Review pCloud

Review da pCloud: Armazenamento na nuvem para sempre

Hoje em dia, estamos cada vez mais dependentes do nosso armazenamento para manter o maior número de ficheiros possível. Já não estamos limitados a guardar fotografias e vídeos, temos também séries, filmes, música, jogos, documentos, aplicações e uma grande variedade de outras coisas que consomem espaço no disco rígido do computador, memória do telemóvel ou SSD externo.

Embora todas as alternativas de backup e preservação de ficheiros sejam eficientes, o armazenamento na nuvem é uma das mais populares actualmente. A sua diversificação torna-a numa opção multiplataforma muito simples de utilizar, já que podemos aceder a todos os nossos dados em qualquer dispositivo, desde qualquer parte do mundo.

Testamos uma das ferramentas mais úteis para tornar o seu armazenamento na nuvem seguro e completo. O serviço pCloud é um dos mais reconhecidos pela sua compatibilidade, interface intuitiva, e uma capacidade surpreendente de até 2 TB com um plano para obter a licença para toda a vida. Algo bastante inovador no mercado actual.

O que é pCloud? Principais características de pCloud

O serviço pCloud é uma ferramenta para armazenar ficheiros na nuvem com uma interface espanhola. Funciona muito semelhante a outros serviços tais como MEGA, Dropbox, Google Drive, OneDrive e um longo etc. Mas o pCloud traz outras características excepcionais, especialmente no que diz respeito à sua facilidade de utilização em qualquer dispositivo e à sua segurança com ficheiros encriptados.

Multiplataforma para todos os dispositivos

Podemos descarregá-lo em vários sistemas tais como Windows, MacOS ou Linux, assim como é possível instalar a aplicação no Android e iOS mobiles. O seu software cliente é muito fácil de configurar, e consome poucos recursos. Podemos até encontrar extensões para navegadores como o Chrome, Firefox e Opera, para armazenar ficheiros sem ter de descarregar a ferramenta.

pCloud: Kostenloser Cloud-Speicher
pCloud: Kostenloser Cloud-Speicher
‎pCloud - Cloud Storage
‎pCloud - Cloud Storage
Developer: PCLOUD LTD
Price: Free+

Servidores em locais seguros

O seu sistema é bastante transparente e podemos escolher entre os servidores que funcionam como centro de dados, localizados na área de Dallas e Texas nos Estados Unidos, ou no Luxemburgo na Europa; ambos os países cumprem com os respectivos regulamentos GDPR. Além disso, pCloud está sediada na Suíça e segue regulamentos rigorosos no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais.

Segurança e Encriptação

Para reforçar a sua segurança, a ferramenta acrescentou a encriptação AES de 256 bits do lado do servidor, tornando-a uma das encriptações mais seguras actualmente disponíveis. Além disso, as comunicações entre o dispositivo cliente e o servidor, são feitas seguindo os protocolos TLS para manter os ficheiros encriptados a todo o momento durante o envio e descarregamento.

Mas também temos a característica de pCloud Encryption, uma pasta que serve para encriptar os dados do dispositivo cliente, através de uma palavra-passe que só o utilizador manuseia. Dessa forma protege os seus ficheiros, mesmo que alguém tenha acesso ao seu disco rígido. No entanto, esta palavra-passe de acesso não pode ser alterada ou modificada, por isso tenha cuidado para não a perder.

Outro aspecto para a segurança das contas é a autenticação com 2 factores que pode facilmente activar. Dessa forma, não depende apenas de credenciais (Utilizador e Palavra-passe). Para autenticação de 2 factores, pode configurar um número de telefone para receber um SMS de confirmação; ou utilizar alguma aplicação de autenticação, para gerar códigos de uma só vez.

Todas as funções de gestão de ficheiros

Até agora, temos falado das suas características centradas na segurança, incluindo a sua pasta Crypto, bem como da sua capacidade de utilizar a ferramenta a partir de qualquer dispositivo em qualquer lugar. Agora é altura de avaliar cada uma das suas funções de carregamento, backup e eliminação de ficheiros, algumas das quais são exclusivas desta ferramenta e não disponíveis noutras alternativas.

Navega entre os Ficheiros

Review pCloud Navegação entre ficheiros

O primeiro separador que podemos ver, uma vez introduzida a ferramenta web, é o separador “Browse” que nos permite rever todas as pastas e ficheiros que estamos a guardar, que indicam o seu tamanho e data da última modificação.

A partir daqui podemos carregar ou descarregar mais ficheiros, criar novas pastas, renomear as já existentes, partilhar, copiar, mover, apagar e tudo o que for necessário para gerir facilmente os nossos ficheiros.

