Review Huawei Watch Fit 3

A Huawei teve a amabilidade de nos providenciar o novo Huawei Watch Fit 3, um smartwatch voltado para desporto que possui imensas funcionalidades desportivas para atletas de qualquer nível, não esquecendo as restantes funcionalidades que são tão úteis no dia-a-dia de qualquer utilizador de smartwatch.

oppo 34
oppo_34

Enquanto utilizador de smartwatches, a minha experiência é algo limitada, tendo atualmente um modesto Amazfit GTS 2 mini que apesar do seu preço reduzido (em promoção) ainda possui bastantes funcionalidades. Também tive algum contacto com outros modelos mais premium como alguns smartwatches da Garmin, que são mais voltados para atletas que precisam de funcionalidades mais exigentes para os seus treinos, mas estamos a falar de dispositivos que podem ir até às largas centenas de euros.

Pelo valor de 159€, o Huawei Watch Fit 3 é um excelente ponto intermédio no que toca ao preço e as funcionalidades que possui.

Excelente duração da bateria e construção

Como qualquer smartwatch, a duração da bateria depende da utilização que lhe dão. Com uso regular, sem medições constantes, o Huawei Watch Fit 3 é capaz de vos durar umas duas semanas sem qualquer necessidade de carregamento.

oppo 34
oppo_34

Foi esse o tempo que tive para testar o relógio e com essencialmente todos os sensores ligados e alguns treinos que fiz, apenas precisei de o carregar uma vez, visto que não vinha com a bateria totalmente carregada, e ainda tinha cerca de 30% de bateria quando o devolvi. Um dos problemas que vejo na maioria dos smartwatches mais premium é mesmo a fraca duração da bateria, que geralmente precisa de ser carregada a cada 2 ou 3 dias.

Sendo um smartwatch primariamente voltado para desporto a sua construção é, como seria de esperar, robusta com um rebordo em metal para maior resistência ao choque e um ecrã com vidro resistente a riscos e bastante sólido.

A qualidade de imagem do ecrã Amoled de 1.82 polegadas é excelente e possui bastante luminosidade para que não tenham qualquer problema em ver o que aparece mesmo quando estão debaixo de luz solar.

A vibração é ajustável e permite que mesmo enquanto fazem exercício possam sentir os alertas e notificações que recebem durante o treino, caso estejam a fazer algo mal (mais sobre isto adiante).

O dispositivo possui dois botões, um maior com uma roda que permite fazer scroll dos menus e um mais pequeno que mal sai do relógio. Normalmente estes botões são incómodos para fazer certos exercícios que envolvam dobrar a mão, pois tocam nesse botão e param o treino ou simplesmente magoam por ficarem espetados na mão, mas o do Huawei Fit 3 apesar de ser bem maior que o do meu Amazfit GTS 2 Mini, não causou tanto incómodo durante os treinos.

oppo 34
oppo_34

O próprio botão de controle do relógio também possui uma vibração quando estão num menu que possa ser ajustado com esse botão e oferece um feedback háptico excelente.

A única coisa que não gostei, foi a bracelete. É feita do mesmo material que o meu Amazfit, feita de silicone mas mais mole, o que a torna mais resistente para desporto mas ao mesmo tempo causa alguma irritação na pele, especialmente se suarem muito durante um longo período.

Também faz com que seja algo desconfortável para dormir com o relógio, caso queiram fazer uso das funcionalidades de monitorização do sono. Mesmo sem estar muito apertado, o relógio deixa imensas marcas na pele que desaparecem ao fim de um bocado mas causa alguma comichão. Infelizmente não consegui perceber se é possível remover a bracelete para trocar por outra de outro material pelo que tenham em atenção se costumam ter problemas com este tipo de material.

O Huawei Watch Fit 3 também vem equipado com um altifalante que podem usar para atender chamadas e para ouvirem as notificações e o estado das várias aplicações que vêm com o relógio, mas para essas desliguei essa opção pois achei que era demasiado intrusivo e o som era bastante alto. Para chamadas não devem ter qualquer problema, pois o altifalante é alto o suficiente para ouvirem com clareza se não existir muito ruído à vossa volta.

O vosso treinador de pulso

Sendo um smartwatch mais voltado para desporto, a Huawei apetrechou o Watch Fit 3 com imensas funcionalidades desportivas sendo a mais interessante, um treinador pessoal capaz de personalizar treinos de acordo com a vossa capacidade como atletas e disponibilidade para treinar.

Fazendo uso de IA, podem definir um plano de treino personalizado que pode ir desde iniciante em corrida até treino para uma maratona. Para criar esse plano apenas têm de fornecer alguns dados como a vossa altura, peso, a distância que correram no último mês e os dias da semana nos quais podem treinar.

huawei watch fit 3 treinos
huawei watch fit 3 treinos 2

Podem definir notificações para serem lembrados da hora do treino e ao terminar cada treino, a aplicação vai criar um relatório com o percurso que efetuaram, os ritmos de corrida, gráficos do vosso ritmo cardíaco ao longo do tempo e outros detalhes interessantes como a vossa cadência média, o stress causado pelo treino e até o tempo de recuperação esperado para que possam voltar a treinar sem limitações.

Existem ainda planos pré-feitos que podem seguir, também com vários graus de dificuldade mas é pena que não possamos criar um plano baseado nestes.

