Review Orvibo Coco Smarthome plug

Hoje em dia queremos transformar a nossa casa o mais eficiente possível, e quiçá fazer dela uma smarthome. Nos últimos anos têm surgido alguns equipamentos para ajudar nesse sentido, por isso decidi comprar para minha casa uma extensão ‘inteligente’ Orvibo Coco do site BangGood e aproveito para vos dar a conhecer a minha experiência com este gadget.

OrviboCoco (2)

Tendo comprado pelo site da BangGood, não esperava uma entrega rápida, visto que a maioria dos produtos deste tipo de lojas vêm da China, o que normalmente se traduz em esperas de cerca de 1 mês. Assim (como me costuma acontecer) quando chegou, já nem me lembrava do que era até abrir a caixa.

A loja, à semelhança de outras, conta com alguns armazéns noutros locais, como em Espanha, o que serve tanto para evitar problemas alfandegários como para tornar os envios mais rápidos.

Unboxing

Quanto à embalajem do produto, é bastante simples e sem grandes floreados: uma caixa envolta num plástico/pacote. Nada de especial, mas também o conteúdo não requeria mais.OrviboCoco (5)

Aberta a encomenda, vemos que a caixa traz tudo o que precisamos. Temos a extensão com três tomadas, duas portas USB e botão power/wps. Uma vez que a ficha da extensão é pensada nas tomadas chinesas, o produto traz um adaptador para ficha europeia, usada cá em Portugal. As tomadas da extensão são ‘híbridas’ podendo ligar nelas fichas chinesas como fichas europeias.

OrviboCoco (11)

De resto, o produto vem acompanhado de um manual, que nos serve de pouco a não ser que tenhamos conhecimentos linguísticos e consigamos ler o que vem escrito no manual. Se não é o teu caso, o que te interessará é o código QR que te permite encontrar a app diretamente no site – Homemate. Encontra-se também disponível na Google Play Store e no iTunes da Apple.

 

A Minha Experiência

Foi mais complicada do que esperava, mas já lá vamos…

Antes de mais, ao tirar da caixa, confesso que fiquei admirado com a qualidade de construção. É bastante compacta e sólida, sem ser pesada. O design também é apelativo. Não tem o design habitual das extensões simples, nem tem uma estrutura robusta como as extensões mais voltadas para proteção de correntes.

OrviboCoco (4)

Como podem ver pela imagem, a extensão conta com três tomadas e duas portas USB para carregarem os vossos dispositivos móveis, bem como um botão com iluminação led verde, que indica que está ligado. Pressionar este botão uns segundos (cerca de 5) fará que outra luz, com o símbolo de Wi-Fi, se acenda e comece a piscar. Isto significa que está à procura de rede. Só então, com a aplicação no telemóvel, será possível encontrar a extensão COCO.

Aqui surgiram as minhas únicas complicações. Eu possuo um BQ Aquaris E5 com 1gb de RAM e não sei por que razão, a versão 1.41.11 da app não abria no telemóvel. Tentei contactar o suporte, tanto da loja como da marca, mas nenhum soube dar uma justificação nem solução, prometendo investigar o problema. Então decidi experimentar uma versão anterior. Encontrei a versão 1.1.15 no apkpure … que não crashava!

Parecia tudo estar resolvido, até que aparece outro problema. Apenas me podia registar com um número de telefone chinês, o qual não possuo. Por esta altura já estava a pensar que tinha arranjado uma extensão em que a única diferença para as da loja chinesa da minha rua seria ser mais cara…

O que me safou, foi ter tido nas mãos um Asus Zenfone 2 com 4gb de RAM! Um canhão…

Com este telemóvel lembrei-me de instalar a versão 1.41.11, a mais recente na altura, e ao executar…BAM, funcionou na perfeição. Contudo, na página de registo, havia a opção para registar com conta de email. Feito isso, o resto foi fácil. Encontrei fácilmente a minha extensão COCO na rede e defini as horas para desligar e voltar a ligar a energia.

No meu caso, a extensão foi colocada na sala, com a televisão e box do operador – isto porque cá em casa todos os dias alguém adormece na sala a ver televisão.

Defini que a extensão devia cortar a energia à meia noite (00:00). Contudo não me apercebi até ao dia seguinte de que precisava de definir uma hora para se ligar, visto ela cortar completamente a energia e não desligar apenas os aparelhos, então criei quatro registos como podem ver na imagem.

 

À meia noite, durante um minuto, desliga-se, caso afinal não se esteja a dormir. Depois, à 1h da manhã desliga-se durante seis horas, aproveitando assim para sempre ter alguma poupança de energia, já que a box fica sempre ligada. Depois, às 7h da manhã, volta a ligar, ficando tudo pronto para ver os episódios matinais de Dragon Ball!

coco

Uma nota ainda para a qualidade e para o nível de proteções que a marca promete, com resistência a calor/chamas em caso de incêndio por exemplo, proteção das tomadas pensada nas crianças e proteção de corrente forçando a extensão a desligar-se em caso de algum pico na mesma.

Conclusão

No geral fiquei bastante satisfeito com a extensão, como podem ver pela review. Apesar do contratempo com a conversa das versões da aplicação Homemate – que, com a troca entre telemóveis, me parece que se deveu à capacidade de RAM – não houve qualquer outro problema e a mesma serviu a sua função. Por 20 e poucos euros foi uma boa compra sem dúvida.

Com esta, fiquei com interesse em experimentar outras smart plugs do género, como a S20 Smart Socket.

Podem conhecer os diversos produtos da marca no seu respetivo site – Orvibo.com.

Design
85
Construção
79
Instruções
34
Aplicação
65
Review dos Leitores1 Votes
87
Design
Dimensões e Peso
Instruções apenas em Chinês
66
Nutella Man
    1. Precisamente, visto que a minha TV da sala não é smart nem tem funcionalidade para desligar a X horas, serviu bem o propósito 🙂

  1. ”Tendo comprado pelo site da BangGood, (…), já me lembrava do que era até abrir a caixa.”
    Talvez querias escrever ”já nem me lembrava”. 😛

    Boa análise, interrogo-me o porque do tazo do Geodude…

    Talvez se tivesse esta tomada o transformador da minha Wii U não teria queimado… 🙁

    1. Boas, obrigado pela chamada de atenção, escapou apesar da revisão do artigo x)

      O Geodudo foi para dar alguma graça às fotos, já noutra análise usei um tazo do género :p

      Quanto ao que te aconteceu com a WiiU, pronto eu não consegui testar essa parte a nível de proteções, mas possivelmente uma tomada de proteção contra correntes teria prevenido o problema

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Construção
Instruções
Aplicação
Final Score