neon white pc jogo steam cover

Review Neon White – Do Inferno ao Céu a toda a velocidade

Neon White é daquele tipo de jogos em primeira pessoa que gosto imenso. Não é um simples shooter, possui várias mecânicas que o tornam diferenciado de outros jogos do mesmo estilo seja pela componente de puzzles, história ou velocidade.

A sensação que tive ao jogar Neon White foi a mesma que tive ao jogar Super Hot, Ghostrunner ou A Story About my Uncle. É um shooter que tenta oferecer mais do que inimigos para acertar com armas, possui um propósito e a jogabilidade foi adequada a esse propósito. Mesmo sem dizer mais nada, é um jogo que recomendo caso gostem de shooters de alta velocidade, que vos façam sentir quase como speedrunners.

Visual novel em forma de shooter

Algo que diferencia Neon White de outros shooters, é a forma como a história é contada. As cinemáticas são raras e normalmente as interações entre os personagens é feita ao estilo visual novel, em que aparecem os desenhos no ecrã com texto por baixo. A maior parte dos diálogos é narrada pelos atores e a única queixa que tenho desta componente é o facto de não existir “auto-continue” ou seja, têm sempre de clicar para passar à fala seguinte, algo que se torna aborrecido nas conversas mais longas.

White é um assassino que morreu e foi parar ao inferno. Após ser “repescado” pelos Believers, uma entidade divina que controla o paraíso, White recebe uma máscara e é transformado num Neon. O seu objetivo é competir contra outros Neons durante 10 dias, para ver quem consegue eliminar mais demónios nesse tempo, para receber o prémio de mudar permanentemente do Inferno para o Paraíso.

neon white dating sim elements

No entanto, White não é o único Neon e tem de competir com outros Neons, nomeadamente Red, Violet, Yellow e Green, o atual campeão. Existe uma ligação entre todos que é explicada ao longo da história e cada personagem possui uma personalidade bastante interessante.

Yellow é o despreocupado do grupo, Violet é uma sádica que se faz passar por inocente e Red é a femme fatale do grupo. Ainda existem alguns anjos que servem de ligação entre os Believers e os Neons que possuem excelentes personalidades também.

Ao longo dos níveis, podem encontrar presentes que podem oferecer aos outros Neons e anjos, ao estilo de Dating Sims, que aumenta o Insight que têm para cada um. Quanto maior for o Insight, maior o nível de relação permitindo desbloquear novos diálogos, missões secundárias e até memórias. Estas memórias valem a pena descobrir visto que permitem desbloquear um dos finais do jogo.

Pessoalmente, achei a história bastante interessante, faz o suficiente para vos manter a pensar ao longo de todo o jogo.

Matar demónios a toda a velocidade

O objetivo de cada nível é derrotar todos os demónios e chegar à meta o mais rápido possível. O vosso tempo será recompensado com uma medalha e, quanto mais rápidos forem, mais Insight que serve de experiência vão receber e mais rapidamente sobem de nível. Precisam de estar num certo nível para desbloquear a missão seguinte.

Se forem minimamente decentes em shooters, não é difícil receberem uma medalha de ouro em cada missão apenas seguindo o caminho óbvio.

No entanto, a medalha de Ace que recebem ao bater o melhor tempo possível já requer que tenham passado o nível uma vez, na maioria dos casos.

neon white

Isto porque ao obterem uma medalha de ouro, vão ter Insight suficiente para desbloquear o ícone que vos indica os atalhos no mapa, que podem seguir para receber a medalha de Ace. Ainda podem ver o fantasma do vosso melhor tempo, ao estilo dos jogos de carros e revelar onde se encontram os presentes que podem oferecer aos NPCs.

As vossas armas são cartas que encontram ao longo dos níveis. Cada carta possui duas funcionalidades que estão associadas aos dois botões do rato.

A principal é o modo de disparo. Cada carta possui um ícone da arma cujo método de disparo imitam. Existe uma pistola, uma pistola metralhadora, um lança rockets, shotgun, etc. Possuem um certo número de balas que podem aumentar ao apanhar outra carta igual ou uma que confira munição.

A segunda funcionalidade é a de descartar. Ao descartarem a arma, vão poder usar o seu segundo efeito. Ao princípio isto pode parecer confuso, mas acaba por ser bastante intuitivo e os próprios níveis estão feitos para vos ensinar como cada carta funciona antes de começar a misturá-las e aumentar a complexidade.

Por exemplo, a pistola chama-se Elevate e ao descartá-la, permite que façam um salto extra. A pistola metralhadora chama-se Stomp e ao descartá-la podem cair rapidamente no solo e causar uma onda de choque que destrói tudo à volta. O lança rockets permite que utilizem um gancho para vos projetar contra objetos ou paredes.

Podem ter duas cartas de armas equipadas ao mesmo tempo e podem ainda ter 3 cópias da mesma carta. Os níveis estão desenhados para que possam sempre seguir em frente e usar o número certo de cada carta para chegar ao fim, portanto é fácil perceber quando é que usaram mal uma carta.

É quando começam a procurar os atalhos que a mecânica das cartas se torna verdadeiramente interessante, uma vez que têm de começar a trocá-las e misturá-las rapidamente para conseguirem atravessar a maioria destes atalhos.

Ainda existe uma carta de espada, mas praticamente não tem alcance e raramente precisam de a usar. Esta carta está sempre equipada, mas se gastarem todas as armas e forem obrigados a usá-la, tirando raras exceções, o melhor é mesmo recomeçar o nível visto que fizeram alguma coisa mal.

neon white map

Existem ainda algumas lutas contra um boss, que são interessantes apesar de uma delas ser bastante longa e se cometerem um erro são obrigados a recomeçar do início.

A única coisa que não gostei na jogabilidade, foi a velocidade com que o vosso personagem cai. Parece demasiado “floaty” e é muito lento, fazendo com que muitas vezes percam tempo desnecessário. Não me importava que introduzissem um botão para caír mais rápido.

Gráficos, performance e som

Graficamente, Neon White é um jogo até bastante bom. É imensamente estilizado e em certos aspetos lembra-me os jogos do Suda 51.

A performance é bastante boa, mas também não existem muitas opções gráficas que possam alterar.

A nível de som, a banda sonora é interessante e o voice acting é muito bom, apesar de um bocado “cheesy”. Mas dado o estilo visual novel, acho que se adequa bem.

Conclusões

Neon White é um jogo que me surpreendeu ao longo das 6 horas que demorei a acabar a história. Mas isto é apenas o início visto que ainda tenho de fazer medalhas de Ace na maioria das missões e existe um “level rush” que permite passar todas as missões dos personagens sem interrupções (ain’t nobody got time for that).

Para os amantes do speedrun, este é um jogo ideal para vocês e o facto de existirem leaderboards tornam o jogo altamente competitivo, visto que é daqueles em que um input bem ou mal dado faz toda a diferença e é imensamente divertido tentar otimizar o vosso tempo ao máximo.

Review dos Leitores0 Votes
0
O Melhor
Jogabilidade rápida e fluida
História interessante
Excelente para speedrunners
O Pior
Alguns picos de dificuldade
Ter de clicar para passar cada fala à frente
88

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Ecrã
Performance
Autonomia
Autonomia e alcance
Câmaras
Ecossistema
Qualidade/Preço
Ergonomia
Audio
Micrófono
Personalização
Video
Fotografia
Conectividade
Final Score