Razer Seiren X
Calidad Función concreto
O Razer Seiren X é um microfone do tipo supercardioide orientado para o mundo do streaming, podcast, voz em off e instrumentos. É bastante exclusivo no seu funcionamento já que não conta com outros tipos de audio como estéreo, unidireccional ou correccional.
Design87
Rendimento81
Microfone90
Qualidade/Preço75
O bom
Supercadiode
Plug and Play
Bom som
O mau
Pouca personalização
Redução de ruido
Preço
83
Bom

Se forem jogadores de PC, se calhar já pensaram em algum momento em gravar ou transmitir em direto no YouTube ou Twitch. Além disso, também é possível que, se jogarem online, os vossos colegas vós tenham dito algo em relação ao vosso microfone. Seja qual for a situação, estão no lugar certo, uma vez que hoje vamos falar de um acessório que pode resolver ambos problemas.

Na review de hoje falaremos sobre o Razer Seiren X, um microfone que vos ajudará a transmitir a vossa voz de uma forma clara e precisa. Apesar de não ser um microfone profissional, para os que estão a começar neste mundo, pode ser um bom aliado e uma boa primeira compra.

Unboxing e primeiras impressões

Como é habitual nos produtos da Razer, o Seiren X vem numa caixa com as cores características da marca: verde e preto. No exterior da mesma podemos encontrar várias descrições do produto juntamente com a sua imagem.

Dentro vemos o microfone dividido em três partes: o microfone, a base, e um pequeno tubo que liga ambas as partes, dispostos em duas bases de espuma bem acolchoadas. Além disso, vemos também a documentação com uma carta do CEO e os adesivos da marca.
razer seiren x pack1Se conhecerem o seu irmão mais velho, o Razer Seiren, a primeira coisa que vem a cabeça é que não é tão completo. Destina-se a uma audiência menos profissional e mais específica, daí um dos motivos para o apresentar com o Razer Kiyo, uma webcam orientada também para os streamers.

Especificações

Microfone Microfone para streaming
Tipo Supercardioide com cancelador de ruído
Construção Sistema antivibrações
Botões Mute (silenciar)
Auriculares Latência zero através de jack 3.5 mm
Sistemas compatíveis
  • Windows 7, 8, 10
  • MAC OS 10.8 y superior
  • Open Broadcaster y Xsplit

Características 

O Razer Seiren X vem dividido em três partes que são muito fáceis de juntar, apenas necessitando de aparafusar cada uma, o que facilita a montagem. Estas peças são: uma base um pouco pesada, um pequeno tubo que irá juntar ambas extremidades e, finalmente, o microfone. A sua construção é uma mistura de metal e plástico, mas sempre com um feeling de qualidade e solidez.

razer seiren x partes

A parte inferior ou base do microfone é bastante pesada, o que traz estabilidade ao dispositivo. A base está construída em metal com uma porca pequena onde colocamos o resto do corpo. Esta peça será a responsável por conceder capacidade de movimento ao microfone, o que, apesar de estar muito bem, é um pouco difícil de mover.

Na superfície que está em contato com a mesa também podemos ver uma borracha que absorverá as vibrações para uma melhor retransmissão.

razer seiren x base

Finalmente, na área superior encontramos o microfone. Por debaixo do mesmo podemos ver um conector de 3,5 mm com uma porta micro USB para o conectar ao PC com um cabo USB – microUSB. A frente podemos ver o botão que serve para dar mute (silenciar o microfone) e o botão de controlo de volume, enquanto o logótipo da marca fica na parte de trás. Tudo em preto fosco e construído em plástico resistente.

Microfone

O microfone é do tipo cardioide, mas como tem um ângulo reduzido para uma melhor gravação da voz, a Razer o denominou de supercardióide. A nível técnico, temos uma frequência mínima de 44,1 kHz e um máximo de 48 kHz, uma taxa de bits de 16 bits, cápsulas no capacitor de 25 mm, uma frequência de resposta de 20 Hz a 20 kHz, uma sensibilidade de 17,8 mV / Pa (a 1 kHz) e a SPL máxima de 110 dB (THD <1% a 1 kHz).

razer seiren x mano

Gostamos muito dos resultados. O registo é bom porque se ouve de uma forma clara e nítida todos os sons. O que sim reparamos é que a cancelação de ruído não é a melhor. Por outro lado, se conectarem os auriculares diretamente ao microfone, poderão ouvir a vossa voz durante a gravação.

Como ponto negativo podemos mencionar a falta de personalização para que o pudéssemos configurar ao nosso gosto. Mesmo assim, como é mais orientado para stream, PodCast, vozes em off e instrumentos, isto não deve supor um grande problema.

razer seiren x botones

No que toca a compatibilidades com softwares, não tivemos nenhum problema. Este dispositivo é recomendado para Xsplit e OBS, que são duas das plataformas mais utilizadas no mundo do stream. Outra coisa a ter em conta é que o Razer Seiren X não pode ser configurado através do Synapse, ao contrário do seu antecessor e do Razer Seiren.

Outro detalhe importante dos Razer Seiren X é o amplificador, pois como o nome sugere, é o responsável por amplificar o som. Temos uma impedância de ≥ 16Ω, uma potência de saída de 125 mW a 32 Ohms, uma THD de <0.5% a 1kHz, uma frequência de resposta de 20 Hz – 20 kHz e um sinal de ruído de ≥ 85dB. Pelo menos a nível técnico, algo melhor do que o Razer Seiren.

A continuação podem ver uma prova de som que fizemos com este microfone.

Conclusões

O Razer Seiren X não é um microfone para profissionais, mas é uma ótima opção se quiserem algo para poderem transmitir em direto ou até mesmo gravar podcasts, as duas tarefas para as quais o tipo de microfone cardioide é destinado.

Acreditamos que apontar a falta de versatilidade como ponto negativo não é justo. Por outro lado, consideramos que, pelo preço, deveria contar com mais opções. Não é compatível com o Synapse, pelo que não podemos personalizar o microfone, e além disso também não tem nenhum acessório externo para o poder modificar.

razer seiren x pack2

Cumpre perfeitamente com a sua função e o seu design e construção são bastante interessantes. Contudo, cuidado com os teclados mecânicos, já que a falta de um bom cancelador de ruído pode estragar o som.

No more articles