Algumas pastas padrão são também armazenadas aqui, que servem para guardar automaticamente ficheiros em caso de ter activado a sincronização. Os seus nomes estão em inglês, e mesmo que os renomeemos ou apagamos, eles ainda podem aparecer porque são uma parte nativa do programa. É importante ter isto em mente se guardar automaticamente os seus ficheiros.

Pasta pública

Review pCloud Pasta Pública

A pasta pública é uma área adicional, que devemos habilitar previamente, onde podemos criar ligações directas a toda a informação que queremos deixar no domínio público. Funciona bastante bem como um servidor de conteúdo estático, onde podemos guardar imagens, páginas HTML estáticas ou mesmo descarregar ligações para outros ficheiros na pasta (e subpastas).

Deve ter em mente que os ficheiros armazenados na pasta pública, serão acessíveis a partir da Internet, desde que a pessoa tenha o URL correspondente. Além disso, é necessário um plano Premium para desfrutar desta funcionalidade, enquanto o plano Basic apenas o suporta para um ensaio de 7 dias.

Restauração de Ficheiros apagados

Review pCloud Rewind

pCloud também tem uma função muito interessante, para fazer o backup das configurações da conta. Isto armazena um histórico do ficheiro, e permite-lhe fornecer uma pré-visualização da conta, a partir de um certo ponto no passado. Desta forma é possível restaurar, recuperar e descarregar tanto ficheiros como pastas que foram movidos por engano.

Se utilizar o plano básico, só pode procurar ficheiros com até 15 dias, sem a opção de restaurar ou descarregar. Com os planos premium, pode utilizar as opções de recuperação até 30 dias atrás. E é possível adicionar esta funcionalidade como uma extensão, para recuperar ficheiros até um ano de idade.

Cópias de segurança de outras plataformas

Outra característica interessante oferecida pelo pCloud é a possibilidade de criar cópias de segurança de ficheiros armazenados em serviços de armazenamento concorrentes. Para o fazer, basta aceder ao separador “Backup” e escolher entre Google Drive, Dropbox, OneDrive, Facebook ou Instagram. Depois seleccionar o botão Start e aguardar que o processo seja concluído.

Lixo

Review pCloud Lixo

A Lixeira é o local para onde vão os ficheiros e pastas que foram eliminados. Desta forma, podem sempre ser restaurados a qualquer momento, mesmo quando se utiliza o histórico da conta. No entanto, se os ficheiros tiverem sido permanentemente apagados da lixeira, não podem ser recuperados de forma alguma.

Pasta crypto

Review pCloud Pasta Crypto

A pasta pCloud Crypto é uma funcionalidade bastante interessante, e uma das principais razões pelas quais este serviço vale a pena. Esta característica requer uma assinatura adicional, $3,99 por mês (para a assinatura anual) ou $4,99 por mês (para a assinatura mensal). Este custo aplica-se a todos os planos, incluindo o gratuito, excepto o Business One que o inclui gratuitamente.

A sua função é encriptar os dados do dispositivo do cliente para aumentar a segurança e evitar que sejam violados de qualquer forma. A senha que o utilizador pode definir para encriptar a pasta pode (e deve) ser diferente das credenciais. No entanto, é muito importante não a perder porque nem o suporte nem ninguém pode alterar esta chave de encriptação.

Opções para Partilhar e Solicitar Ficheiros

Para além de podermos aceder aos nossos ficheiros a partir de pCloud, podemos também partilhá-los com outras pessoas. Para o fazer, só temos de seleccionar um dos ficheiros e seleccionar o separador partilhar, onde temos então a opção de escolher como o vamos partilhar. As ligações ou pastas que partilhamos, podemos colocá-las no separador “Partilhado”.

Podemos gerar um acesso único para as pessoas que têm a ligação, é também possível atribuir uma palavra-chave com uma data de validade para proteger a informação. A forma como partilhamos ligações e ficheiros, podemos pedir acesso a ficheiros noutras contas e trabalhar com pastas partilhadas.

Os links partilhados também podem ser personalizados, para aplicar uma Marca. Nestes casos, é possível atribuir um texto, uma imagem de capa e até uma imagem de título à ligação. Isto torna-a uma forma muito mais profissional de partilhar ligações, especialmente se for uma empresa.

Para o plano básico, dificilmente poderá ter um único link de marca; no entanto, com os planos premium, é possível personalizar todos os links de marca de que necessita.

