG, que possuía o controlador na parte de baixo do monitor, o CFG70 tem-no inserido no painel traseiro.

Este posicionamento torna o seu uso um pouco mais desconfortável, além de podermos mover o monitor devido aos cliques no joystick, quando escolhemos uma opção.

Qualidade de imagem e fluidez

O Samsung CFG70 é o primeiro monitor gaming da marca a utilizar a sua tecnologia Quantum Dots. Esta tecnologia permite cores vivas e precisas, além de o tornar bastante versátil. Isto deve-se ao facto de possuir sRGB, uma variante do tradicional esquema de cores que permite uma gama ainda maior de cores, tornando-o bastante útil quer para gaming, quer para edição de imagem.

cfg70-04-144hz-screen-refresh-rate-web

Existem vários modos de imagem, que alteram algumas definições de modo a melhor se adequar ao seu objetivo. Por exemplo, o modo de FPS dá mais nitidez aos vermelhos, o que vos permite distinguir melhor os inimigos devido aos nomes ou barra de vida que aparece no topo da sua cabeça. Em Battlefield 1 e no novo Call of Duty, além de facilitar na identificação dos adversários, proporcionou explosões ainda mais vivas que se visto numa TV normal.

A nível de fluidez, os 144Hz e 1ms de tempo de resposta fazem toda a diferença. Para quem vem de uma TV ou monitor de 60Hz, o súbito salto pode fazer alguma confusão ao início, pois o jogo parece mais rápido que o normal. Após um curto tempo de habituação, dificilmente vão querer voltar aos 60Hz. Mesmo em jogos que corram a 60 ou 30FPS como por exemplo, nas consolas, ainda vão ter uma boa sensação de fluidez e conforto.

Excelente fluidez com atualização do ecrã a 144Hz e FreeSync

O CFG70 ainda possui a funcionalidade Freesync, mas como não conseguimos experimentá-lo com uma placa AMD compatível, não pudemos analisar esta característica. O FreeSync permite ao monitor ajustar o seu refresh rate dinamicamente, para que o seu valor equivalha às FPS a que estão a jogar neste momento. Isso faz com que o jogo pareça sempre fluido e evita o efeito estore sem que precisem de ativar o Vsync, que costuma introduzir algum atraso no input.

Se o vosso PC possui uma placa AMD, este é um bom argumento na escolha do vosso monitor.

Um ponto negativo é a presença de algum light bleed, mas nada de muito substancial, já tendo visto pior noutros monitores.

Sem colunas integradas

Infelizmente, um dos principais pontos negativos deste monitor, é a ausência de colunas integradas. Sim, este monitor é dedicado ao gaming mais competitivo e esse tipo de jogador, utiliza um bom headset.

Mas colunas integradas tornam o monitor mais versátil, para não falar que o jogador, quando termina o jogo, geralmente vai navegar na Internet, ver vídeos e, para tal, umas colunas dão sempre jeito.

cfg70-back-panel

Claro que isto é um pequeno pormenor, visto que o monitor possui uma entrada Jack de 3.5mm bastante fácil de aceder, ao qual se podem ligar umas colunas baratas. Mas continuamos a achar que umas colunas integradas ficam sempre bem.

Conforto e acessibilidade

Em termos de conforto, achamos o CFG70 bastante fácil de usar por longas sessões. O seu painel curvo permite uma boa imersão, além de não cansar tanto os olhos. Inicialmente achávamos que passar de uma TV de 32 polegadas para um monitor de 24 não daria a mesma imersão, devido ao painel mais pequeno, mas felizmente, estávamos enganados.

Apesar do joystick se encontrar no painel traseiro, por baixo do monitor podem encontrar 3 botões. Estes botões permitem que alternem entre 3 modos de imagem que podem guardar no menu principal. Isto compensa um pouco, o posicionamento desconfortável do joystick, permitindo que troquem de modos “on the fly”, a qualquer momento.

cfg70-upside

Em termos de acessibilidade, o monitor é extremamente fácil de instalar. O braço traseiro já se encontra colocado, pelo que apenas têm de inserir a base e apertar dois parafusos, estando pronto a usar numa questão de 5 minutos.

Apesar de possuir um ângulo estranho que, tal como dissemos anteriormente, o torna menos apto a ser colocado em secretárias encostadas à parede, este permite colocar o monitor em posições que normalmente não seriam possíveis. Isto significa que podem rodar o monitor colocando-o, inclusive, na vertical. O seu largo ângulo de 178º, permite que nunca perca a qualidade de imagem, mesmo visto de lado.

Conclusões e preço

O Samsung CFG70 é um bom monitor que oferece uma mão cheia de boas características, ideais para uma experiência de jogo superior à média. O seu tamanho compacto não ocupa muito espaço da secretária, mesmo com o ângulo que o suporte faz. Mesmo não possuindo colunas integradas e existir um ligeiro light bleed, não existem praticamente monitores no mercado que ofereçam painel curvo, a qualidade de cores e fluidez que o CFG70 oferece.

O seu preço de 399€ custa apenas um pouco mais que outros monitores planos existentes no mercado, como os da AOC ou ASUS, pelo que é algo a ter em conta. Podem ainda adquirir, por mais 100€ a versão de 27 polegadas, se preferem um monitor ainda maior, com todas estas funcionalidades. Planeado também está um modelo Ultra Wide 21:9 que também esperamos analisar num futuro próximo.

Para terminar gostaríamos de agradecer à Samsung pelo envio do monitor, para que pudéssemos escrever esta análise.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Ecrã
Interface
Final Score