Review do rato gaming Roccat Kiro

Design
79
Conforto
55
Performance
71
Preço
79
Review dos Leitores3 Votes
56
Design modular
Ambidestro
Leds RGB
Muito desconfortável
71

O Roccat Kone é um dos ratos para gaming com mais sucesso no mercado, competindo diretamente com colossos como o Razer Deathadder e o Asus ROG Gladius. No entanto, esses ratos vêm com um custo que muitos não podem pagar por um rato para jogar. Para compensar, a Roccat possui um rato mais acessível, com algumas características bastante boas: o Roccat Kiro.

O Roccat Kiro é um rato para gaming, que pode ser obtido pela ordem dos mais ou menos 50€, uma diferença de 25-30€ para os ratos high-end que mencionei acima. Possui características interessantes, comuns nesses ratos mais caros, como o polling rate de 1000Hz, um sensor que suporta bons valores de aceleração e suporte para macros.

No entanto, existem algumas coisas que fazem deste rato bastante mediano e que não gostei.

roccat-kiro-04

Design do Roccat Kiro

O Roccat Kiro possui um design já característico dos outros ratos e teclados da Roccat, com linhas laterais retas, que lhe dão um aspecto futurístico e modular, que o torna apto a ser usado com a mão direita ou a esquerda (ambidestro). É bastante mais pequeno que, por exemplo, o Razer Deathadder, o que o torna mais adequado a quem pega no rato em “Claw” ou “Fingertip”.

Possui ainda dois botões laterais reprogramáveis, que podemos colocar do lado esquerdo ou direito do rato, dependendo da mão que utilizamos para o usar.

A sua superfície é coberta por uma película de borracha, para evitar que escorregue quando o estão a usar.

roccat-kova-3

Especificações

Vendo mais a fundo as especificações, o Roccat Kiro vem com um sensor de 4000 DPI, relativamente baixo para alguns (eu pelo menos costumo usar 3000 no dia-a-dia) mas não deve colocar problemas. Tem suporte para acelerações até 20G e polling rate de 1000Hz, o que vem em conformidade com o preço mais reduzido.

Conta com suporte para o Easy-Shift da Roccat, no qual podem programar macros e atribuí-las aos diversos botões, 2000 DPI nativos via modo Overdrive e memória interna para guardarem as vossas macros.

Vem ainda equipado com LED’s RGB, cuja cor podemos alterar facilmente usando o Swarm, uma característica que não é muito comum em ratos mais baratos como este.

roccat-kiro-swarm-button-assignment

Conforto e Performance

Apesar de não ser um rato indicado para a forma como o costumo usar, o meu principal problema com ele é mesmo o facto de ter os botões demasiado presos e duros. Fazer vários cliques seguidos pode ser quase uma tortura, e cansa rapidamente as mãos. Apesar de na caixa ter o selo de “MOBA Ready”, garanto-vos que as vossas mãos não estão preparadas para estes cliques tão difíceis.

Além disso o design ambidestro, faz com que seja mais difícil carregar nos botões laterais, algo que não me acontece com outros ratos que têm esses botões mais próximos da zona do polegar.

Conclusões

O Roccat Kiro tem uma vantagem de ser ambidestro, que para pessoas canhotas dá bastante jeito, visto que não existe muita oferta para quem tem a mão esquerda dominante. No entanto, os problemas a nível do conforto, principalmente no que se faz mais, clicar, não me permite que recomende este rato, principalmente com outros modelos mais confortáveis ao mesmo preço no mercado.

Gostaria também de agradecer à Roccat pelo envio do Kiro para que pudéssemos analisá-lo.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Conforto
Performance
Preço
Final Score