Leitor de áudio

Review pCloud Audio

Algo bastante curioso com este armazenamento na nuvem, que não vemos noutras alternativas, é que ele integra um leitor de áudio. Embora a partir do gestor de ficheiros possamos aceder a ficheiros PDF, imagens, áudio e vídeo, pCloud tem uma função dedicada à organização da sua música favorita, pode ser por artista, álbum e até você pode criar a sua própria lista de reprodução.

Planos da pCloud

Este serviço de armazenamento na nuvem tem planos diferentes de acordo com a sua capacidade e as várias ferramentas que pode empregar. Pode escolher o que melhor se adapta às suas necessidades, mas tenha em conta que o modo livre é o mais limitado.

  • Plano gratuito: Oferece uma capacidade até 10 GB de armazenamento, com um período de até 15 dias para arquivos no lixo e sem possibilidade de restaurar o histórico alargado.
  • Plano Premium: Este plano é para até 500 GB de armazenamento, com ligações marcadas, 30 dias de história para o lixo e funcionalidades lançadas. Custa $4,99 para assinatura mensal, $47,99 para assinatura anual e $175 para assinatura vitalícia.
  • Plano Premium Plus: Um plano muito semelhante ao plano Premium, com até 2 TB de armazenamento. Custa $9,99 pela assinatura mensal, $95,88 pela assinatura anual, e uma assinatura vitalícia por apenas $350.
  • Plano Familiar: Este é um plano com armazenamento de até 2 TB, que podemos distribuir entre 5 contas simultâneas. Cada conta tem o seu próprio espaço pessoal, com uma certa quantidade de armazenamento próprio e com todas as características premium activadas. Custa 500 dólares e é uma assinatura vitalícia, pelo que seria um pagamento único.
  • Business: Esta opção está mais centrada em empresas e equipas de trabalho. Oferece as funções do pCloud, com um armazenamento de 1 TB para cada utilizador. O custo depende do número total de utilizadores, mas só se pode ter um mínimo de 3 utilizadores por empresa.

Sobre os Planos Vitalícios

Este serviço tem uma oferta única entre os seus concorrentes:, mensal, anual ou até ofertas vitalícias. Isto significa que, com um único pagamento, adquire uma licença de utilização que expira após 99 anos ou, pelo menos, até o software se tornar obsoleto, o que definitivamente não acontecerá em breve.

São os planos mais valorizados, apesar de serem os mais caros, porque são rentáveis ao fim de alguns anos. Sendo um pagamento único na vida, pode desfrutar de todos os benefícios que este serviço quase ilimitado de armazenamento na nuvem tem para si. Não terá de se preocupar em perder ficheiros ou renovar planos, apenas aproveite ao máximo.

Se também quiser tirar partido da funcionalidade EnCryption, para utilizar a pasta Crypto, pode utilizar o plano Lifetime de 125 dólares e fazer um pagamento único.

Vale a pena adquirir o pCloud?

NOTA: Durante o Black Friday existe 75% desconto nos planos vitalícios de 500GB/2TB.

Pontos PositivosPontos Negativos
+ Grande capacidade de armazenamento. 10 GB para a versão gratuita, 500 GB ou 2 TB para as versões pagas– Para utilizadores inactivos, a conta é apagada após um longo período de inactividade, apagando permanentemente todos os ficheiros
+Segurança total e encriptação– Algumas pastas são guardadas apenas em inglês
+ Boa velocidade de descarga
+ Interface muito simples e intuitiva
+ Suporte de várias línguas, incluindo o Português
+ Planos de pagamento mensais, anuais e vitalícios
+ Software Multiplataforma
+ Partilhar ligações de forma segura
+ Cópia de segurança para outras plataformas
+ Preço competitivo com o seu plano vitalício

Em geral, pCloud é um bom serviço de armazenamento na nuvem que funciona como um disco rígido de backup. O seu amplo apoio a múltiplos sistemas e línguas, grande capacidade de armazenamento e características completas (mesmo para a versão gratuita), para além dos seus preços competitivos, fazem dela uma das melhores ferramentas do seu género.

As opções de partilha de ficheiros, pastas e links são muito boas, com características inovadoras. Além disso, a sua pasta Crypto é segura e vale a pena adquiri-la, embora a sua aquisição exija um custo adicional. Podemos encontrar aplicações alternativas que bloqueiam pastas, mas nenhuma delas armazena ficheiros na nuvem.

Sem dúvida, um dos aspectos mais notáveis é o seu plano de pagamento único para adquirir uma licença vitalícia. Caso esteja a pensar adquirir esta ferramenta de armazenamento durante mais de 4 anos, então é uma opção que não pode deixar passar. Assim, pCloud, é em geral uma ferramenta útil e mais do que recomendada.

Editor Chefe

Your email address will not be published. Required fields are marked *