Review Huawei Watch em português

Review Huawei Watch em português

Este é o relógio inteligente da Huawei, e é provavelmente o melhor que já testei deste segmento.

Exteriormente é leve, robusto e de metal, e é talvez o relógio inteligente que mais se parece com um relógio tradicional, de todos os que já vimos aqui. Além de ser resistente ao pó e à chuva, é também o primeiro em Portugal com vidro de safira que é mais resistente que o Gorilla Glass, como vimos neste curto vídeo explicativo, e que aliás é o vidro mais usado nos telefones e em vários smartwatches, como o Moto 360.

A pulseira é de metal, mas pode ser facilmente trocada por outra que gostemos mais graças ao sistema de encaixe simples. E isto é especialmente importante porque sendo o relógio um acessório de moda, em vez de termos vários relógios, desta forma precisamos apenas de 1 e podemos pôr outra pulseira que se adeque mais ao nosso outfit de cada ocasião.

O ecrã é perfeitamente redondo, de 1,4 polegadas, AMOLED, com cores fantásticas e parece mesmo um relógio real, e neste aspeto é superior ao Moto 360, que aliás tem um corte em baixo, no ecrã, onde se encontra o sensor de luminosidade que permite ajustar automaticamente o brilho do mostrador, o que não existe neste Huawei e por isso temos de ajustar manualmente antes de sairmos de casa, se estiver muito sol, senão vai ser difícil ver o que está no ecrã.

E por dentro tem Android Wear, o que significa que podemos usar o mostrador que quisermos, dos vários disponibilizados pela Huawei, e podemos sempre ir à loja da Google, onde há centenas mais!

E isto é possível porque está conectado ao telefone, via Bluetooth e é daí que vai buscar todas as informações. E desta forma serve de central de notificações do telemóvel e podemos interagir com elas, como por exemplo atender ou rejeitar uma chamada, ou enviar uma mensagem pré-definida quando rejeitamos. Ou se recebermos uma mensagem podemos ler todo o registo da conversa e responder com textos padrão, ou ditar a resposta para o relógio escrever, já que tem um microfone de lado mas infelizmente não é perfeito a reconhecer o que dizemos. E também com a voz, a partir do ecrã das horas podemos iniciar aplicações com a voz, ou fazer pesquisas no Google e tudo isto está explicado neste vídeo análise, se quiserem saber mais. E importa referir que a experiência de utilização é muito agradável aqui com transições fluidas graças aos componentes de topo!

Por baixo tem um leitor de pulsações cardíacas e conjuntamente com o sensor de movimento, faz um resumo da atividade diária, mas não é o ideal para correr uma vez que não tem GPS, que é essencial para calcular exatamente a distância percorrida.

Relativamente à bateria, aguentou 2 dias de utilização, com o ecrã sempre ligado e fica assim ao nível do LG G Watch R. Mas se não quisermos ter sempre o mostrador ligado, a bateria chega facilmente aos 4 dias de uso. E para carregar, basta pôr na base que tem um imane.

Vale a pena comprar o Huawei Watch?

Em resumo, este primeiro relógio da Huawei situa-se num preço um pouco da concorrência, 400€, no entanto é um relógio que não compromete em nenhum aspeto e é uma aposta segura no global para quem quer um smartwatch para o dia-a-dia, com vidro de Safira e longa bateria. Além disso, permite trocar facilmente de pulseira e de mostrador, o que na prática se traduz em termos um relógio que na verdade são vários relógios diferentes e podemos adaptá-lo a cada ocasião. E sendo ele um acessório de moda, eu diria que este é um dos principais aspetos que pesam na nossa decisão de o comprar.

E a cereja no topo do bolo é que é compatível com Android e iPhone, já que agora o Android Wear funciona com iOS, o que é uma ameaça ao Apple Watch.

E vocês, o que acham deste mundo dos relógios inteligentes? O que é que lhes falta para vingarem no nosso dia-a-dia?

Design100
Resistência e durabilidade95
Software100
Desempenho100
Preço85
Bateria100
Ecrã90
Reader Rating2 Votes48
O Android Wear com melhor bateria do momento
Design clássico e tradicional
Vidro de safira e resistente à chuva
Ecrã com boa resolução e cores
Preço um pouco elevado face à concorrência
Não é completamente resistente à agua, apenas chuva
Não tem sensor de luminosidade
96
Web Video Producer