review-roccat-renga

Review do headset gaming Roccat Renga

Som85
Conforto92
Design75
Reader Rating1 Vote88
Som nítido
Extremamente confortável
Microfone bem posicionado
Som baixo
84

Neste artigo vamos analisar o headset gaming Roccat Renga. É um headset que possui algumas características interessantes, nomeadamente no que toca a conforto e nitidez do som. Queria agradecer, antes de mais, à Roccat por nos ter enviado este headset para que o possamos analisar em detalhe.

Os headsets para gaming têm de ter algumas características diferentes dos headphones normais, que geralmente se utilizam para ouvir música:

  1. têm de oferecer bom som 3D, imprescindível para jogos competitivos, especialmente FPS;
  2. têm de vir equipados com um microfone de qualidade para que os outros jogadores nos possam ouvir claramente e,
  3. têm de ser confortáveis para permitirem em longas sessões de jogo.

A Roccat promete som de qualidade ao nível de estúdio e conforto superior no que toca ao Renga, mas será que cumpre? Vamos ver.

roccat renga 1

Design do Roccat Renga

O Roccat Renga possui um design bastante ergonómico, com uma fita que se adapta à nossa cabeça, almofadas ventiladas, cobertas em pele, com esponja na zona do altifalante e um microfone rotativo. Também conta com um controlador de som no cabo que permite aumentar ou diminuir o som, assim como ligar ou desligar o microfone.

Tem um peso de apenas 210g, que o torna bastante leve, ao ponto de não o sentirmos na cabeça. A sua construção é robusta mas ao mesmo tempo, maleável para que seja fácil de transportar. Além disso, a entrada de 3.5 mm torna-o compatível com todos os dispositivos.

roccat-renga-2

Qualidade do Som

A Roccat prometeu qualidade de estúdio no Roccat Renga e, na minha opinião, cumpriu… mais ou menos. De facto, a qualidade de som do Roccat Renga é irrefutável. Excelente som 3D e um bom reverb que permite um espalhamento do som que não cansa os ouvidos. O único senão, que por acaso é um grande senão, é o nível do som.

O Roccat Renga sofre do grave problema de ter o som muito baixo para as suas aplicações alvo, mesmo quando temos o controlador ao máximo. Se fosse um headset para ouvir música, não colocaria isto como um problema, no entanto, enquanto se está a jogar, é preciso um esforço extra para tentar perceber de onde vêm os passos do inimigo.

roccat_renga box

Um dos jogos que mais jogo, Rocksmith, é praticamente incompatível com o Roccat Renga. Muito por culpa do seu som baixo, algo que não me acontece, por exemplo, com os Sony Pulse que possuem um amplificador incorporado.

Apesar de custar metade do preço dos Sony, não pode servir de desculpa, visto que existem headsets ao mesmo preço ou mais baratos, com níveis de som bem maiores.

Conforto

Como disse acima, o peso de 210 gramas faz do Roccat Renga um dos headsets mais confortáveis que já usei. As suas almofadas ventiladas, permitem que possam jogar por várias horas sem sentirem aquele calor desconfortável, especialmente no Verão. Além disso, o microfone está bem posicionado e não atrapalha em altura nenhuma.

roccat-renga-3

Conclusões

O Roccat Renga é um headset que até oferece boa qualidade de som e conforto superior, por metade (ou até menos) do preço dos headsets mais topo de gama, podendo ser adquirido por aproximadamente 50€. Se não fosse pelo baixo nível de som, facilmente recomendaria este headset acima de qualquer outro na mesma gama de preços. No entanto, não deixa de ser um headset a ter em conta pelas características positivas que referi antes.