Logitech G502 Wallpaper

Logitech G502 LightSpeed, Review em Português

Um rato obrigatório para quem procura o melhor
O Logitech G502 Lightspeed é um rato a ter em mente. Seu sensor HERO de 16.000 dpi, 11 botões personalizáveis, duração da bateria e conforto o tornam um dos melhores ratos que podem encontrar em qualquer lugar. O seu preço é um pouco alto, mas pagamos pela diferença na qualidade.
Design
80
Ergonomia
92
Performance
95
Autonomia e alcance
100
Personalização
95
Qualidade/Preço
80
O Melhor
Interruptores Omron e grande sensor
Bom agarre
Peso personalizável
Iluminação RGB discreta
Boa duração da bateria com carga inalámbrica
Memória integrada para 5 perfis
O Pior
Preço elevado
Roda de Scroll não será do agrado de todos
90
Excelente

No dia 14 de Março de 2014, a Logitech lançou o Logitech G502, fazendo parte da família Gamer G. Este rato tornou-se um sucesso devido às suas características, 11 botões personalizáveis, controlo de peso total e iluminação RGB discreta. Um rato ergonómico para destros que queriam o melhor para jogar.

Mais periféricos se juntaram a esta família e no final do ano passado, vimos como a marca lançava uma actualização do seu clássico G502, o Logitech G502 LightSpeed.

Design

O rato chega numa caixa de papelão na qual encontraremos alguns acessórios: o manual de instruções, uma pequena caixa de plástico (que inclui 4 x 2g de peso, 2 x 4g de peso), um adaptador microUSB para USB, o receptor sem fio e o cabo microUSB de malha de 1,8m de comprimento.

Logitech G502 accesorios
Acessórios incluídos com o G502 LightSpeed

Está claro que dentro também veremos o clone do Logitech G502 original. Tem um tamanho de 132mm de comprimento, 75mm de largura e 40mm de altura. O seu peso é de 114 gramas, 7 gramas menos que o G502 original.

Logitech G502 diseño
Vista lateral direita. O seu scroll metálico é de borracha para maior precisão.

É construído num plástico duro de boa qualidade. Possui juntas de borracha com padrões triangulares em ambos os lados, melhorando assim a sua ergonomia. É confortável e bastante natural nos agarres de garra e palmar. Seus acabamentos são em preto mate e brilhante, tornando-o muito mais perceptível à medida que a luz brilha sobre ele.

Temos o pequeno logo da Logitech no topo e três ranhuras nas proximidades com iluminação RGB configurável através do software AORUS.

Logitech G502 botones 1
O layout dos 11 botões é o mesmo que o original G502

A roda de scroll é de borracha e ondulada. Funciona como um botão triplo e permite-nos liberdade de movimento. Atrás do scroll podemos ver 2 botões: um para bloquear ou desbloquear o scroll e o botão G9, que nos permite saber o nível de carga do dispositivo com um único toque. Ao lado do botão esquerdo principal, encontramos os botões G8 e G7 para o controle do DPI.

Logitech G502 lateral
Vista lateral do G502 LightSpeed com o seu layout original clássico.

No lado esquerdo do rato, que é quase totalmente feito de borracha preta, temos um pequeno apoio para o polegar e os clássicos botões de navegação

Localizado em uma posição estratégica, temos o botão de snipping, perfeitamente acessível para ser pressionado com a ponta do polegar. Este botão permite reduzir para 400 dpi o movimento do rato, obtendo assim mais precisão em alguns momentos pontuais.

Logitech G502 lateralfrontal

Na frente do rato vemos a porta microUSB para conectá-lo ao nosso computador e permitir que carregue enquanto jogamos. É claro que também temos a opção de carregá-lo sem fios através do Powerplay.

