Após o sucesso do OnePlus One, a companhia chinesa apresentou recentemente o seu segundo modelo. Este modelo, apelidado de “Flagship Killer“, volta a surpreender a todos com as suas especificações e o seu reduzido preço. É um terminal com características de topo de gama, mas que ao mesmo tempo não está disponível para qualquer pesssoa. Nesta review mostramos-te os diferentes pontos de vistas de The Verge, Dave Lee e de Andro4All. Depois desta review poderás tirar as tuas próprias conclusões e saber se vale a pena esperar para comprar este telemóvel. Comecemos!

O OnePlus Two é um terminal bem construído, pouco pesado e com alguns aspectos que o diferenciam da concorrência. Antes de mais a sua carcaça traseira continua áspera como antes. Como dizem em Andro4all, esta característica pode agradar ou não aos utilizadores, mas quem não gostar tem sempre a possibilidade de comprar outra das carcaças traseiras na loja online da OnePlus. É um telemóvel grande e que podes não conseguir utilizar bem com apenas uma mão, mas mesmo assim, se o fizeres, sentes segurança graças à sua carcaça que diminui a possibilidade que escorregue.

LG G4 vs OnePlus Two vs Zenphone 2

Uma das grandes novidades no seu desenhoBotão slyder encontra-se na parte lateral esquerda, onde encontramos o novo botão “Alert Slider”. Este botão que já existe há muito tempo nos iPhones, permite-nos alterar o modo de som do terminal sem o desbloquear. Desta forma escolhemos se queremos receber alertas por todas as notificações, por apenas as notificações prioritárias, ou por nenhuma.

Na parte frontal encontramos outra grande novidade: o leitor de impressões digitais. Este leitor funciona a 360º, mas não é tão rápido como o do S6 ou o do iPhone 6. Mesmo assim é uma boa novidade que chama a atenção de qualquer um

Incorpora o Android 5.1.1 com uma capa da Oxygen 2.1. Tudo está muito bem integrado no sistema. É um sistema limpo, rápido e intuitivo, sem nenhuma aspecto estranho nos menus. Conta com algumas funcionalidades, como o duplo toque para desbloquear o ecrã, ou a personalização de gestos para poder ativar componentes ou aplicações do terminal.

O ecrã deste telemóvel conta com uma resolução Full HD, o que se traduz numa densidade de pixeis de 401 PPP. A resolução é a mesma que o modelo anterior, mas neste as cores e a luminosidade foram melhoradas. O seu ponto débil é no exterior, onde quase não se consegue ver bem o ecrã, mesmo com a luminosidade ao máximo. O seu ecrã é protegido por Gorilla Glass 4.

Snapdragon 810 + 3GB de memória RAM por 339€!

Uma das coisas que mais chamou a atenção de todos no lançamento do OnePlus One era o seu desempenho. Por 250€ tínhamos um excelente processador e 3GB de RAM. O OnePlus Two continua a surpreender também neste aspecto. Agora temos o o Snapdragon 810 2ª versão acompanhado com 3/4 GB de RAM LPDDR4. Isto significa que não teremos nenhum problema em abrir qualquer aplicação que exista. Contudo, o único problema que pode existir é no aquecimento do dispositivo. Neste aspecto temos duas opiniões: Andro4all refere que o terminal aquece um pouco, o que pode ser incómodo para algumas pessoas. Contudo, Dave Lee refere que o aquecimento é o mesmo que nos outros terminais. Aqui na NewEsc acreditamos que outra variável a ter em conta é o ambiente externo, e que este processador é a segunda versão do 810, o qual não devia ter problemas de aquecimento como a primeira versão.

USB Type C é outra novidade. Este novo standard USBUSB Type C ainda não se encontra muito implementado nos terminais móveis, mas é possível que dentro de um ano seja mais comum. A aposta da OnePlus neste tipo de USB tem os seus pontos positivos e negativos. Os ponto positivos são que temos um telemóvel atualizado com o tempo e que o cabo é reversível. Contudo, os pontos negativos são que pode ser um pouco complicado comprar este tipo de cabos, já que não se encontram à venda em todas as lojas e que esta tecnologia pode ter aumentado o custo do smartphone.

Ainda no desempenho, este telemóvel conta com boas colunas, que emitem um som limpo e muito alto. Preferimos as colunas na parte frontal, como no caso dos Motorolas ou dos HTC, mas neste caso não está mal. Ainda neste departamento, temos de referir a incorporação do software “Max Audio”, que permite modificar os parâmetros de áudio tendo em conta o que estivermos a fazer: jogar, ouvir música, ver filmes, etc.

Quem utiliza o telemóvel intensivamente, estará interessado em saber como se comporta a bateria deste terminal. Mesmo com uma grande utilização deste smartphone, é quase certo que a bateria vai aguentar um dia inteiro. Contudo, não contamos com algumas das tecnologias que existem nos topos de gama, como é o caso de Fast Charging ou Wireless Charging. Além disso, demora 3 horas em carregar totalmente a bateria.

Vejamos aqui algumas imagens do uso da bateria do Dave Lee:

Bateria OnePlus Two

Uma câmara que precisa de melhorar alguns detalhes

E para os que gostam de tirar fotografias temos boas noticias: este terminal melhorou a qualidade da sua câmara. Conta com um sensor de 13 Mpx, um sensor de estabilização, dual flash-LED e permite gravar em 4K. Todos estão de acordo que nas fotografias com muita luz é um terminal surpreendente, mas no caso de pouca luz as opiniões variam (The Verge e Dave Lee não gostam do desempenho em ambientes de pouca luz, enquanto que Andro4All se surpreende com os resultados). Ainda necessita muitas melhorias de software neste sentido, e esperamos que com as próximas atualizações o OnePlus Two consiga demonstrar todo o seu potencial neste campo.

Vale a pena a espera?

O OnePlus Two é de facto um smartphone que vale o seu preço. Contudo faltam-lhe algumas coisas que um flagship tem, como é o caso do Wireless Charging, Fast charging, NFC, Radio FM, expansão da memória através de cartões SD… Mas tirando estes pormenores é um smartphone excelente, e que sem dúvida alguma agradará a maioria dos utilizadores Android. Se o quiseres comprar vê os passos que se encontram na página web oficial da OnePlus.

Se gostaste desta review não te esqueças de partilhá-la nas tuas redes sociais, e se tens alguma questão não hesites em deixá-la nos comentários.

Review OnePlus Two : The Flagship Killer?
Excelente desempenhoBoa bateriaPersonalização da carcaça traseiraUSB Tipo C e leitor de impressões digitais
Não tem NFC, Wireless Charging ou Fast ChargingSistema de convites
82%Overall Score
Ecrã79%
Som83%
Câmara73%
Software85%
Design e conforto82%
Desempenho92%
Reader Rating 2 Votes
98%
No more articles