Review Moto G 3 gen (2015)

Depois do sucesso nas vendas dos Moto E e Moto G na gama média, a motorola apresenta agora a 3ª geração do modelo mais popular, o Moto G! E por este preço é mesmo um excelente telefone e é difícil encontrar um melhor!

Em termos de dimensões é ligeiramente maior que o de 2ª geração, que analisámos recentemente, mas este é mais fácil de segurar graças ao material mais aderente atrás. E os botões de lado, estão igualmente muito bem posicionados.

E a crítica que fiz ao Vodafone Smart Prime 6, faço também a este Motorola que é um pouco pesado, tendo em conta que tem um ecrã de 5 polegadas, tal como o Huawei P8 Lite, que é consideravelmente mais leve. No entanto este Motorola é resistente à água, até 1 metro de profundidade e durante não mais do que 30 minutos.

E agora é também resistente à água!

A resolução do ecrã é de alta definição e embora não seja Full HD, como alguns telefones deste preço, este Moto G mantém as cores vivas do modelo anterior, tornando-o muito bom para consumo multimédia. E o toque no ecrã é super suave.

A câmara frontal é agora de 5 MP, e está muito melhor, e a de trás também foi substituída por uma de 13 MP, o que é fantástico, já que este era um dos pontos menos positivos do anterior Moto G. E em termos de qualidade e detalhe está ao nível dos outros telefones desta gama, embora as imagens tenham tendência a ficar um pouco amareladas, comparando por exemplo com o Alcatel OneTouch Idol 3. E uma pequena nota sobre a aplicação da câmara: na maioria dos telefones, tocamos no ponto que queremos focar, mas nos Motorola, ao tocarmos, supostamente foca e tira imediatamente uma fotografia, mas infelizmente não foca tão bem e o ajuste de luminosidade também não é perfeito e aqui podemos ver a diferença ao optarmos pela aplicação da câmara da Google, que permite clicar para focar e só depois tirar uma fotografia.

Quanto ao som, continua a vir da frente, mas enquanto que antes eram 2 altifalantes, agora é apenas 1, o que não cria um ambiente tão envolvente ao ver um vídeo ou a jogar um jogo, no entanto continua a ser melhor que muitos telefones deste preço.

Passando ao interior corre o Android 5.1 Lollipop, o mais recente, e além da Motorola se esforçar por lançar as atualizações pouco tempo depois delas ficarem disponíveis, este Moto tem também a vantagem de ser muito fluido, com transições suaves, até porque tem poucos extras. Apenas algumas funcionalidades, como o rodar o pulso para abrir a câmara ou abanar o telefone para ligar o flash, que serve de lanterna. Pequenos detalhes, mas muito convenientes, como se pode ver no vídeo. E claro tem também a ajuda da Motorola com várias dicas para quem não está familiarizado com o Android, e a migração para ajudar a passar os dados do nosso anterior telefone para este.

Moto_G_2015_3 -gif

Quanto ao desempenho está ao nível dos telefones deste preço e corre qualquer jogo sem problemas, embora naturalmente não tenha tanta definição quanto os topo de gama, como o Samsung Galaxy S6, mas não deixa de ser agradável.

A bateria também está melhor e no teste aguentou 12h de WiFi, 7h30 de ecrã e 45m de GPS, o que é suficiente para um dia de utilização intensiva, ou até mesmo para 2 dias de utilização mais simples – o que é praticamente o dobro da geração anterior!

Este Motorola suporta a Internet móvel 4G e tem uma entrada para cartões de memória para expandir os 8 GB de armazenamento. O preço é de cerca 180€ na Amazon ES.

Moto G3

Em conclusão, este Moto G é um telefone muito equilibrado, que é verdade, o som passou de excelente a muito bom, mas agora tem melhor câmara, mais bateria e é mais rápido, além de que é resistente à água. Por isso no geral a 3ª geração está melhor que o anterior e vale a pena a diferença de preço. E dentro desta gama é uma escolha acertada e é um dos melhores telefones que podemos comprar, que aliás, sendo Motorola tem a vantagem de ter as atualizações do Android, distinguindo-o de todos os outros telefones.

Mas claro, não é perfeito, e com este tamanho de ecrã há telefones mais finos e mais leves.

E para vocês, qual é a principal vantagem deste Moto G, e o que é que gostam menos? Partilhem connosco as vossas opiniões nos comentários!

Ecrã
90
Som
95
Câmara
85
Software
95
Design e conforto
95
Desempenho
90
Review dos Leitores2 Votes
52
Experiência pura do Android e atualizações garantidas
Ecrã e som ótimos para consumo multimédia
Um pouco pesado
92
  1. Boa tarde Tiago, obrigada pelo review. Muito preciso e explicativa. Só faltou um pormenor, esta nova geração também é Dual Sim? Parece-me que em Portugal está apenas disponível a versão com 1 cartão mas no estrangeiro penso que há Dual.
    Haverá previsão de saída em Portugal?

    Obrigada e continua com o bom trabalho!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ecrã
Som
Câmara
Software
Design e conforto
Desempenho
Final Score