Review a Noctua NH-U9DX i4

A Noctua é uma das maiores marcas no mundo do cooling a ar, tendo como imagem de marca as suas fans únicas no que diz respeito à temática, apresentando um esquema de bege e cor de tijolo e também, mais recentes, a linha redux em tons de cinzento já. Uma linha com a qualidade Noctua a um preço mais reduzido. Contudo também trazem para o mercado excelentes soluções para refrescar os nossos processadores, desde os pequeninos NH-L9i/a aos gigantes NH-D14 e NH-D15.

O Noctua NH-U9DX i4 é um desses coolers, pequenino e robusto, com as suas duas fans de 92mm, promete melhorar as vossas temperaturas lá do alto dos seus 125mm de altura. Incluindo em plataformas 2011-v3, e sistemas ITX!

A ASRock tem a única motherboard X99 compatível
com sistemas ITX, a ASRock X99e-itx/ac, que tem um pormenor importante quando pensamos em cooling, o sistema de montagem é Narrow-ILM, tipicamente usado nas plataformas de servidores.

xeon_ilm_support_dx_i4

Foi neste ambiente que o testámos, juntando-o portanto a uma Asrock X99e-itx/ac e um i7 5820k.

Cooler – Overview e Montagem

O NH-U9DX i4 tem 125mm de altura, contudo, ainda que a marca anuncie que não impede a posição das memórias RAM, é bom tirarem as medidas primeiro, uma vez que na nossa motherboard, por ter um design diferente, impede o primeiro slot das memórias.

O cooler traz como acessórios:

  • 2x ventoinhas NF-B9 PWM (92mm)
  • 2x Adaptadores Baixo Ruído (L.N.A.)
  • 1x Noctua cabo-Y
  • 1x Pasta térmica NT-H1
  • Kit de montagem SecuFirm2™

As NF-B9 PWM são duas ventoinhas de qualidade premium de 92mm bastante boas e que não devem comprometer o silêncio do sistema em velocidades médias, claro que aumentando, será de esperar algum ruído, que pode nem sempre ser abafado pela vossa caixa.

Características globais do cooler
  • Compatibilidade: Intel LGA2011-0 & LGA2011-3 (Square ILM & Narrow ILM), LGA1356, LGA1366 (with Xeon backplate)
  • Dimensões s/ fan: 125mm ; 95 ; 71mm (altura ; largura ; profundidade)
  • Peso s/fan: 460g
  • Dimensões c/ fan: 125mm ; 95 ; 95/120mm* (altura ; largura ; profundidade)
  • Peso c/ fan: 550 / 640g*
  • Material: Cobre (base e tubos de dissipação), alumínio (alhetas de arrefecimento), juntas soldadas e revestimento de níquel
  • Compatibilidade com fans: 95mm x 95mm x 25mm
  • Garantia: 6 anos

Para montar o cooler nesta motherboard, foi preciso trocar duas peças para que o mesmo fosse compatível com Narrow-ILM, feito isso, a montagem foi bastante fácil.

As fans devem ser colocadas só após garantirem que o heatsink está seguro na motherboard, tendo atenção para que as mesmas fiquem voltadas para a mesma direcção, o ideal à partida é que puxem o ar da frente para a parte de trás da caixa.

Sistema de Teste

Ora este cooler foi testado num sistema com as seguintes características:

  • ASRock X99e-itx/ac
  • i7 5820-k
  • 2x 8Gb Gskill Aegis 2800mhz DDR4
  • Asus ROG RX470 OC 4Gb
  • Crucial MX200 500GB M.2
  • EVGA Hadrom Air (500w Gold)

Testes e Resultados

Ora, após montagem do cooler, ligámos o sistema e tudo fino, não se ouvia qualquer barulho da parte das fans, ainda assim entrámos na BIOS para verificar o perfil que estava definido. Assim, os testes no sistema foram feitos com o perfil das fans, na BIOS, em modo ‘STANDARD’.

Para monitorização das temperaturas e RPM foi usado o software HWMonitor, enquanto que para testar o processador bem como a ação do cooler, foram usados o WPrime e o Aida64.

Ambos os softwares testam a performance do processador a um nível de multi-thread, garantindo que todas as fibras do CPU são postas a suar. Tanto o WPrime e o Aida64 foram postos a correr por 15 minutos, durante os quais se monitorizou a temperatura, com atenção aos valores máximos.

Neste caso, o WPrime foi definido para trabalhar com 12 threads, o número de threads deste processador, enquanto que o Aida64 foi configurado para testar o CPU, FPU, a cache e a memória de sistema. É de esperar que o Aida64 gere mais calor, principalmente por correr FPU, representando assim momentos de carga extrema no processador.

[table id=64 /]

Como podemos verificar na tabela, o cooler faz bem o seu trabalho atendendo que se trata de um CPU com um TDP de 140w. Seguramente que num CPU da série Skylake, como um i7 6700k ou um i5 6600k, ambos com TDP de 91w, teremos temperaturas ainda melhores.

Aproveitamos ainda para tirar algumas medições em relação às RPM das fans, tirando uma do cooler para analisar à parte, ligada sozinha a um header na motherboard, por forma a perceber em que valores de RPM se torna realmente ruidosa ao ponto de incomodar.

[table id=66 /]

Conclusão

O cooler é uma excelente solução para qualquer sistema que esteja algo limitado na altura dado ter apenas 125mm, e com excelente poder de dissipação com as suas duas fans.

Pensando também no caso desta motherboard X99 usada com Narrow-ILM, é uma boa solução para substituir o cooler que a mesma traz de origem (o Dynatron R24), que é bastante ruidoso quando sobe acima de valores médios de velocidade, que com uma fan de 60mm chega às 7.000/7.500 RPM!

O cooler NH-U9DX i4 pode ser adquirido por valores próximos de 60€ como na Amazon DE, podendo parecer um valor elevado, não nos podemos esquecer que pagamos pela qualidade e tecnologia Noctua, traz duas fans premium consigo, tem uma altura razoavelmente baixa para sistemas mais compactos e conta com um sistema de montagem Narrow-ILM, com tudo isto em mente, passa a ser um valor bastante justo.

Review dos Leitores4 Votes87
90
Nutella Man

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Final Score