Review – Razer Kraken Tournament Edition

Muitas funcionalidades e muita confusão

Um bom headset mas com alguns problemas
O Razer Kraken Tournament Edition oferece uma panóplia de funcionalidades interessantes e excelente qualidade de som e voz, mas existem alguns problemas que não ocorrem noutros headsets parecidos, ao mesmo preço.
Design85
Audio95
Conforto90
O bom
Excelente qualidade de áudio e voz
Surround e muitas opções de personalização da experiência
Bastante confortável
Design robusto
O mau
Problemas a nível do sistema operativo
Bastante caro para um headset com fios
90
Bom Headset Gaming

A Razer enviou-nos um dos seus headsets da linha Kraken, o Kraken Tournament Edition, para que o pudéssemos testar e dar a nossa opinião.

O Razer Kraken Tournament Edition (Kraken para abreviar), é um headset que possui construção sólida e excelente qualidade de som assim como algumas funcionalidades que, apesar de boas, são apenas limitadas ao PC. Então vejamos.

Construção robusta

O Razer Kraken possui uma construção bastante robusta, com o ajuste da bandolete em metal ligado a um aro de metal que contorna toda a carapaça do altifalante. Apesar de esta ser uma das zonas que mais sofre desgaste, esta solução em metal permite aumentar em muitas vezes o tempo de vida da carapaça. Infelizmente o encaixe nesta é em plástico mas estamos a falar de uma peça imóvel, pelo que não deve vir a dar problemas.

razer kraken tournament edition diadema2

O ajuste possui uma régua com vários níveis para que possam colocar as duas carapaças de forma totalmente simétrica. A bandolete é coberta por esponja rígida em cima e a zona que encosta na cabeça é almofadada, com uma rede protectora.

As almofadas dos auscultadores possuem cerca de 56 mm de diâmetro e possuem um gel de arrefecimento, que impede que sintam calor e desconforto durante sessões mais longas. O headset é bastante confortável e possui um bom isolamento do som exterior e as almofadas evitaram mesmo o aquecimento, mesmo durante dias mais quentes.

razer kraken tournament edition pack

O microfone é retrátil e pode ser guardado diretamente na carapaça esquerda, ficando só a parte rígida do microfone de fora, não sendo possível retirá-lo. A construção do microfone em si é bastante maleável, com uma cobertura em protetora em plástico e é o elemento do headset que parece mais frágil.

A única queixa que tenho do headset a nível de conforto e utilização, é o facto de a bandolete escorregar da cabeça quando mexia a cabeça, o que pode ser incómodo em muitas situações.

Excelente qualidade de som, mas funcionalidades confusas

A qualidade do som do Razer Kraken é inegável. O som pode chegar a níveis bastante altos e sem distorção e o surround é imersivo e permite um posicionamento 3D do som bastante realista.

O problema aqui encontra-se nas limitações. Para começar, o surround requer conexão ao Razer Synapse, portanto apenas vão poder utilizar esta funcionalidade no PC. Segundo, o Razer Kraken vem com um controlador adicional, além de um regulador no fio. O regulador permite ligar e desligar o microfone e aumentar ou reduzir o som.

O controlador permite ligar e desligar o surround, ajustar a intensidade do baixo, do nível do som e desligar/ligar o microfone. A última funcionalidade, permite ajustar o nível de som do jogo e do chat, o que na teoria faz com que consigam ouvir mais ou menos o som do jogo ou do chat. Na prática isto traduz-se numa enorme dor de cabeça, pois o sistema operativo detecta um dispositivo de áudio para o som espacial THX, outro para o chat e outro para o jogo.

O maior inimigo desta funcionalidade é o Discord. O programa ficava todo baralhado com qual dos dispositivos escolher e tinha de muitas vezes forçar diretamente na aplicação, mesmo assim ainda havia alturas em que ouvia o chat, mas os outros não me ouviam, ou o som saía pelo monitor em vez de pelo headset, enfim… uma confusão dos diabos. Uma vez simplesmente desisti e liguei pelo meu headset wireless que uso regularmente.

A qualidade de som do microfone também é bastante boa, com o som a sair limpo e suave, para que os vossos rants não magoem tanto os ouvidos dos vossos companheiros.

Tal como é habitual, o Razer Kraken vem com suporte para o Razer Synapse e permite ajustar uma panóplia de opções no vosso headset. Podem definir se querem ou não o surround ligado por aplicação, ajustar a posição de cada altifalante do som espacial, equalizar o som para diversos tipos de perfis e ajustar o nível, sensibilidade e melhoramentos do microfone.

Conclusões

O Razer Kraken Tournament Edition é um headset bastante sólido, que oferece boa qualidade de som, bom microfone, surround e é bastante confortável. A confusão com os dispositivos e o sistema operativo são o seu principal problema e é uma questão de hábito, claro, mas é algo que na maioria dos headsets não acontece, mesmo com funcionalidades similares.

O custo do headset ronda entre os 80€ na versão preta e 100€ para a edição verde, que foi a que nos enviaram. Por este preço, é uma pena que não seja um headset sem fios pois por este preço podem adquirir um excelente headset sem fios, assim como uns HyperX Cloud 2 pelo mesmo preço, com as mesmas funcionalidades, mas sem o problema do sistema operativo e o surround pode ser usado nas consolas.

NewEsc Excelente

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Design
Audio
Conforto
Final Score

8 + 20 =