Review Razer Naga Chroma, um rato para os MMO
Excelente rendimento e deslizamento 19 botões que se podem configurarErgonómico e com um bom agarre
Somente para a mão direitaOs botões laterais podem ativar-se acidentalmente
85%Overall Score
Design85%
Personalização90%
Rendimento85%
Funcionalidades80%
Reader Rating 0 Votes
0%

Se queremos jogar um jogo no PC, seja ele um shooter, MOBA ou MMO, queremos ter sempre nas nossas mãos os melhores acessórios. É por isso que ter um teclado ou um rato apropriado para cada tipo de jogo é importante, e mais quando é preciso tocar muitos botões rapidamente. Tendo isto em conta, hoje apresentamos o Razer Naga Chroma, o rato para MMO criado pela Razer.

Já analisamos o Razer Naga Hex V2, um rato para MOBA’s. Também já experimentamos a versão wireless do rato que hoje vós trazemos, o Razer Naga Epic Chroma. A versão com cabo que apresentamos é muito parecida, apenas com alguns detalhes que diferem e um preço também mais acessível.

Duas caracteristicas chave: leve e cómodo

Estamos perante um rato gaming que é bastante leve, pesando apenas 135 gramas. Com um bom agarre para as mãos pequenas e médias, pode ser um pouco incomodo para as mãos mais grandes. Com isto podemos dizer que é aconselhável para os tipos de agarre de mão (palm grip) e de garra (claw grip).

Razer Naga Chroma

Traz um acabado em ABS mate negro, o que dá uma sensação de suavidade sem ser escorregadio. O maior problema em relação ao agarre acabará por ser relacionado com os botões laterais, como veremos a continuação. Conta com uma superfície ultra deslizante com três almofadas de teflon que nos dará um suave movimento na maioria das superfícies.

Razer Naga Chroma desde abajo

Na parte direita do rato não existem botões, apenas uma superfície curva que servirá para melhorar o agarre do rato, evitando que escorregue, mas também permitir descansar a mão de uma forma mais cómoda. Algo que se agradece após várias horas de jogo.

Razer Naga Chroma perfil1

O cabo trançado é de 2.1 metros e, apesar de ser fino, tem uma textura muito resistente. O tamanho do cabo também é o standard, pelo que se precisarem de um mais largo se calhar convém comprar um wireless. O cabo conta com uma conexão USB 2.0 banhada em ouro para garantir uma boa conetividade e durabilidade. Na parte frontal encontramos também umas grelhas de alumínio que lhe dão um aspecto único e bastante gamer.

Características de gama alta

Como podem imaginar, o aspecto não é o mais importante neste rato. É por isso que a Razer também cuidou os detalhes internos deste dispositivo. Conta com um sensor de 16.000 DPI que são mais do que suficientes para qualquer tarefa e ainda 50G de aceleração que permitem alcançar as 210 polegadas por segundo. Em fim, valores que ninguém chegará a aproveitar ao máximo, mas que mostram o seu rendimento.

Além disto temos um Ultrapolling de 1000Hz, o que nos garante uma resposta imediata de 1 milisegundo, importante para os jogos competitivos online. Se quiserem a maior velocidade de reação é sempre melhor comprar um rato com cabo em vez de um wireless, a não ser que o vosso orçamento não tenha limite e então possam comprar um rato wireless com a mesma velocidade de resposta.

SYNAPSE rendimiento

Como podem ver na imagem anterior, também podem mudar todos estes parâmetros e até criar perfis para cada situação: Shooters, RTS, MOBA, MMO… Além disto, poderão guardar estas configurações para as instalar em outros PC com o firmware da Razer, Synapse. Desta forma não terão que se acostumar a um novo rato cada vez que mudarem de PC.

Botões configuráveis de sobra

Trata-se de um rato orientado para jogos MMO. Mas claro, qual é a maior demanda neste tipo de jogos? Uma grande quantidade de botões de fácil acesso, e isso é o que nos oferece este rato. Temos um total de 19 botões que se podem configurar individualmente para cada jogo.

Além dos botões mais comuns, os 12 laterais são mecânicos. Quase todos são de fácil acesso, com a excepção dos que ficam mais atrás (10, 11, 12), os quais por vezes se clicam sem querer. Isto dependerá das mãos de cada pessoa, mas a nossa experiência foi essa.

Razer Naga Chroma perfil2

Estes botões podem ser bastante úteis durante os jogos, mas também em alguns programas podem poupar alguns toques no teclado. Pode demorar algum tempo até acostumasse a posição de cada número, mas se o utilizarem regularmente, em pouco tempo os utilizarão mais que o teclado.

Muitos botões sempre ao vosso alcance e com fácil acesso

Além destes botões também temos 3 na roda que nos ajudarão a navegar na web ou noutras tarefas. Também existem dois botões por em cima da roda que permitem ajustar os DPI sem ter de entrar no Synapse. A graduação de DPI pode ser configurada no firmware também.

SYNAPSE personalización

Rendimento

No dia a dia não temos nenhuma grande critica em relação ao rendimento do mesmo, tirando os toques acidentais que alguns botões laterais podem ocasionar. Contudo, como dissemos, é uma questão de tempo. O sensor responde muito bem, sendo bastante rápido e preciso. Tudo isto, claro, graças ao seu excelente deslizamento.

Pudemos experimentar este rato em duas bases diferentes, um com uma base de pano, e a outra na Razer Firefly e o resultado foi excepcional em ambas.

SYNAPSE calibración

Também ligado ao rendimento deste rato está a aplicação Synapse, a qual permite alterar todos os dados relativos ao sensor e aos botões do Razer Naga. É uma app muito simples de configurar e utilizar, com diferentes opções para mudar os DPI e a taxa de atualização.

Um toque “gaming” com Chroma

Ao ser um produto Chroma este contará com a iluminação RGB tão característica da marca. Em Synapse poderemos configurar diferentes estilos de iluminação, as quais irão iluminar as quadro zonas independentes.

SYNAPSE iluminación

Apartado técnico

Sensor 16.000 DPI sensor laser 5G
Iluminação RGB Chroma com 4 zonas de iluminação independentes
Botões 19 botões, 12 deles mecânicos
Taxa de atualização 1000 Hz, 750 Hz, 500 Hz, 250 Hz
Tamanho 119 mm x 75 mm x 43 mm y 135 gr de peso
Extras Base ultra deslizante

 

O rato perfeito para MMO?

É sem dúvida alguma um rato espectacular para jogadores de MMO e até MOBA’s, mas não sabemos se é o melhor. O seu rendimento é espectacular, com uma resposta muito fluída em todas as situações. O seu design também é muito bonito, especialmente graças a iluminação Chroma. Mas de ai a ser o perfeito para vocês dependerá do agarre e do vosso conforto.

Se tiverem as mãos grandes podem ter problemas em conseguir tocar em alguns botões do rato, ou não… tudo dependerá da forma em como se conseguirem adaptar ao rato. Mas uma coisa é certa: se forem canhotos, este rato não é para vocês.

Agora mesmo o Razer Naga encontra-se a 93€ na Amazon, um preço algo elevado, mas que se justifica na nossa opinião. Se preferirem a versão Wireless deverão gastar um pouco mais, exatamente 127€.

No more articles