Por exemplo, o plano de corrida para iniciante possui várias rondas que alternam entre corrida e caminhada, durante um espaço de tempo e com um intervalo de ritmo cardíaco que devem tentar manter durante esses períodos.

huawei watch fit 3 treinos 3
huawei watch fit 3 treinos 4

Mas se quiserem criar uma versão personalizada desse treino no qual aumentam o tempo de corrida, tal não é possível e o nível seguinte (intermédio) tem um salto de dificuldade bastante elevado na minha opinião, envolvendo muito mais tempo de corrida seguida que um o nível de iniciante não permite obter sem se ir aumentando o tempo das rondas de corrida.

A vantagem destes planos é também o facto de não precisarem de usar o cronómetro para controlar o tempo e ainda vos avisa se estiverem fora do intervalo de ritmo cardíaco, para que possam ajustar a intensidade, daí ser importante que fosse possível editar os tempos e ritmos cardíacos deste planos.

Também é possível editar as vossas zonas de ritmo, caso já as tenham medido anteriormente, para que possam ajustar ainda melhor o treino às vossas capacidades. Uma funcionalidade bastante útil, é a do metrónomo que tem sido cada vez mais popular para treinar a corrida num ritmo constante sem que precisem de outras aplicações externas.

huawei watch fit 3 metronomo
huawei watch fit 3 tracking

Tirando corrida, existem outros planos de treino para várias modalidades que vão desde o ciclismo a remo e até artes marciais.

Experimentei o plano de Taekwondo num dos meus treinos, mas não existe qualquer medição específica para a modalidade que seja diferente de escolherem, por exemplo, treino livre. Apenas vos vai medir o ritmo cardíaco e calorias gastas.

Algo que também gostei bastante, foi existirem planos de aquecimento e alongamentos, algo fundamental para prevenir lesões e que muitas vezes é praticamente ignorado, mal feito ou feito de forma insuficiente.

O GPS do relógio é bastante preciso e ainda podem ver uma animação de rastreio dinâmico do vosso percurso, com várias estatísticas como a velocidade, onde passaram em cada quilómetro, o vosso ritmo cardíaco e calorias queimadas. Podem ainda guardar estes percursos na vossa lista de rotas, para que possam ver a evolução e comparar valores para cada uma.

Sempre atento ao vosso dia-a-dia

Tirando as funcionalidades de desporto, o Huawei Watch Fit 3 ainda possui imensas opções para monitorizarem o vosso dia-a-dia.

Podem fazer uso dos habituais sensores de pressão arterial, avisos para se levantarem quando estão muito tempo sentados, níveis de stress, monitorização do sono, SpO2, temperatura da pele, entre outros.

huawei watch fit 3 zonas

Existem os chamados Trevos de Saúde com 3 áreas para sono, respiração e exercício. Podem definir objetivos como relaxar, melhorar o sono ou gestão de peso que irão influenciar qual das áreas se devem focar mais num determinado dia, para cumprir esses objetivos.

Também existem os anéis de atividade que podem usar para controlar o vosso gasto calórico, o tempo que estão em pé e o tempo de exercício que podem definir nas opções.

Uma funcionalidade excelente é a possibilidade de registar as vossas refeições fazendo uso de uma ferramenta muito similar ao My Fitness Pal, para que possam ter um melhor controlo do vosso balanço calórico durante o dia, recebendo até recomendações de ajuste quase exista uma grande disparidade entre calorias ganhas pelos alimentos e queimadas pelo exercício.

O relógio também está sempre atento ao que definem para o dia-a-dia e não é incomum receberem notificações regularmente quando estão prestes a falhar algum objetivo. Pode-se tornar um pouco irritante sentir o relógio sempre a vibrar, especialmente quando estão num dia em que não vos apetece treinar ou algum imprevisto impede que cumpram algum dos objetivos mas no fim, o objetivo de criar um plano é segui-lo e por isso não posso ver isto como algo completamente negativo.

É possível enviar músicas para o relógio, algo que normalmente apenas os relógios mais premium permitem, mas infelizmente não testei esta funcionalidade até porque hoje em dia praticamente só se utilizam serviços de streaming, mas podem fazer o download de controladores pelo menos para Spotify, apesar de não ter encontrado para Youtube Music.

huawei watch fit 3 trevos

Ainda é possível personalizarem o ecrã do relógio com várias “watchfaces” disponíveis na loja da Huawei, mas infelizmente a maioria é paga e a quantidade gratuita é bastante limitada. Ainda assim, existe uma boa variedade entre as gratuitas pelo que devem conseguir encontrar algo que vos agrade.

Conclusões

O Huawei Watch Fit 3 é um excelente smartwatch desportivo, com funcionalidades capazes de satisfazer uma gama bastante larga de exigência enquanto atletas, além de possuir outras funcionalidades de acompanhamento do vosso dia-a-dia que lhe oferecem imenso valor.

Apesar e existir algumas limitações, estas não são muito preocupantes e, como é óbvio se forem atletas muito exigentes que precisem de funcionalidades que normalmente os relógios desportivos mais premium conseguem oferecer, não o vão encontrar aqui.

Mas diria que cerca de 90% dos atletas vão conseguir encontrar aqui um excelente valor no que toca a funcionalidades, por um preço bastante mais reduzido do que encontram em marcas especializadas em relógios desportivos como a Garmin.

Your email address will not be published. Required fields are marked *