Review – My Friend Pedro

Total Bananas

Acção do início ao fim
My Friend Pedro é um shooter com excelentes mecânicas que vos vai fazer puxar pela imaginação. Apesar da história curta, cada nível é único e original.
O bom
Excelente jogabilidade
Níveis originais e divertidos
História bem estruturada e cheia de humor e paródias
Preço convidativo
O mau
Curta duração da campanha
90
Excelente

Dorgas, muitas dorgas é aquilo que melhor descreve My Friend Pedro, o novo jogo da Devolver Digital desenvolvido pela DeadToast Entertainment e lançado para PC e Nintendo Switch.

O jogo é baseado no homónimo para Flash lançado pela AdultSwim em 2014 e consiste num shooter side scroller, no qual têm de fazer uso de gun-fu para despachar os inimigos da forma mais criativa que conseguirem.

Uma história curta que se vai desenvolvendo aos poucos

A história de My Friend Pedro envolve um Jon Doe mascarado que acorda no meio de um beco e descobre Pedro, uma banana senciente que lhe diz que tem uma organização para mandar abaixo.

Esta organização é composta por diversos bosses com temáticas diferentes, sendo que até chegar a eles temos de passar pelos vários capangas.

Para tal, Pedro fornece instruções de como o fazer e com bastante estilo, sendo que as várias mecânicas vão sendo explicadas durante os níveis.

A campanha é relativamente curta, cerca de 4 horas na dificuldade normal, mas os níveis e lutas de bosses são bastante originais e sempre diferentes. Apesar da duração, cada secção vai desenvolvendo um pouco mais da história, culminando numa revelação interessante, se bem que algo cliché com dois finais alternativos.

Cada secção introduz inimigos novos, sendo que cada nível possui uma variação de algum tipo e muitos deles nem sequer envolvem combate, sendo apenas plataformas com armadilhas ou algo do género.

Existem também diversas críticas e paródias a cultura pop, Internet durante a campanha, sendo alguns dos melhores exemplos os Haters que dizem coisas como “git gud” ou “gg” ou “Tryhard” enquanto disparam contra vocês, ou os fanboys disfarçados de cavaleiro ao estilo Monty Python que carregam contra vocês com espadas.

Jogabilidade intensa e repleta de ação

A jogabilidade é bastante interessante, com a possibilidade de utilizarem vários elementos do cenário para eliminar os inimigos de forma original, contribuindo para a vossa pontuação no final do nível.

Podem chutar as cabeças dos inimigos que matam contra outros, atirar um cantil de combustível que explode ao dispararem neles, deixar cair ou rolar em cima de barris de petróleo e atropelar tudo o que está à frente, disparar numa frigideira que faz ricochete e acerta nos vossos inimigos, etc.

Também podem apontar em mais que um inimigo de cada vez e colocar em câmara lenta, criando autênticos bailados de morte enquanto giram e saltam por cima dos desgraçados que estão prestes a despedaçar.

As armas são bastante divertidas de usar, em especial a shotgun e a sniper que juntamente com a câmara lenta permitem destruir os inimigos rapidamente.

No fim de cada nível o jogo gera um GIF com o vosso melhor momento, que podem guardar ou se tiverem o Highlights da Nvidia ligado, podem conferir os vários clips que foram gravados.

Gráficos, performance e som

Graficamente, My Friend Pedro é competente, possui um estilo próprio e apesar de não ser algo extraordinário, possui efeitos visuais suficientes para vos deixar agarrados.

A nível de performance, o jogo corre a 60 FPS sem qualquer problema, apesar de o movimento do personagem ser relativamente lento e poder dar a entender que corre em câmara lenta, mas mesmo durante as explosões, o frame rate mantém-se estável.

A nível de banda sonora é bastante boa, capaz de refletir o estilo explosivo do jogo e dá a sensação de frenesim constante.

Conclusões

My Friend Pedro é o meu Super Hot deste ano, ou seja, um jogo de ação independente que eu sabia que ia ser bom quando o vi a primeira vez, foi bom enquanto o joguei e fiquei agradado quando o acabei.

Apesar da campanha ser curta, podem repeti-la para tentar chegar a Rank S em todos os níveis e treinar a vossa técnica, descobrindo novas formas de destruir os inimigos.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Final Score

one × one =