A LG enviou-nos uma das novas TV LED Super UHD (55K8100) e a nova sound bar (SK10Y) para que as pudéssemos testar e comprovar a qualidade de imagem e som destes novos dispositivos.

Após vários dias com ambos a trabalhar em sintonia, posso dizer que é praticamente o mesmo que ter um cinema em casa. Tanto a TV como a sound bar apresentam qualidades excecionais para apreciar conteúdos multimédia da forma mais imersiva possível. Então vejamos.

LG 55K8100 Super UHD

A LG 55K8100 é uma TV LED 4K de 55 polegadas que faz uso da mais recente tecnologia da LG o Nano Cell Display que oferece uma qualidade excelente à imagem e, apesar de não achar tão boa como aquela que vemos nas TV OLED, as cores aqui são menos saturadas dando um aspeto mais natural aos conteúdos.

Também vem com o standard HDR10 que permite desfrutar de conteúdos HDR da melhor forma possível, assim com imensas opções de personalização da imagem, caso queiram adaptar o painel a certos conteúdos ou simplesmente não vos agrade nenhum dos perfis pré-definidos.

A nível de som, a LG 55K8100 vem com dois altifalantes de 10W cada, com suporte a Dolby Atmos e DTS. A qualidade de som é muito boa e limpa, também com imensos perfis para vários tipos de conteúdos que podemos alterar a nosso gosto. O espalhamento do som e posicionamento 3D é bastante realista, considerando que apenas existem dois altifalantes em stereo, com um baixo poderoso o suficiente para dar profundidade ao som.

Incluído vem o WebOS 4 que, na minha opinião, é dos melhores sistemas operativos disponíveis para Smart TV. É extremamente fácil de mexer e navegar pelos menus, as opções disponíveis são bastante intuitivas e a interface gráfica é limpa e interativa.

Em termos de aplicações, podem encontrar atalhos no comando para Netflix ou Amazon, ainda podem aceder pelo menu ao Youtube, Rakuten TV, Amazon Prime Video, para não falar de uma loja de conteúdos com dezenas de aplicações multimédia.

No comando podem ainda utilizar comandos de voz para fazer pesquisas com o assistente da TV. Também vem incluída a IA ThinQ da LG mas apenas conseguem fazer uso dela se tiverem outros produtos ThinQ, capazes de sincronizar com a TV. Se esta IA tem algum papel sem outros dispositivos, eu não notei.

LG SK10Y

A LG SK10Y é uma sound bar monstruosa, com um poder de som capaz de vos tremer a casa toda. É uma sound bar de grandes dimensões, com 1.44 metros de comprimento, 7.5 kg e 550W de potência. O objetivo desta sound bar é estar assente por baixo da vossa TV, para permitir um espalhamento central do som. Também vem um subwoofer incrivelmente poderoso, capaz de dar uma grande profundidade ao som.

A primeira vantagem deste sistema, é o facto de apenas precisarem de 2 cabos, no mínimo, para o utilizarem. Isto deve-se ao facto de, tanto a barra como o subwoofer, se poderem ligar sem fios à TV. Nesse caso, os cabos necessários são apenas os de alimentação.

Caso prefiram ter um som mais consistente e com melhor resposta, podem ligar através de cabo ótico ou HDMI ARC, assim como com um cabo de 3.5 mm. A barra também suporta som de alta fidelidade através de Dolby Atmos e podem fazer uso das funcionalidades Chromecast incluídas internamente.

Em termos de qualidade sonora, esta sound bar é um monstro. A profundidade e detalhes que podem ouvir é algo que não conseguem com uma TV. Em certos conteúdos, ouvi sons que nem sabia que existiam, visto estar habituado a utilizar os altifalantes do meu monitor.

Apesar de existirem diversos perfis de som pré-definidos, tive de fazer algumas alterações visto que a maioria ou era muito aguda ou muito grave. A posição em que o som sai da coluna também é diferente dependendo do perfil, mas após brincar um pouco com as opções, consegui chegar a um ponto satisfatório.

Conclusões

Tanto a TV como a Sound Bar possuem excelentes argumentos no que toca à qualidade de som e imagem. A TV é algo que facilmente recomendo, visto que o seu preço ronda os 900€, algo que não é mau para uma TV high-end com as características que vêm incluídas, e não fica muito atrás das TV OLED que custam várias vezes mais.

Quanto à Sound Bar é algo que considero mais como sendo para um nicho de mercado. Claro que ter uma coluna tão poderosa como esta vai dar um novo nível aos conteúdos, mas é uma coluna que pode rondar os 800€ em certas lojas nacionais, o que não é nada barato para um produto deste tipo. Acho que para justificar este preço, deviam ser incluídos pelo menos dois satélites, que permitiriam colocar atrás oferecendo o efeito 360º completo do Dolby Atmos.

Ainda assim, é um sistema de sonho para os amantes do cinema em casa e dificilmente ficarão mal servidos com um equipamento destes.