Razer Blackwidow, Review em Português

Conforto e performance na ponta dos dedos
O Razer Blackwidow é um excelente teclado quer em termos de performance, como em conforto. Seja para trabalhar ou para jogar, é um excelente companheiro para todas as tarefas que envolvam o teclado.
Design90
Performance95
Qualidade/Preço82
Ergonomia90
Personalização95
O bom
Excelente resposta da teclas
Confortável para escrever e jogar
Design robusto e minimal
Muitas opções de personalização
O mau
Portas USB e 3.5 mm apenas disponíveis no modelo Elite, mais caro
90
Excelente teclado para gaming e trabalho

A Razer enviou-nos o seu teclado mecânico Razer Blackwidow, um teclado que já tinhamos experimentado com o layout em Espanhol, mas que também está em Português. É um teclado bastante completo com imensas funcionalidades e uma sensação ao clique extremamente satisfatória.

Unboxing e Especificações

O Razer Blackwidow vem numa caixa de papelão com as típicas cores verde e preta que acompanham a maioria de seus produtos, além de várias imagens e descrições dela. Na parte frontal vemos uma ranhura para testar a sensação tátil dos Switches que monta o teclado, entre os quais estão o verde, amarelo e laranja, própios da marca.

No interior, e bem protegidos por plástico rígido, encontramos o teclado e o descanso para o pulso, bem como documentação e autocolantes com o logótipo Razer em cromado.

Design do Razer Blackwidow

Além do layout em PT que já mencionei antes, que é sempre um ponto a favor de qualquer teclado, o novo Blackwidow possui um design minimalista, com uma armação reduzida em plástico áspero, bastante robusto e um pouco pesado, com cerca de 1.5 kg.

Não existem botões específicos para macros nem descanso para o pulso, sendo as macros acedidas através do botão FN que ilumina as teclas que possuem funcionalidades ou macros, desligando a iluminação das restantes.

O teclado possui 5 skates em borracha, bastante grossos que impedem o teclado de deslizar durante a utilização. Também podem inclinar utilizando os suportes, tal como é comum nos teclados. Estes suportes são também bastante sólidos e conferem excelente estabilidade ao teclado.

As teclas possuem retro-iluminação RGB, sendo possível configurar a cor de cada tecla no Razer Synapse. A iluminação é bastante boa e permite uma boa visualização das teclas, mesmo com luz forte a incidir sobre o teclado.

 

Do design não tenho nada a dizer, acho o teclado bastante sólido e não ocupa praticamente espaço nenhum, pelo menos comparado ao meu Roccat Ryos MK Pro.

Performance e conforte excelentes

O Razer Blackwidow vem equipado com comutadores mecânicos Green, feitos in-house pela Razer. Estes comutadores equivalem aos MK Cherry Blue e possuem uma atuação bastante alta, o que confere ao teclado uma resposta rápida e uma sensação de clique bastante satisfatória.

As macros podem ser guardadas utilizando o Razer Synapse e os perfis podem ser armazenados na nuvem ou na memória interna do teclado. Existe um botão de Gaming, que desativa certos botões como o do Windows, evitando que toques não intencionais vos minimizem o jogo.

Ainda podem definir vários perfis de retro-iluminação, definir as cores para cada tecla, comunicar e sincronizar com outros dispositivos Razer Chroma que possuam ou ainda criar os vossos próprios efeitos no Chroma Studio.

Algo que tenho pena de não ter sido incluído, foi uma entrada USB e 3.5 mm, que seria excelente para fazer do vosso teclado um verdadeiro hub. Também gostaria de ver um Blackwidow com uma ranhura para colocar o smartphone, quiçá com ligação direta ao Synapse para podermos alterar os perfis em tempo real ou até carregar e atender chamadas com o nosso microfone. Sonhar não custa.

Conclusões

O Razer Blackwidow é um excelente teclado e uma versão mais barata do Blackwidow Elite, que possui porta USB e de 3.5 mm, mas não muito mais. É um teclado bastante confortável de utilizar, com uma sensação incrível ao toque e a sua atuação alta permite que consigam reagir de forma rápida a qualquer imprevisto que aconteça no jogo. Estas teclas também não oferecem muita resistência, o que permite manter os dedos premidos durante bastante tempo sem que sintam qualquer cansaço nas articulações.

O Synapse permite configurar praticamente todo o tipo de macros que queiram e, mesmo sem botões próprios para estas, são bastante fáceis de aceder utilizando o botão FN.

O teclado custa cerca de 120€, o que não é mau para um teclado mecânico com estas funcionalidades todas e sem dúvida um excelente investimento para longo prazo.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Design
Performance
Qualidade/Preço
Ergonomia
Personalização
Final Score

one + 13 =