A parte inferior do rato mantém o mesmo padrão triangular que os suportes laterais de borracha. Aqui estão 5 surfers de borracha estrategicamente colocados e uma serigrafia em azul Logitech com o nome do modelo. Também verão um interruptor de duas cores para ligar e desligar o rato. Ainda aqui, vemos uma peça magnética circular que podemos remover para armazenar o receptor sem fios.

Logitech G502 Inferior
Parte inferior do mouse com as tampas removidas mostrando o buraco para os pesos e receptor.

Se pressionarmos suavemente o apoio do polegar, removeremos também a tampa inferior do rato que também está magnetizada. Isto permite-nos colocar os pesos de metal para personalizar o peso do rato ao nosso gosto.

Desempenho

O Logitech G502 LightSpeed apresenta os interruptores principais Omron D2FC-F-K que não são soldados à placa de circuito impresso, pelo que são intercambiáveis se se partirem. Estes interruptores são fabricados no Japão e prometem durar mais tempo e ter uma melhor sensação do que os interruptores Omron chineses.

O sensor é um HERO 16K que nos dá uma sensibilidade máxima de 16.000 DPI configurável. Sua aceleração é de 40g e 400 ips com uma taxa máxima de sondagem de 1000hz. Seu tempo de reação e latência são nulos tanto por cabo como no modo sem fio, sendo a distância de recepção muito boa.


O som dos interruptores Omron é uma delícia, mas tal como no G502 original, o pergaminho é um pouco barulhento.

A bateria que incorpora, que segundo as especificações oficiais, dura cerca de 48 horas de uso contínuo se tivermos a iluminação ligada e cerca de 60 horas se a tivermos desligada. O Hero 16K consome até 10 vezes menos que dispositivos similares, permitindo que o dispositivo dure mais tempo com a mesma bateria.

Se combinarmos a sua duração, com o facto de podermos carregar este rato por completo em apenas 1 hora por USB, podemos compreender porque é que não nos deixará encalhados. Se não quiserem usar cabos, o Logitech G502 LightSpeed suporta a tecnologia PowerPlay da marca, que lhe permitirá carregá-lo sem fios se usar um dos seus tapetes.

Firmware

A Logitech oferece o seu software Logitech G Hub, que é necessário para o configurar correctamente. Com ele podem administrar a sua iluminação, criar até 5 perfis incorporados, definir seus DPI para 5 posições diferentes, definir sua taxa de sondagem e ajustar seus 11 botões programáveis.

Logitech G Hub, já conhecido por muitos.

Uma vez tudo configurado podemos desinstalá-lo, já que os perfis são guardados na memória interna, e para verificar o nível da bateria podemos fazê-lo a partir do mesmo rato pressionando o botão G9.

Veredicto final e alternativas

Pouco podemos dizer sobre este rato: melhora em relação ao seu predecessor ao adicionar uma roda de borracha no centro, reduzindo o peso e adicionando uma bateria. Depois de incontáveis horas em jogos como Metro Exodus e Destiny 2, portou-se bem e o botão de snipping responde lindamente a 400dpi.

A bateria neste caso, não a consegui gastar por completo. Em teoria, tem uma durabilidade mínima de 48 horas e fiquei a 27% quando já tinha ultrapassado as 53 horas de uso com a iluminação em modo de respiração, por isso, neste momento, é superior ao que a Logitech indicou. Claro, isso porque quando o rato detecta que não o estamos a utilizar por 10 minutos, desliga a iluminação apenas para economizar energia da bateria.

O único grande senão é o preço. Oficialmente são 155 euros, embora possam encontrá-lo por 125 euros. Pelo que, se for um preço bastante elevado, há outras opções mais baratas, como o Corsair Dark Core RGB SE ou mesmo a Corsair Ironclaw.

É bom? Sim. E na verdade, se gostaram do G502, vão adorar o G502 LightSpeed porque é um dos melhores ratos do mercado.

Sello Recomendado NewEsc
Editor Chefe

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Design
Ergonomia
Performance
Autonomia e alcance
Personalização
Qualidade/Preço
Final Score